SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

80 ANOS DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DE MOSSORÓ - 100 anos de Monsenhor Huberto Bruening



Neste domingo, 30 de março, às 9h, na Catedral de Santa Luzia, Padre Flávio Augusto celebrará missa de Ação de Graças pelos 100 anos de Monsenhor Huberto Bruening. Na oportunidade lançará a programação oficial dos 80 anos de criação da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. Deus permitindo, estaremos concelebrando.

SEGUNDA-FEIRA 31 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PROPÓSITO:

Ver com o coração

Motivação

Não se pode acreditar em Deus, DESACREDITANDO. É preciso assumir com convicção a SUA proposta de vida para nós. Não se pode oferecer a Deus a nossa vida e ficar segurando nas pontas dos pés para que o corpo todo não chegue até Ele. Você acredita nEle desacreditando? REZE NESSE INSTANTE A ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 4, 43-54
Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.
Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Ca­farnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

O que o texto nos diz

Medite

Jesus curou um cego na leitura anterior. Hoje curou um coração que veio clamar por alguém que este coração amava. Curas são manifestações de amor. HÁ CURAS QUE SE BASEIAM EM GESTOS simples como o toque, o olhar terno e tudo o que passa para o outro força, testemunho, equilíbrio e assim por diante. PEÇA NESTE DIA cura do seu coração. Vamos lá? Siga os seguintes passos:

Reze

Neste momento apenas pense, nada mais: quais são as mágoas eternizadas em sua vida neste momento. O que tem doído aí dentro do seu coração e tem deixado os seus dias pesados, difíceis? Coloque a sua mão sobre a Palavra de Deus e diga com suas palavras a oração sobre estes sentimentos. Fique assim por um tempinho. Reze, não tenha pressa. Só depois deste momento passe para o próximo passo.

Confronte-se

1. Por que da mágoa? Como ela foi parar aí? Ela não nasceu aí dentro? Você tem esta resposta? O que motivou esse sentimento de mágoa?
2. Quem tem sofrido mais com esta mágoa? Responda para você mesmo.
3. Se duas pessoas sofrem pelo mesmo motivo é necessário buscar a reconciliação e a solução deste impasse. Se uma única pessoa sofre e, no caso, seja você, será que vale à pena tornar difícil um caminho que pode ser mais fácil?
4. Responda: você talvez não esteja vivendo um processo de auto-piedade? Achando que todos devem ver e perceber o seu sofrimento? Sofrer fazendo PROPAGANDA DO PRÓPRIO SOFRIMENTO É DOENÇA.
5. Deus te chamou para a SUPERAÇÃO, por mais que este processo seja doloroso.
6. Enfrente-se, não há riscos, ACREDITE.

Compreenda

Na leitura de hoje Jesus cura o filho de um funcionário sem estar na presença deste menino. Bastou as palavras de Jesus de que o menino se curaria e ele voltou para casa, sem insistências e súplicas desnecessárias. Fez apenas um pedido, Jesus prometeu e ele saiu. É A FÉ QUE ULTRAPASSA O QUE SE VÊ, MAS O QUE SE SENTE. Fé é adesão incondicional.


Reflita

1. Faça um propósito a Jesus sobre o resultado desta oração: num momento de oração, diga a ele que quer ser curado de suas mágoas através dos sentimentos de seu coração e que você fará a sua parte de analisar, observar e perceber melhor as razoes de seus erros. O que mais te incomoda e que você gostaria de tirar, extirpar de sua vida para sentir-se uma pessoa nova?

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

DOMINGO 30 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Ver – ser visto

Motivação

A fé nos motiva a ir adiante. Ela permite que o coração esteja da razão e mesmo diante das dificuldades ela orienta, dá discernimento e nos faz manter a calma e a ponderação. Fé é um dinamismo interior. Não se pode medi-lo, segurá-lo. Ele é de Deus e por isso sacia nossas destemperanças.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 9, 1-41
Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”
17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.
35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?”36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.


O que o texto nos diz

Medite

O texto bíblico é longo e de uma sabedoria interessante. Os judeus demoraram a acreditar que aquele cego havia sido curado e duvidaram da sua cegueira. Interrogaram-lhe várias vezes. Como eram fracos no entendimento do Espírito! Para quem estudava e conhecia a lei eles estavam muito longe de praticá-la. Será que não somos assim? Quando pedimos uma graça a Deus temos a impressão de que ele não nos ouve e insistimos, insistimos, insistimos. Será que Deus seria indiferente ao nosso pedido? É claro que não. Você é indiferente ao pedido de Deus? O que acha?

Reze

Aquiete-se num canto, em frente ao computador ou como preferir neste momento. Respire lentamente e invoque a ação do Espírito Santo em você. Como na criação em Gênesis, sinta o sopro de Deus em você. Clame ao Espírito Santo.

Confronte-se

Você já teve dúvidas em relação ao acolhimento de Deus? Se sim, reze. Se não, reze da mesma forma. Você já se revoltou contra alguns acontecimentos em sua vida e achou que a culpa fosse de Deus? Se sim, reze. Se não, reze da mesma forma. Você se sente abandonado por Deus em alguns momentos? A oração é a força que nos sustenta.

Compreenda

O cego acreditou em Jesus. Não havia pedido para ser curado como era o costume, apenas sentiu Jesus tocar-lhe com a saliva e ficou enxergado. Lembra-se da frase: “De graça recebeis, de graça também deveis dar”. É assim que Deus trabalha conosco mostrando que também nós podemos ser portadores desta graça, mesmo não curando os nossos irmãos, podemos ser para eles força, esperança e ter para com eles compaixão. Reze assim: “Quem sou eu, Senhor, para receber tanta graça? Quem sou eu, Senhor, para receber tanta graça?”.

Reflita

Entregue

1. Anote, se possível, os sentimentos que surgiram de sua oração hoje. Faça um propósito através dela. Você está iniciando a semana e, por isso, novas reflexões vão exigir de você desprendimento, sociabilidade e movimentar o seu coração de maneia positiva.
2. Termine o seu retiro com a oração da “Ave Maria”, uma oração simples que fala do amor, da entrega e da bondade de Deus.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead

SÁBADO 29 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Esperança - maturidade

Motivação

Não somos como os outros. Nem melhor nem pior. Somos irmãos pela mesma fé. Deus nos criou assim, como somos para que pudéssemos nos relacionar, tornar-nos gente a partir do outro. Não somos feitos para ser igual, mas para ser diferentes nos dons, carismas, para que a diferença nos una cada vez mais.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Lucas 18, 9-14
Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos.12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

O que o texto nos diz

Medite

Como pode alguém, dentro de uma Igreja, achar-se melhor do que o outro? Se alguém pensa e age assim como fica a Eucaristia que ele recebe? Ele comunga aquele que não fez nenhuma diferença entre as pessoas, ao contrário, foi atrás da mais simples, mais excluída e marginalizada. Você já agiu assim alguma vez?

Reze

Você tem esperança na humanidade? Você é daqueles que querem que haja mudança no comportamento das pessoas para que o mundo seja melhor? Reze para que isso seja uma realidade. Coloque a sociedade com todos os seus conflitos em sua oração pessoal. Reze.

Reflita

Confronte-se
O que te difere de outra pessoa? Outro dia em nosso retiro apontamos as qualidades que nos fazem ser melhores. Virtudes dignificam. Estas qualidades não te foram oferecidas como prêmio porque você é melhor, mas porque você é amado por Deus. Por acaso, você já usou os seus dons, suas habilidades, seu status, sua maneira de ser para inferiorizar alguém? O dom que te foi oferecido para a graça você o usou para oprimir e ser preconceituoso?

Compreenda

O ser humano é criatura inspirada no amor. Foi gerado nas circunstâncias da alegria e pensado por Deus, idealizado pelo seu carinho para ser feliz. Nem sempre esse caminho é percorrido na sua primeira intenção de procurar a felicidade, mas, às vezes, ele é iluminado pelo ódio, pela indiferença. Somos barro nas mãos do oleiro [Deus]. A terra é a nossa última morada. Portanto, para quê alimentar discórdias e achar que posso ser melhor do que o outro? Reze assim: “Meu Deus, dê-me a serenidade. Meu Deus, dê-me a serenidade. Amém”.

Entregue

Reze calmamente a partir dos seguintes passos:
1 - Releia o texto bíblico de hoje. Duas vezes se possível.
2 - Em sua mente, refaça a cena. Faça passar diante dos seus olhos os personagens. Imagine-se naquele lugar, dentro de um templo e só você e outra pessoa. Coloque-se no lugar do fariseu e pense sobre qual atitude você deve tomar.
3 - Reze a oração dos humildes: o Pai Nosso.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

SEXTA-FEIRA 28 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Deixar-se - conduzir

Motivação

O amor é ainda a lei que nos humaniza. Humanizar não fragilizar. Nem tudo o que é humano é frágil. Humanizar significa conduzir com mais afeto as coisas e assegurar relacionamentos saudáveis. É perceber a dificuldade do outro e ajuda-lo. Deus sabe das suas dificuldades e quer ajudá-lo. Você quer deixar-se conduzir?

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Marcos 12, 28-34
Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.


O que o texto nos diz

Medite

Um escriba, conhecedor da lei interpela Jesus. Não consta na Palavra que ela tenha a intenção de prejudicar Jesus como muitos fariseus e outros doutores da lei. Enfim, conhecedor da lei ele se surpreende com a novidade de Jesus convidando-o a praticar a Palavra. Teoria e prática precisam andar juntas. Oração e ação devem estar interligadas.

Reze

Procure o silêncio por um tempo. Em média uns dez minutos, não mais. Silencie o coração e coloque-se nas mãos de Deus. Não se preocupe com as palavras ou pensamentos. Fique em silêncio. Vamos lá?

Reflita

Confronte-se

Sabemos de cor a passagem que lemos anteriormente. O amor é a lei da civilização que acredita num tempo desigualdade e solidariedade para todos. Jesus veio pregar este amor e não outro. No versículo 34 do evangelho de hoje Jesus dá uma resposta maravilhosa ao escriba. Perceba você como católico ou cristão praticante. Você é digno de ouvir a mesma resposta de Jesus. Seja sincero. Não se faça de vítima e nem minta pra você mesmo. Se sim, diga que sim. Se não, diga que não. Se tem dúvida opte pelo sim. E aí?

Compreenda

Amor é lei difícil. Somos acostumados e formados para revidar, bater se somos provocados, insultar se somos insultados e nunca levar desaforo para casa. Não é assim? Mas Jesus não ensinou nada disso. Temos que amar os inimigos. Esta é a lei de Jesus. Se amar apenas os que nos amam que recompensa teremos? Nenhuma, segundo Jesus. Reze assim: “Senhor, meu Deus, dói-me o coração por não ser tão exato com o que me pedis. Minha alma não tem sossego diante das minhas fragilidades. Conceda-me, hoje, a graça de ser mais forte. Preciso encontrar consolo em mim para viver dignamente Sua Palavra. Ajude-me”.

Entregue

Faça o seguinte exercício:
Primeiro: Pense nas pessoas que você NÃO ama. Visualize-as, uma por uma. Pense agora naquelas que você ACHA que não te ama. Quais foram as motivações para as duas coisas não amar e não ser amado?
Segundo: Deixe tudo fluir nesse momento. Feche os olhos e pense em Jesus naquela cena bíblica em que ele acolhe a mulher que está prestes a ser apedrejada. Vá até lá e entregue-se a Jesus e coloque essas motivações em suas mãos.
Terceiro: Reze a oração do Pai Nosso.
Quarto: o que você sentiu? ANOTE.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

QUINTA-FEIRA 27 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Coragem - perdão

Motivação

Fomos criados para ser protagonistas da nossa história. Ninguém nasceu para ser coadjuvante, mas entenda bem, não me refiro a ser protagonista de orgulho pessoal ou achar que podemos ser mais do que o outro. Protagonista é aquele que conduz. Hoje você vai ser mais do que o protagonista da sua oração. Por isso, COMECE esse momento fazendo agora a oração de invocação ao Espírito Santo. Pode ser feita uma oração espontânea ao Espírito ou a oração tradicional que todos conhecemos. Vamos lá, reze.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Lucas 11, 14-23
Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

O que o texto nos diz

Medite

A Palavra de Deus é festa em nossa vida. Toda inspiração de Deus nos conforta e nos coloca confiantes em nossos empreendimentos. Ele é a sua força e nenhum inimigo poderá tirar esta graça de ter a presença de Deus em você. Ele é, literalmente, a referência para a nossa vida.

Reze

Contemple a oração do Pai Nosso rezando-a. Calmamente reze a oração que Jesus nos ensinou e, num momento de entrega, observe qual palavra da oração te marcou mais.

Reflita

Confronte-se

Todo reino que não é o reino de Deus traz divisão em si mesmo. O reino de Deus provoca unidade, força e luta para o bem comum. Em alguns casos cedemos e transformamos o que temos de bom em mau exemplo e acabamos dividindo as pessoas com nossas opiniões e tronando os relacionamentos na família, no trabalho um verdadeiro tumulto. Você, alguma vez, já motivou desentendimentos? REFLITA CORAJOSAMENTE sobre isso. Neste momento é você e DEUS.

Compreenda

Não se culpe se já motivou desentendimentos, brigas e discussões entre as pessoas como se esse mal não tivesse conserto. O reconhecimento da própria culpa já é algo incrível. Mas, reconhecer um erro não nos dá o direito de cometê-lo de novo porque seremos de novo perdoados. O reconhecimento do pecado deve servir de arrependimento e de propósitos para não cometê-lo mais. Reze: “Deus de bondade e amor, minha fragilidade me faz errar. Há momentos em que minhas forças não são suficientes e eu não seguro em vossas mãos. Permita-se refazer HOJE, o caminho da santidade. Sei das minhas virtudes e qualidades e elas serão hoje o meu guia. Com a Vossa bênção, estou aqui. Amém.”

Entregue

Reze o terço da misericórdia e sinta-se amado pela bondade de Deus. [Se não souber rezar o terço da misericórdia e não puder busca-lo nas redes sociais, reze o terço tradicional]. O importante é rezar o terço neste momento.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

QUARTA-FEIRA 26 DE MARÇO DE 2014

PREPARAÇÃO
PALAVRAS DE FORÇA:

Observância - ensinamento

Motivação

Você está vivo depois da luta destes dois últimos dias? Perdoe-me a brincadeira, mas foram dois dias em que você teve que confrontar-se, abrir o seu coração para sentimentos ruins e que você convivia, conhecia ou não conhecia, mas teve que debruçar sobre eles. É preciso tomar coragem sempre. Enfrentar crises, obstáculos é sempre a melhor saída, principalmente se temos como companheiro Deus, o nosso Criador.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Mateus 5, 17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

O que o texto nos diz

Medite

Parece óbvio o que você vai ler, mas a vida constitui de dois caminhos: o certo e o errado. Não há outros. Há sim complementos, mas não outras opções. Há desdobramentos das opções que fazemos, mas há coisa caminhos, o bem ou o mal. E entre eles precisamos fazer escolhas. Segundo o evangelho podemos escandalizar ou ensinar. Será que temos escolhido certo?

Reze

Imagine Jesus sentado numa cadeira e rodeado de discípulos, admiradores e amigos. Ele fala pausadamente sobre a vontade de Deus em que sejamos felizes. Ele fala, olha, observa. Você viu que há um banquinho de madeira vazio? Está reservado para você. Sente-se lá e ouça o que Jesus tem a te dizer. Feche os olhos, respire fundo, sinta-se naquele lugar e olhe bem para Jesus.

Reflita

Confronte-se

Voltemos a listinha só que hoje sobre os bons sentimentos. Faça o mesmo processo: veja quais são as qualidades e virtudes que anotou sobre você e sobre algumas situações, mas ATENÇÃO. Tente não esquecer de nenhuma porque temos a mania de não dar importância ao que temos de bom.
Primeiro: Veja como você é bom. Virtudes são momentos divinos que suscitamos em nós. Somos agraciados por isso.
Segundo: Mesmo que você as tenha anotado no computador, você vai transcrevê-las para uma folha de papel. Leve essa folha com você para onde for.
Terceiro: Você não vai escolher três palavras para evitar praticá-las, mas vai ficar com todas e perceber que elas são a sua força. Você é composto de contradições, mas as bênçãos de Deus te faz suportar cada contratempo e prevalecer o que é bom. Cada palavra acaba sendo um tempo de sua vida.

Compreenda

Criamos leis e as interpretamos como queremos. Jesus deixa claro hoje que não veio para abolir leis, mas para dar-lhes pleno cumprimento. A LEI MAIOR É O AMOR por mais que esta palavra esteja sendo usada equivocadamente. Hoje em dia mata-se por amor e desde quando amor mata? Reze assim: “Senhor, nem sempre vivo corretamente os mandamentos e todas as suas leis. Às vezes sou frágil, mas em Ti recupero minhas forças. Dai-me coragem e a alegria de acreditar no que sou com minhas qualidades que fazem a família, o trabalho, a sociedade ser melhor. Não sou mais um, sou AQUELE[A] filho [a] que o Senhor fez nascer e tronar-se pessoa comprometida com a sua PALAVRA e amada acima de tudo. Obrigado, Senhor. Amém”.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead

Entregue

Reze uma oração mariana para terminar este momento. Reze, contemple, aquiete o seu coração.

RETIRO QUARESMAL TERÇA-FEIRA 25 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Batalha - alegria

Motivação

Nascemos brigando pela vida, chorando, esperneando, gritando e tantas outras coisas mais. A vida é esse bater de coração diferente, novo, AGRADECIDO, jubilado. Aprendemos que a luta é o que nos move e nos faz crescer, ser e tornar-se gente que comunica, batalha e estabelece confronto. Hoje também não será tão simples o seu momento de retirar-se. Lembra daquelas palavras que você escreveu ontem? Busque-as de novo. Você vai precisar delas.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Lucas 1, 26-38
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.
36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

O que o texto nos diz

Medite

Ontem falávamos do sentimento de ira que, às vezes, toma o nosso coração. Hoje lembramos o sentimento de alegria que também toma conta dele. Na anunciação, apesar de não entender todo o mistério de Deus num primeiro instante, Maria ABANDONOU-SE nas mãos de Deus.

Reze

Pense num momento de alegria de sua vida. Apenas um. Reze percebendo que a sua oração pode te trazer momentos de contentamento e de motivação. Deus te unge nesse momento. Feche os olhos, pense nesse momento feliz e agradeça a Deus. Permaneça o tempo que for preciso.

Reflita

Confronte-se

Vamos lá. Sabe aqueles maus sentimentos de ontem? Tome de novo aquela listinha e coloque-a próxima a bíblia ou se anotou no computador, leia cada uma.

Primeiro:

Você tem a força de um rei que corre certo de que vencerá a batalha.

Segundo:

Olhe para a lista e marque as três primeiras palavras que sentir vontade.

Terceiro:

elas serão as suas companheiras nas próximas 24 horas. Se você faz o retiro à noite, mantenha o dia seguinte come estas palavras. Se você faz pela manhã, mantenha durante o dia estas palavras. VOCÊ NÃO PRATICARÁ NENHUMA DELAS numa batalha pessoal. Fuja de toda situação que te envolva para praticá-las.

Compreenda

Na anunciação Maria sentiu-se a mulher mais privilegiada entre todas. Mas não privilégio de status, poder ou de se achar melhor do que todas as outras mulheres. Sentiu-se amada e confortada por Deus neste momento difícil, árduo, mas pleno em Deus. Se não fosse o seu abandono, nada aconteceria. Deus quis prover Maria de todas as bênçãos, mas não retirou os momentos de dor pelos quais ela passaria. Mas mesmo assim, ela os enfrentou com sabedoria, silêncio e entrega. VAMOS ENTREGAR estes seus maus sentimentos no dia de hoje? Reze assim: “Senhor, permita-me ser renovado neste dia. Preencha o meu coração dos sentimentos que o Senhor achar necessários. Permita-se, mesmo nas dificuldades, ser feliz. Amém”.

Entregue

Invoque a ação do Espírito Santo. Ele será a sua força e te trará o discernimento necessário. “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações...”


ANOTE: Não esqueça de fazer suas anotações

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/

RETIRO QUARESMAL DOMINGO 23 DE MARÇO DE 2014

Preparação
PALAVRAS DE FORÇA:
Diálogo – fonte - entrega

Motivação

Há monólogos no teatro onde um ator, durante uma hora e meia precisar entreter uma plateia de 300 pessoas. É uma árdua tarefa e só os competentes o fazem. Mesmo assim, diante da reação da plateia, no riso ou indiferença, ele continua ou cessa com a temporada do seu espetáculo. Em Deus não há monólogo, há diálogo, partilha de ideias, projetos. Deus não permite monólogos porque ele sabe da nossa dependência e, por isso, procura se comunicar conosco. Ele sempre tem a inciativa de dar o primeiro passo para a conversa. Egoístas que somos, nem sempre permitimos.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 4, 5-42
Naquele tempo, 5Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia. 7Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.
8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.
10Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
11A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?”
13Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.
15A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. 19b“Senhor, vejo que és um profeta!” 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”.
21Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
25A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”.
39aMuitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.

O que o texto nos diz

Medite

Diálogo é a capacidade de ouvir e ser ouvido. Só se conversa com quem pode interagir conosco, caso contrário, torna-se um monólogo. Deus escolhe comunicar e o faz até hoje através das pessoas ou situações. Como foi o diálogo de Jesus com a samaritana?
Fonte é onde no imaginário popular se encontra água limpa. No jornalismo é onde encontramos a notícia fresquinha. Fonte é de onde tudo provém. O amor que temos provém de Deus. A felicidade que temos, provém de Deus. Ele é a raiz. O que Jesus esperava encontrar nesta fonte? Entrega deve ser traduzida por um gesto de abandono na confiança do outro. A samaritana encontrou em Jesus abertura para abandonar-se em suas palavras. Em que momento a samaritana abandonou-se em Jesus?

Reze confiante e complete a oração com suas palavras

“Quando rezo, Senhor, nem sempre me concentro. As palavras escapam da minha boca automaticamente. Não sei o que rezo, apenas balbucio. Me dê a constância na fé para que eu não perca momentos essenciais em minha vida como na oração. Desperta o meu coração para...”

É importante

Acreditar que todo encontro com Deus é um diálogo. Portanto, Ele também precisa falar. Deus se reveste em Eucaristia através de seu Filho e dá-se a cada um de nós. Não esmorecer na fé. Nada deve nos abalar diante das contrariedades da vida. Deus tudo pode e tudo nos faz poder.

Reflita

Reze sobre a sua vida

[Se quiser colocar uma música de fundo para alimentar este momento, esteja à vontade].
Para celebrar a sua vida inteira, reze o salmo 138: “Senhor, tu me conheces, sabes o que penso”. Quais são as citações neste salmo que mais de dão uma sensação de segurança em Deus?

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

1. O amor de Deus por nós é sublime. Um amor incansável. Ele me propõe todos os dias viver mergulhado neste amor. Insiste em dialogar comigo sobre o quanto esse amor pode conduzir a minha vida de maneira diferente. A samaritana aceitou o convite de Jesus numa época difícil onde a mulher era marginalizada. Mas ela não se importou com isso. Como está o seu diálogo com Deus? Você o tem ouvido?
2. As suas orações têm sido um monólogo onde só você fala, pede e pede de novo? Deus tem tido espaço no seu momento de oração?

Ação de graças


Não se esqueça de que a oração do Pai Nosso é um projeto de vida. Reze-a calma e pausadamente. A Ave-Maria é um canto de louvor, por isso, reze pausadamente esta oração, fruto do encontro de duas mulheres que amaram a Deus e abandonaram-se em suas mãos, mesmo nos tempos mais difíceis de suas vidas. Termine a sua oração com um “Glória ao Pai...”. Amém.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

PUBLICAÇÕES