SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

Frade nascido em Assu é nomeado bispo da nova diocese pernambucana

A convite do Pároco da Paróquia de São João Batista de Assu, Pe. Canindé, o Frei Magnus que foi nomeado Bispo da Diocese de Salgueiro no estado do pernambuco estará presente na novena de São João Batista nesta noite de quinta-feira.



O guardião e ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal, Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira, dia 16, o primeiro bispo da nova Diocese de Salgueiro, no alto sertão pernambucano. O anúncio foi feito pelo nomeado, acompanhado do Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e do bispo de Nazaré (PE), Dom Frei Severino França, que também é capuchinho, na manhã deste dia 16, no Convento Santo Antônio, através da Rádio Rural de Natal e das emissoras da Diocese de Petrolina.

Após o anúncio, Frei Magnus disse que estava embuído de um sentimento de nobreza, mas, ao mesmo tempo, de desafio. “Sei que vou assumir uma diocese que está sendo criada agora. Por isso, vou consciente de que é um desafio grande. Como também sei que é um desafio ser pastor, no contexto da sociedade em que vivemos”, revelou. O pai do frade, João Gregório, que também estava presente no Convento, não escondia a emoção. “Estou sentindo a maior alegria. Nunca imaginei ver meu filho sendo bispo. Só desejo que Deus o guarde e que ele seja muito feliz”, falou, com poucas palavras. Outro que estava feliz com a nomeação era o Arcebispo de Natal. “Vejo este momento com muita alegria e esperança. Tenho certeza de que ele vai corresponder às nossas expectativas, sendo um bom pastor. É um sertanejo que volta ao sertão, como bispo”, disse Dom Matias.A ordenação do Dom Frei Magnus acontecerá dia 17 de setembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Ele escolheu como lema episcopal: “Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses. A posse, na recém-criada diocese de Salgueiro, será dentro de um mês após a ordenação.

Quem é o novo bispo
Frei Magnus nasceu em Assu (RN), em 31 de julho de 1965. Iniciou o Postulantado, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em 1986, e o Noviciado, em 1988. Fez a primeira profissão religiosa, em 1989, e a profissão perpétua, em 19 de março de 1992, ambas em Natal. Foi ordenado presbítero, no dia 21 de dezembro de 1996, em Assu. É licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia do Recife; e em Teologia, pelo Instituto Franciscano de Teologia de Olinda (PE). Fez bacharelado e licenciatura em Psicologia, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Depois, fez especialização em Psicologia Clínica Hospitalar.Na vida religiosa e sacerdotal, o frade capuchinho também exerceu várias funções. As últimas foram a de Vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil - CCB, de 2001 a 2007; Diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais, e desde agosto de 2009, está em Natal, onde é guardião e ecônomo da Fraternidade do Convento Santo Antônio, dos Frades Capuchinhos.


Nova Diocese
A Diocese de Salgueiro, criada neste dia 16 de junho, é desmembrada das Dioceses de Petrolina e de Floresta, ambas no estado de Pernambuco. A sede será em Salgueiro e será composta pelos seguintes municípios: Salgueiro, Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabroró.

Fonte: Arquidiocese de Natal

PUBLICAÇÕES