SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo. Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus. De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade. Nossa Senhora, rogai por nós!

LEITURAS DO DIA

Terça-Feira, 8 de Setembro de 2009
Natividade de Nossa Senhora
LITURGIA DA PALAVRA
Primeira leitura (Miquéias 5,1-4a)
Leitura do Livro do Profeta Miquéias.Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4e ele mesmo será a Paz”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Ou (deve-se escolher uma das leituras)
Primeira Leitura (Rm 8,28-30)Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.Irmãos, 28sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo (Salmos 70)
— Exulto de alegria no Senhor.
— Exulto de alegria no Senhor.
— Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!
— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
Evangelho (Mateus 1,18-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.18
A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

MANHÃ DE FORMAÇÃO

Com uma boa representação paroquial, realizamos nesta manhã de domingo nossa manhã de formação mantendo o costume de todo o primeiro domingo. Estava previsto trabalharmos dois temas, porém por questão de tempo, trabalhamos apenas o tema ligado aos ministérios.
Despois de estudarmos o material, cada grupo apresentou de forma criativa o conteúdo aprofundado:
O primeiro grupo apresentou em forma de teatro; já o segundo fez uma bonita paródia da música "Banhão da comunidades" (prometo postar depois a letra).
Em fim foi uma manhã muito proveitosa, o que deixou a desejar foi a participação de algumas comunidades, com certeza tiveram os seus motivos.
















MANHÃ DE FORMAÇÃO

NESTE DOMINGO 06 DE SETEMBRO DE 2009 É O PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS, DIA DE FORMAÇÃO PARA OS IRMÃOS E IRMÃS DA PAROQUIA DE SANTA LUZIA DE CARNAUBAIS:
NESTE DOMINGO REFLITEREMOS SOBRE OS MINISTÉRIOS DENTRO DA COMUNICADE CRISTÃ:
TEMAS A SEREM ABORDADOS: - MINISTÉRIOS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
- REFLEXÃO SOBRE A IGREJA - O QUE É IGREJA?
Todos são convidados!

PUBLICAÇÕES