SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

O TEMPO DE DEUS NÃO É O NOSSO TEMPO! RESPEITE O TEMPO DE DEUS!

(Eclesiastes 3, 1-8):
“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:tempo para nascer, e tempo para morrer;tempo para plantar,e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar,e tempo para sarar;tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar,e tempo para rir;tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las;tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar,e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar,e tempo para costurar; tempo para calar,e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar;tempo para a guerra,e tempo para a paz”.
O tempo de Deus não é o nosso
Por mais que dizemos que temos Fé; que acreditamos em Deus, ha momentos que nos sentimos fraco, e chegamos a questionar algumas vezes a Sua existência. É comum quando sofremos algumas decepções; quando passamos por uma doença grave.

Quando vemos diante um problema sério em nossa família buscamos nas orações, numa maior participação de vida espiritual, no entanto a resposta não vem. Quando desanimamos e já começamos a acreditar que Deus não está ouvindo nossas orações, as coisas começam a encontrar soluções. Parece que Deus nos ouviu. Resplandecemos de alegria e a dor do cansaço passa rapidamente.

O tempo de Deus não é o nosso, já diz Palavra, mas, nem sempre nos damos conta disto. Por outro lado também é preciso que o sofrimento nos leve a um crescimento seja humano, seja espiritual, pois, se isto não ocorrer não valeu a pena passar por ele, pensando assim, devemos ter a sabedoria de aprender com ele.

Quantas e quantas vezes saímos fortalecidos das dificuldades as quais atravessamos e tornamos outras pessoas? Quantas vezes um fato circunstancial é capaz de tornamos cada vez melhor, nos amadurecendo sendo mais caridosos, amáveis, menos orgulhoso e egoísta? Quantas vezes por determinados sofrimentos passamos a valorizar muito mais nossa dimensão espiritual?

A pedagogia de Deus é nos ensinarmos a crescer a partir de nós mesmo. Fazer com que percebamos nossos limites e que compreendamos que somos capazes de superar os obstáculos, criados não raramente pelas nossas atitudes, comportamentos e falta de amor próprio.

Não conheço nenhuma pessoa que recorreu a Deus e não tenha sido atendida. Somente é preciso entender que Ele age de maneira diferente para com cada filho. Pois, conhece cada um em particular, sabendo o tempo e o momento certo de agir.

O que não podemos é perder-se diante o sofrimento, e querer buscar respostas onde elas não existem. A qualquer custo querer resolver um problema circunstancial que certamente no futuro poderá trazer conseqüências graves seja numa vida humana, seja eternamente, numa vida espiritual.

Penso que todos nós um dia já tivemos de uma forma ou outra a manifestação da Ação de Deus, seja por uma graça atendida pessoalmente, ou a alguém que roguemos. Isto já seria o suficiente para acreditamos que Deus faz. Que Deus está atendo a nossas necessidades, não se mantém indiferente aos nossos pedidos. Mas, como disse anteriormente, tudo deve acontecer no tempo de Deus e não no nosso.

Algo interessante e que podemos observar é que diante o sofrimento, mais aproximamos de Deus. Mais nos recorremos às orações; mais intensificamos nossa vida espiritual. Olhando por este lado, o sofrimento como disse anteriormente nos proporciona um maior tempo na presença de Deus assim, ainda que não sendo atendido ao nosso tempo, encontramos a força necessária para transpor as dificuldades temporais.
Ataíde Lemos
Deus tem sempre um plano maior para nossas vidas... O caminho de Deus é feito no tempo Dele! Não somos nós que fazemos o Tempo. Nada acontece por acaso e nem dura porque nós queremos, tudo tem o seu tempo!
PENSE NISSO!
Pe. Francinaldo

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA



NESTE DIA 24, A IGREJA CELEBRA UM SANTO MUITO QUERIDO E VENERADO POR NÓS CATÓLICOS. NA NOSSA DIOCESE DE MOSSORÓ TEMOS ALGUMAS PARÓQUIAS E MUITAS COMUNIDADE QUE TEM COMO PADROEIRO ESTE SANTO QUE PREPARA A VINDA DO SALVADOR JESUS.
NA NOSSA PARÓQUIA, A UNICA COMUNIDADE QUE CELEBRA ESTE SANTO QUERIDO É A COMUNIDADE DO CANTO COMPRIDO.
AMANHÃ AS 16h, ESTAREMOS CELEBRANDO NAQUELA COMUNIDADE ESTE SANTO PADROEIRO.



A Bíblia nos diz que Isabel era prima e muito amiga de Maria, e, elas tinham o costume de se visitarem. Numa dessas ocasiões, já grávida "quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41). Ainda no ventre da mãe, João se reverencia e reconhece a presença do Cristo Jesus. Na despedida, as primas combinam que o nascimento de João seria sinalizado com uma fogueira, para que Maria pudesse ir ajudar a prima depois do parto.

Desta forma os evangelistas apresentam com todo rigor a figura de João como precursor do Messias, cujo dia do nascimento é também chamado de "Aurora da Salvação". É o único Santo, além de Nossa Senhora, em que se festeja o nascimento, porque a Igreja vê nele a preanunciação do Natal de Cristo.

Ele era um filho muito desejado por seus pais, Isabel e Zacarias, ela estéril e ele mudo, ambos de estirpe sacerdotal e já com idade bem avançada. Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa "Deus é propício" (cf. Lucas 1,36). Assim foi avisado Zacarias pelo Anjo Gabriel que o visitou anunciando a chegada do tão esperado herdeiro.

Conforme a indicação de Lucas, Isabel estava no sexto mês do nascimento de João, que foi fixado pela Igreja três meses após a Anunciação de Maria e seis meses antes do Natal de Jesus. O sobrinho da Virgem Maria foi o último profeta e o primeiro apóstolo. "É mais que profeta, disse ainda Jesus. É dele que está escrito: eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti". Ou seja, o primo João inicia sua missão alguns anos antes de Jesus iniciar a sua própria missão terrestre.

Lucas também fala a respeito da infância de João: o menino foi crescendo e fortificando-se em espírito e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel. (Lc 1,80)

Com palavras firmes, pregava a conversão e a necessidade do batismo de penitência. Anunciava a vinda do Messias prometido e esperado. Enquanto de si mesmo deu este testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitarei o caminho do Senhor..." (João 1,23). Aos que o confundiam com Jesus afirmava com humildade: "Eu não sou o Cristo" (Jo 3, 28) e "não sou digno de desatar a correia de sua sandália" (Jo 1,27). Sua originalidade era o convite a receber a ablução com água no rio Jordão, prática chamada batismo. Daí o seu apelido de Batista.

João Batista teve a grande missão de batizar o próprio Cristo. Ele apresentou oficialmente Cristo ao povo como Messias, com estas palavras: "eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo" (Mt 3,11).

Jesus falando de João Batista lhe tece o maior elogio registrado na Bíblia: "Jamais surgiu entre os nascidos de mulher, alguém maior que João Batista. Contudo, o menor no Reino de Deus é maior do que ele" (Mt 11,11).
Ele morre degolado sob o governo do rei Herodes Antipas, por defender a moralidade e os bons costumes. O seu martírio é celebrado em 29 de agosto, com outra veneração litúrgica.

São João Batista é um dos Santos mais populares em todo o mundo cristão. A sua festa é muito alegre e até folclórica. Com muita música e danças, o ponto central é a fogueira, lembrando aquela primeira feita por seus pais para comunicar o seu nascimento: anel de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança.

RIO GRANDE DO NORTE INAUGURA ESTÁTUA DE SANTA RITA MAIOR QUE O CRISTO REDENTOR DO RIO DE JANEIRO

Estátua de Santa Rita de Cássia, cidade de Santa Cruz/RN

Uma multidão de devotos de Santa Rita de Cássia é esperada nos próximos dias 26 e 27, na cidade de Santa Cruz (RN). Uma vasta programação será desenvolvida, sábado e domingo, por ocasião da inauguração da estátua de Santa Rita, a “madrinha dos sertões”.
No dia 26, haverá reza do terço, missa, procissão, solenidade de inauguração e shows musicais. No domingo, 27, a programação terá início com uma missa, na Igreja Matriz e início da visitação ao Santuário. Depois, terá reza do terço, atendimento de confissões, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. No período da tarde, será celebrada missa, presidida pelo arcebispo de Natal (RN), dom Matias Patrício de Macêdo, transmitida pela Rede Vida de Televisão e pela Rádio Rural de Natal. Segundo o reitor do Santuário, padre Aerton Sales da Cunha, a expectativa é que mais de 60 mil devotos vão a Santa Cruz, nos dois dias.

A estátua da imagem da padroeira de Santa Cruz faz parte do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita, construído no Monte Carmelo. O início das obras foi em 2007, com recursos dos governos municipal, estadual e federal. A estátua mede 50 metros de altura, sobre um pedestal de seis metros, totalizando 56 metros de altura, tornando-se mais alta que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que mede 38 metros de altura. O Complexo compreende, além da estátua, uma capela, sala de promessas, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, banheiros, mirante e estacionamento.

O decreto de criação do Santuário de Santa Rita de Cássia foi assinado em 11 de outubro de 2009, por dom Matias Patrício de Macêdo, no encerramento da visita pastoral à Paróquia de Santa Cruz.

Programação permanente
A partir de agora, será desenvolvida uma programação permanente, todos os domingos, no Santuário: 10h, missa, e às 11h30, bênção do Santíssimo. Além disso, cinco romarias serão realizadas, anualmente: Romaria Eucarística, dias 21 e 22 de abril, fazendo memória à primeira missa celebrada no Santuário; Romaria de Santa Rita de Cássia, de 13 a 22 de maio, na festa da padroeira; Romaria Mariana, de 17 a 22 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo; Romaria da Gratidão, dias 11 e 12 de outubro, celebrando o aniversário de criação do Santuário; e Romaria da Coroa, todo dia 22 de cada mês.

De segunda a sábado, o santuário será aberto para visitação, das 7 às 18 horas. O local também pode ser um espaço para retiros e encontros de grupos pastorais.

Fonte: Blog da Diocese de Mossoró

PUBLICAÇÕES