
Os mais de 400 jovens que participaram do encontraram mostraram muita animação e entusiasmo com as palavras de dom Dino, que desenvolveu o tema do dia, “testemunhas de Cristo no mundo”
“Somos rodeados de testemunhas, santos e santas, e, às vezes, não sabemos”, disse o bispo. Ele lembrou as figuras de dom Helder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, dom Francisco Van Thuan, Beata Irmã Dulce, Chiara Lubich e a jovem Chiara Luce, beatificada no ano passado.
“Dom Helder era voltado para os mais pobres; era um poeta, profeta e sonhador. Sonhava com um sem fome e de paz”, disse. “Dom Luciano era o homem do diálogo e da paz”, disse dom Dino.

Da jovem Chiara Luce, dom Dino recordou sua resignação diante da doença e da morte. “Poucos meses antes de sua morte, o quarto da jovem Luce se tornou lugar de evangelização dos jovens”, sublinhou o bispo. Luce morreu em 1990 aos 18 anos com câncer nos ossos.
Dom Dino provocou os jovens a assumirem compromissos após a Jornada e indicou a leitura do Documento 85 da CNBB, sobre a Evangelização dos jovens. Ele explicou a criação do Setor Juventude nas dioceses, proposta do Documento.
“O Setor Juventude quer valorizar e respeitar todas as expressões juvenis desde as pastorais da juventude até as novas expressões juvenis e as novas comunidades, que surgem com novos carismas”, disse.
O bispo incentivou os jovens a terem participação ativa nas comunidades e lembrou os trabalhos da catequese, liturgia, canto, comunicação, turismo, política e pastorais sociais. “Os jovens devem ser protagonistas dessa nova época missionária. Vocês devem ser apóstolos evangelizadores dos jovens”, exortou.

Segundo dom Francisco, que responsável pela área da juventude da Conferência Episcopal de Moçambique, a Igreja moçambicana valoriza muito a pastoral juvenil. “O futuro de nosso país depende do que damos aos jovens a fim de tomarem responsabilidade sobre todos os setores”, lembrou o bispo.
O bispo de Registro (SP), dom José Luiz Bertanha, ex-presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, também participou da catequese. Ele recordou aos jovens o tema da jornada e animou os jovens a fazerem de Cristo a raiz de suas vidas.
Após a palestra, dom Dino respondeu a perguntas dos jovens, feitas por escrito. Em seguida, presidiu a missa, concelebrada por dom Francisco e dom Bertanha, além de vários padres que, durante a catequese, padres atenderam confissões.
FONTE:
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.