SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

TRIMESTRAL DIOCESANA

Sexta-Feira e Sábado passado estivemos reunidos para a segunda Trimestral Diocesana em Mossoró. Ao longo do ano serão quatro encontros: o Primeiro aconteceu nos dias 25 e 26 de Março; o segundo foi agora nos dias 20 e 21 de Maio; o terceiro encontro acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto e o quarto e último encontro é justamente a Assembléia Diocesana de Pastoral que vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2011.
Nestes encontros diocesanos estãos presentes além do nosso pastor Diocesano Dom Mariano Manzana, todos os padres e representantes leigos de toda a diocese para aprofundarem temas ligados às prioridades diocesanas de Pastoral.
nesta segunda trimestral diocesana de pastoral aprofundamos um tema estudao na assembléia diocesana do ano passado: CATECUMENATO.
Este caminho para o discipulado já está implantado em algumas paróquias de nossa diocese, o dejeso diocesano é que essa experiencia seja implantada em todas as paróquias.
Mais o que é realmente CATECUMENATO?

CATECUMENATO...

É o método proposto pela Igreja, desde seu início, para realizar comunitariamente a Iniciação Cristã de Adultos.
Como a Iniciação Cristã de Adultos é um processo, que se realiza ao longo do tempo, o RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS (RICA) determina que ela se faça no seio da comunidade dos fiéis, que serve de exemplo e estímulo para os candidatos, bem como, se realize em etapas:

• Etapa 1 – O Pré-catecumenato;
• Etapa 2 – O Catecumenato;
• Etapa 3 – O Tempo de Purificação e Iluminação;
• Etapa 4 – Mistagogia.

O candidato, desejoso de encontrar a Deus, acolhe a palavra e entra em um processo de conversão, num itinerário pessoal e em âmbito comunitário. O adulto não amadurece na fé apenas pelo aprendizado de conceitos, mas convivendo dentro de uma comunidade cristã que o acolhe e apóia e da qual ele é membro que dá e recebe.

Quando implantado numa paróquia é um processo contínuo que pode se iniciar a qualquer momento, pois aquele que vem buscar a Deus (simpatizante) deve ser acolhido em qualquer tempo.

O Pré-catecumenato é o tempo da evangelização. Neste tempo, o simpatizante, é acompanhado por um introdutor, que lhe anuncia o Deus vivo, de forma que creia e se converta livremente ao Senhor. O introdutor é o semeador que vai preparar o terreno do candidato para que a semente da fé possa florescer e dar frutos da vida cristã. Ele é um amigo que, partilhando sua própria experiência com o candidato, vai ajudá-lo a caminhar na fé e estabelecer uma relação pessoal com Deus e com a comunidade.

A Passagem desta etapa para o Catecumenato é feita através do “RITO ENTRADA AO CATECUMENATO”. A partir deste momento passam a se chamar catecúmenos ou catequizandos se já forem batizados.

O Catecumenato é o espaço de tempo, em que os candidatos recebem formação (catequese) e exercitam-se praticamente na vida cristã. Esta etapa é conduzida por catequistas que podem inclusive terem atuado como introdutores na etapa anterior.

A Passagem do Catecumenato para a etapa seguinte é feita através do “RITO DE ELEIÇÃO”. A partir de então os candidatos são chamados eleitos.

O Tempo de Purificação e Iluminação é o período em que é intensificada a preparação para a recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

Neste tempo, a intensa preparação espiritual, mais relacionada à vida interior que à catequese, procura purificar os corações e espíritos pelo exame de consciência, e iluminá-los por um conhecimento mais profundo de Cristo, nosso Salvador. Serve-se para isso de vários ritos, sobretudo dos escrutínios.

Os escrutínios, solenemente celebrados aos domingos, têm em vista o duplo fim de descobrir o que houver de imperfeito, fraco e mau no coração dos eleitos, para curá-los, bem como, de consolidar aquilo que houver de bom, forte e santo no mesmo coração.

Esta etapa culmina com os eleitos recebendo os Sacramentos do Batismo, Crisma e/ou da Eucaristia.

A Mistagogia é a etapa do seu engajamento nas atividades da Igreja. Auxiliados pela Graça recebida nos Sacramentos, unidos à comunidade, pela participação na Eucaristia, pela meditação do Evangelho e pela prática da caridade, eles vão progredindo no conhecimento mais profundo do mistério pascal e na sua vivência cada vez maior.

PONTOS IMPORTANTES DESTE PROCESSO:
1. O adulto é acolhido e acompanhado individualmente ou pequenos grupos;
2. Cada adulto tem a sua própria história, sua situação particular, que se enquadrará dentro de ritos específicos;
3. Os ritos marcam a passagem de uma etapa para outra;
4. Quem determina o tempo que vai demorar para passar de uma etapa a outra, incluindo a recepção dos sacramentos, é o próprio adulto, segundo a constatação do estágio de sua conversão, com ajuda do introdutor, do pároco e da comunidade.


PUBLICAÇÕES