SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

SÃO SEBASTIÃO



18h - Encerramento da Festa de São Sebastião - Comunidade do Pai João.

O santo de hoje nasceu em Narbonne; os pais oriundos de Milão, na Itália, no século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à de seus irmãos!
Ao entrar para o serviço no império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do império. Sebastião ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses.
Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas do mistério da Trindade.Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. Mas um apóstata denunciou-o para o império e lá estava ele, diante de um imperador muito triste, porque era uma traição ao império. Mas ele deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o império era este serviço. Denunciou o paganismo e a injustiça. São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensar que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem. Evangelizou, testemunhou, mas, desta vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.
São Sebastião, rogai por nós!

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010

CNBB publica texto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010



O material foi lançado pelas Edições-CNBB. O texto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com o título “Vocês são testemunhas dessas coisas” (Lc 24,48) é celebrado de 16 a 23 de maio, em todas as Igrejas Cristãs que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Conic.
No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908 por Paul Watson porque cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo e tinham, portanto, um significado simbólico. No hemisfério sul, em que janeiro é tempo de férias, as Igrejas geralmente preferem outras datas para celebrar a Semana de Oração como, por exemplo, ao redor de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja.
Para Igrejas e Comunidades cristãs que vivem juntas a Semana de Oração através de um culto em comum, foi providenciado um roteiro para essa celebração que pode ser encontrado no site do Conic (http://www.conic.org.br/).
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010 é marcada pelo centenário da Conferência Missionária de Edimburgo, marco inicial do movimento ecumênico contemporâneo. Os delegados oficiais das sociedades missionárias protestantes de diferentes ramos do protestantismo e do anglicanismo, junto com um convidado ortodoxo, se encontraram durante o verão de 1910 na capital da Escócia. A Conferência, que não era um encontro de caráter decisório, não tinha outro objetivo senão ajudar os missionários a construir um espírito comum e coordenar seu trabalho. Foi assim que surgiu a primeira Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em Edimburgo, Escócia.


Postado por Paróquia de Martins


É uma pena que em muitas cidades, principalmente nas de menor porte, não tenhamos se quer condição de falar sobre o assunto. Infelizmente tem "igrejas" que perdem tempo falando da nossa Igreja e esquecem até mesmo de falar de Jesus.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO


Padroeiro querido de algumas dioceses e de várias paróquias, São Sebastião tem sua devoção garantida aqui na Paroquia de Santa Luzia. A comunidade do Pai João encerra hoje à noite sua 11 festa em honra ao Martir São Sebastião depois de celebrar desde o último dia 10 de Janeiro seus festejos, aliás muito bem participado como tem sido graças a Deus todos os festejos dedicados aos Padroeiros e Padroeiras de Nossa Paróquia.

"UMA QUESTÃO DE SOLIDARIDADE"

DE ALEXANDRE GARCIA POR ANA PAZ:

Uma questão de solidariedade.
Parece óbvio. Mas o mais importante agora é que o auxílio chegue mesmo aos haitianos, sem discussão sobre quem vai controlar tudo. Nos bastidores, vemos discussões. Estão perdendo energia com supremacia. Solidariedade rima, mas não combina com vaidade. Tem que haver organização, sim. Mais importante que o dinheiro é a logística para a sobrevivência. Dinheiro pode ser até perigoso. Importante é comida, água, hospital, resgate, segurança. Ao longo de dois séculos, o Haiti tem oscilado entre um equilíbrio frágil e nenhum equilíbrio. Agora, coisas se complicam porque vem o desespero, a fome, mais mortes, feridos com gangrena. Há também gangues que saíram dos presídios e voltam a dominar as favelas. Há o êxodo para a República Dominicana e nos perguntamos se o vizinho não vai fechar a fronteira, assustado. Há cidades ainda mais atingidas pelo terremoto, como Leogane, com 90% de destruição. Será que o mundo vai mostrar essa solidariedade? Parece que sim. Vemos milagres como a abertura do espaço aéreo cubano, fechado desde 1961, para aviões americanos. A democracia se mostra mais: a uns 500 quilômetros do Haiti, no istmo da América Central, está a Costa Rica, cheia de vulcões e terremotos e sem as tragédias do Haiti, é a mais estável democracia da América Latina. O Haiti é o país politicamente mais instável. Na comparação, percebe-se que a democracia resiste a terremotos e é o primeiro requisito para o bem-estar dos povos do continente. O Brasil está, presente nessa aula, nesse laboratório, que é o Haiti. Por: Alexandre Garcia

Postado por ANA PAZ às 10:15

NOTA DA IGREJA DO BRASIL (CNBB)

Sex, 15 de Janeiro de 2010 07:46 cnbbA Igreja no Brasil está se mobilizando em favor dos necessitados no Haiti. Em nota divulgada hoje, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o presidente da Cáritas Brasileira, dom Demétrio Valentim, lançam oficialmente a Campanha SOS Haiti, em solidariedade ao povo caribenho, atingido pelo pior terremoto dos últimos 200 anos.”Neste momento, são necessárias iniciativas que demonstrem solidariedade internacional”, diz um trecho da nota. A Cáritas Brasileira esta produzindo o material publicitário a ser divulgado nas rádios e Tvs de todo o país.

Leia a íntegra da nota abaixo:SOLIDARIEDADE AO POVO DO HAITI “Esperando contra toda esperança” (Rm 4,18)
Em meio às desalentadoras notícias que chegam a cada momento, dando conta das trágicas consequências do terremoto que afligiu o Haiti, ceifando tantas vidas e colocando abaixo trabalhos e sonhos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se une à multidão de homens e mulheres que, nestas circunstâncias, têm “a ousadia de quem se atreve a esperar contra toda esperança”, para apresentar à Igreja e a todo povo do Haiti a solidariedade em orações, palavras e gestos.Neste momento, são necessárias iniciativas que demonstrem solidariedade internacional, como, por exemplo, o perdão imediato de toda a dívida externa do Haiti, que corresponde a 30% do seu pobre orçamento, e ações humanitárias que amenizem a dor e reanimem a esperança do povo haitiano.Movida por este sentimento de solidariedade, a CNBB e a Cáritas Brasileira lançam a Campanha SOS HAITI, em socorro à população atingida pelo terremoto.Conclamamos todas as comunidades eclesiais, paróquias e dioceses a promoverem, no próximo domingo, dia 17, ou no dia 24 de janeiro, ou em outra data conveniente, orações e coletas em dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti. Assim, nos unimos à campanha mundial promovida pela Caritas Internationalis em resposta ao apelo do papa Bento XVI.

As doações poderão ser depositadas nas contas: Banco do Brasil - Agência: 3475-4 - Conta Corrente: 23.969-0; Caixa Econômica Federal - OP: 003 - Agência: 1041 - Conta Corrente: 1132-1; Banco Bradesco - Agência: 0606 - Conta Corrente: 70.000-2.
Que a graça de Deus fortaleça nosso compromisso de caridade fraterna, inspire nossa generosidade e anime quem está a serviço das vítimas no Haiti.
Brasília, 15 de janeiro de 2010
D. Geraldo Lyrio Rocha Arcebispo de Mariana Presidente da CNBB
D. Demétrio ValentimBispo de JalesPresidente da Cáritas Brasileira

A Bíblia e o telefone celular

ÓTIMA REFLEXÃO DO BLOG DIOCESANO:

Já pensou o que aconteceria, se tratássemos nossa Bíblia do mesmo jeito que tratamos o celular?Se a levássemos sempre na bolsa ou no bolso do paletó? Se déssemos uma olhadinha nela várias vezes ao dia? E se voltássemos correndo para buscá-la, quando esquecemos em casa? E se a usássemos para enviar mensagens a cada tanto para nossos amigos? Se a tratássemos como quem já não consegue mais viver sem ela? Se a déssemos de presente aos filhos, para sua segurança na vida e para facilitar nossa comunicação entre eles? E se a tivéssemos sempre conosco nas viagens, para usá-la nas situações de emergência? Pois é... ao contrário do celular, a Bíblia...
- Nunca fica sem sinal e podemos conectar-nos com ela em qualquer lugar...
- Nunca nos passará trotes ou mensagens mau gosto...
- Nem precisamos preocupa-nos com a conta das chamadas, pois tem crédito ilimitado!-
E... o melhor de tudo, a ligação não cai jamais, sua bateria não descarrega e possibilita conversas looongas e gostosas, mesmo com Deus!
Conselho de amigo: tenha sempre à mão uma listinha de telefones úteis:
- Se bater a angústia ou a tristeza, ligue para João 14;2.
- Se alguém falar mal de você, disque o Salmo 27;3.
- Se você estiver nervoso, ligue ao Salmo 51;4.
- Se estiver muito preocupado, chame Mateus, 6,19-34;5.
- Em caso de perigo, chame para o Salmo 91;6.
- Quando lhe parecer que Deus se esqueceu de você, ligue ao Salmo 63;7.
- Se a fé vai ficando fraca, chame logo Hebreus 11;8.
- Caso bater a solidão e o medo, ligue já para o Salmo 23, ou para Romanos 8,31-39;9.
- Se estiver irritado e azedo com os outros, acalme-se e ligue para 1ª.Coríntios 13;10.
- Para conhecer o segredo da felicidade, ligue para Colossenses 3, 12-17;11.
- Se precisar de paz e descanso, disque Mateus 11, 25-30;12.
- Se você anda muito ocupado e cheio de compromissos, ligue para Mateus 5, 1-12;13.
- E para saber qual é a coisa mais importante na vida, consulte Mateus 25.
- Recebi estes números de emergência de um amigo e pensei que poderia ser útil também para pessoas que estimo muito. Você é uma delas e espero que não se incomode com minha mensagem. Ah, esquecia de um número importante: quando precisar uma luz para compreender melhor o que está acontecendo, disque Romanos 8,28.
Sugiro que imprima esta lista e a guarde na sua agenda ou na Bíblia. Pode ser muito útil. Você também pode acrescentar mais outros números bem úteis. E passe a lista adiante; outros também podem precisar dela!
Esta reflexão foi veiculada por jovens, em Roma,durante o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, em outubro de 2008.

Postado por Valéria Bulcão no blog da diocese de Mossoró.

TABULHEIRO GRANDE

HOJE A NOITE ESTAREI NA CIDADE DE TABULHEIRO GRANDE CELEBRANDO COM AQUELA COMUNIDADE A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO.
HOJE NOITE DA JUVENTUDE E DA PASTORAL DO CRISMA.

TEMA DE HOJE: "O JOVEM E O DESAFIO DA MISSÃO"

PUBLICAÇÕES