SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL - SEXTA-FEIRA 04 DE ABRIL DE 2014

Preparação

PROPÓSITO:

Fuja da indiferença.

Motivação

Temos uma história. Somos frutos de uma família. Corre em nosso sangue muitas e muitas outras histórias. Em nossos gens muitos sonhos, muitas alegrias, muitas lutas e muita vida pronta para nascer. Jesus também tinha uma origem e não fugia dela. Sua origem era motivo de preconceito por parte daqueles que queriam um Salvador como nos filmes. Jesus era simples como Deus quis que ele fosse.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 7, 1-2.10.25-30
Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias?27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

O que o texto nos diz

Medite

Você é uma das histórias que Deus quis contar. O que você é, é o que Deus queria que você fosse e através de você Ele realiza nos meios em que você vive, a Sua Palavra. Você dá a Deus a voz, a fala e as atitudes para que outros possam reconhecê-lo. Você acha que tem feito isso bem? As pessoas têm, de fato, percebido a voz de Deus através de você?

Reze

Há sentimentos e atitudes ruins que incomodam muito. Tiram o nosso sono e nos tornam intragáveis para as outras pessoas. Dentre esses, a indiferença é uma das mais complicadas e ferozes porque mata e não se incomoda. Machuca e não se importa. Denigre e sente-se bem assim. Peça a Deus que te livre da indiferença.

Confronte-se

Você tem espelho em casa? Gosta de olhar-se nele? Precisa dele? O que você quando você olha? Não me refiro a cor dos cabelos, olhos ou medidas do corpo. Refiro-me ao olhar que vai mais além. O que, de fato, você vê? Uma pessoa feliz? Triste? Bondosa? Realizada? Batalhadora? Indiferente?

Compreenda

As pessoas não compreendiam que Jesus era o Messias porque sabiam de quem ele era filho. E, principalmente, por ser filho do carpinteiro. Somos vítimas de situações assim porque respondemos aquilo que a sociedade quer e nem sempre assumimos o que pensamos. É melhor estar bem com todos e não tomar posição sobre as coisas. Não assuma atitudes assim. Viva com equilíbrio e tenha posições claras e definidas e nunca fique indiferente a ninguém e a nenhuma situação.

Reflita

1 - Quando você a algum estabelecimento e pede uma informação e atendente finge que você não está ali, o que você pensa?
2 - Quando você vai a uma consulta médica e o profissional te atende sem te olhar nos olhos e mal assina a receita que te prescreve, o que você sente?
3 - Quando um padre não lhe atende devidamente argumentando falta de tempo e com inúmeras coisas pra fazer, como você reage?
4 - Se eles fazem assim, nunca faça o mesmo. A indiferença dói

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

RETIRO QUARESMAL - QUINTA-FEIRA 03 DE ABRIL DE 2014

Preparação

PROPÓSITO:

Testemunhar sem medo.

Motivação

Na passagem bíblica de hoje temos a impressão de que Jesus fala de maneira arrogante sobre ele mesmo. Ainda bem que é só impressão. Jesus apenas qualifica o seu ministério e a sua filiação de Deus. Ele é o próprio testemunho de que o Pai nos ama e veio nos comunicar isso. Ele quer que sejamos testemunhas do seu amor, do amor do Pai e que nos SINTAMOS HERDEIROS de tudo o que o ele nos deixou.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 5, 31-47
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

O que o texto nos diz

Medite

Luz. Uma palavra bem pequena que significa um mundo para Jesus. Ele diz ser a luz de que precisamos. É importante visualizar esta imagem de Jesus que se coloca como o que esvazia a escuridão e enfrenta os maiores medos que temos. Você tem medos? Quais são eles? Por que os tem?

Reze

Reze sobre os seus medos e inseguranças. Reveja cada um deles e pense em como arrancá-los de dentro de você. Medo precisa ser extirpado com oração. Diga si mesmo: “Senhor Deus, perdoe-me pelos medos que me assombram. Sei que eles não estão em mim, mas me assustam. Tire-os do meu coração, eu lhe peço. Torna-me seguro e firme nos propósito de caminhar ao seu lado. Amém. “

Confronte-se

Você já reparou em seus medos? Viu que eles te traem a todo instante? Podemos confiar em nossos medos? Por que então, os alimentamos?
1 - Você já pensou que, às vezes, você perde mais tempo alimentando os seus medos do que a sua própria segurança em Deus?
2 - Por que gastar energia com o que te aflige?
3 - Olhe cada um dos seus medos e sobre cada um, reze uma Ave Maria.

Compreenda

Somos FILHOS DE DEUS. Nada é maior do que a criatura que foi gerada em Deus. Deus nos assegura e isso é real, de que podemos fazer o que quisermos se mantivermos a nossa fé. É óbvio que não somos super-heróis para fazer isso e aquilo como vemos no cinema. Somos de carne e osso e, do nosso jeito, podemos combater o que nos amedronta. Não há mal que resista a quem opte pelo bem. Nada é maior do que isso.

Reflita


1 - Recorte pequenos pedaços de papel. Em cada um deles escreva um medo. Deposite-os num pequeno vaso ou num recipiente que possa ser queimado [com cuidado] enquanto você reza. Coloque os pedaços de papel com os medos pessoais, queime-os e, enquanto isso, reze uma Salve Rainha. Maria foi a que venceu todas as armadilhas do inimigo.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead

RETIRO QUARESMAL - QUARTA-FEIRA 02 DE ABRIL DE 2014


Preparação

PROPÓSITO:

Inspirar-se na Palavra.

Motivação

A ressurreição foi um gesto de amor. Por amor a nós Jesus sofreu a paixão, morte e ressurreição. Enfrentou por nós a violência, a inveja, a injúria, os abusos e a ira dos que não gostaram da sua palavra. Entregou-se nas mãos do Pai em nosso favor.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 5, 17-30
Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também.20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.
26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.


O que o texto nos diz

Medite

Quando queremos julgar alguém encontramos motivos suficientes para isso, mesmo que eles não existam. Se preciso for, até inventamos. Dá-nos certa comichão na língua quando o desejo de colocar alguém à prova fala mais alto que o nosso bom senso. É uma triste realidade que precisamos combater. Somos presas fáceis para o mal e nem nos damos conta disso.

Reze

Dias atrás em nosso retiro fizemos o propósito de não julgar as pessoas. Você conseguiu rezar sobre isso e realizar tal feito? Reze sobre as possibilidades que a sua língua tem de pecar e peça a Deus que você não caia neste vício terrível que vai contra a vontade de Deus. Reze a oração do Pai Nosso e da Ave Maria neste instante. É Deus quem te fala.

Confronte-se

Você pode ser feliz com este retiro? Claro que sim. A felicidade deve ser vivida nas contradições da vida. Este é um gesto de maturidade.
1 - Você já julgou alguém? Quem? [Apenas pense]
2 - Você estava com a razão quando fez isso?
3 - Mesmo se estivesse com a razão, você acha certo julgar?
4 - Você aceitaria que Deus te julgasse da mesma forma que você julgou a outra pessoa?
5 - Quem você pensa que é para julgar?

Compreenda

Somos presas fáceis quando eixamos que o mal reine sobre nós. Ele usa táticas conhecidas e simples e que, intencionalmente, invade o nosso modo de pensar. Entenda que o mal só tem força quando estamos frágeis em nossas defesas. E as nossas defesas só tem força quando rezamos. Jesus deixou claro com gestos e palavras que a oração era o que o mantinha íntimo do Pai e forte nas batalhas cotidianas. Pense nisso. Rezar é um dom. Rezar faz bem.

Reflita

1 - O que te preocupa em você? Anote.

2 - Reze o terço da misericórdia. Ele é luz.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

RETIRO QUARESMAL, TERÇA-FEIRA 01 DE ABRIL DE 2014

Preparação

PROPÓSITO:

Perceber o outro como irmão.

Motivação

O CIÚME É TERRÍVEL. Não se pode dar tanta atenção a este sentimento que destrói, banaliza a vida e nos torna órfãos de vazios, angústias e sofrimento. ELE ESCRAVIZA. Você tem ciúmes?

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 5, 1-16
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos.
4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?”13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

O que o texto nos diz

Medite

Quando os fariseus souberam da cura de Jesus em dia de sábado, foram possuídos por um sentimento de ira e ciúmes muito grande. Procuraram, por isso, a maneira certa de agir contra Jesus e, matá-lo, já estavam em seus planos. O que é a vida para algumas pessoas? Por medo de perder privilégios, por dinheiro e ganância alguns matam, crucificam com a língua e denigrem a imagem de alguém. VOCÊ ESTÁ INCLUSO neste círculo? Se sim, quer mudar? Coloque mais uma vez suas mãos sobre a Palavra e reze ao Espírito Santo. Calmamente.

Reze

Em seu coração sinta o suave toque das mãos de Jesus. Numa simbologia profunda, imagine o gesto de Jesus de confortá-lo e fortalecê-lo. Reze assim: “Senhor Jesus, há quanto tempo corrói o meu coração sentimentos desregrados como a ira o ciúme e a inveja. Quero libertar-me para que eu seja mais dócil e mais compreensivo. Eu te amo com todo o meu coração e, por isso, fortaleça-me na missão de mudar meu interior. CESSEM AS IRAS, CESSEM OS MEDOS, CESSEM OS CIÚMES. Amém”.

Confronte-se

1. Sou amado por Deus. Não posso ter dúvidas disso.
2. O amor de Deus é também justo e vela pela minha existência. Mas esta existência não pode ser ruim e precisa valer à pena. Nesse sentido ele quer caminhar comigo, ajudando-me a aparar as arestas.
3. Quais são as arestas que precisam ser aparadas? Hoje vou trabalhar a ira e o ciúme.
4. Diga com franqueza pra você mesmo: você tem ciúme e raiva? Do quê ou de quem? [Esta última resposta não precisa ser escrita]
5. O que você fará para trabalhar estes dois sentimentos? Reze um momento e busque e seu coração a resposta. ELA ESTÁ LÁ.

Compreenda

Jesus foi vítima de ira e ciúme por parte das autoridades do seu tempo. Deve ter sido triste. Assim acontece com cada um de nós quando estamos trabalhando em prol do outro na comunidade ou em alguma instituição de resgaste de valores humanos e somos criticados pela ação que temos. Isso acontece na própria família. Se você é atuante numa comunidade ou tem atitudes que ajudam no resgaste da dignidade humana, certamente será vítima de sentimentos ruins como Jesus. Não tenha medo. Seja firme e fiel em seu trabalho.


Reflita


1. Anote o que você puder dos sentimentos que aconteceram hoje. Reserve um tempinho e pense em tudo o que aconteceu nesta oração. NÃO SE PREOCUPE SE ANOTAR DESORDENADAMENTE AS COISAS. Escreva o que vier em seu coração. Termine a oração com a invocação ao Espírito Santo.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

PUBLICAÇÕES