SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

3º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO


QUASE TUDO PRONTO PARA O 3º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO DA PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE CARNAUBAIS.

LOGO MAIS ÀS 19h MISSA DE ENTREGA NA IGREJA MATRIZ DE SANTA LUZIA.

LITURGIA DIÁRIA




23 de julho de 2009 — Quinta-feira
16ª Semana Comum
Divina Misericórdia –
(Cor Branca)


A misericórdia do Pai realizou-se no meio de nós por Jesus. Somos frutos da sua misericórdia. Ela nos faz viver. São incontáveis os que se beneficiaram dela: os pobres se encheram de esperança, os doentes foram curados, os pecadores perdoados, os mortos ressuscitados. Por isso, diz-nos Jesus: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem”. Ela nos faz criaturas novas, felizes e cheias de gosto pela vida. Agradeçamos ao Pai sua divina misericórdia para conosco.

Deus nos fala

Deus manifesta continuamente seu amor para com seu povo, como aconteceu no monte Sinai. A humanidade é destinatária da mensagem do evangelho, mas nem sempre ela está disposta a acolhê-la decididamente. Pensemos com que intensidade nós acolhemos a Palavra redentora de Cristo.


Primeira Leitura
(Êx 19,1-2.9-11.16-20b)

Leitura do Livro do Êxodo:
1No dia em que se cumpriam três meses da saída do Egito, Israel chegou ao deserto do Sinai. 2Partindo de Rafidin, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou ali suas tendas, defronte da montanha. 9E o Senhor falou a Moisés: “Virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando falar contigo, e creia sempre em ti”.
10Tendo Moisés transmitido ao Senhor as palavras do povo, o Senhor lhe disse: “Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã. Eles devem lavar as suas vestes, 11e estar prontos para o terceiro dia, pois nesse dia o Senhor descerá diante de todo o povo sobre a montanha do Sinai”.
16Quando chegou o terceiro dia, ao raiar da manhã, houve trovões e relâmpagos. Uma nuvem espessa cobriu a montanha, e um fortíssimo som de trombetas se fez ouvir. No acampamento o povo se pôs a tremer.
17Moisés fez o povo sair do acampamento ao encontro de Deus, e eles pararam ao pé da montanha. 18Todo o monte Sinai fumegava, pois o Senhor descera sobre ele em meio ao fogo. A fumaça subia como de uma fornalha, e todo o monte tremia violentamente. 19O som da trombeta ia aumentando cada vez mais. Moisés falava e o Senhor lhe respondia através do trovão. 20bO Senhor desceu sobre o monte Sinai e chamou Moisés ao cume do monte. E Moisés subiu.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Dn 3,52-56)

— A vós louvor, honra e glória eternamente!
— A vós louvor, honra e glória eternamente!
— Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. A vós louvor, honra e glória eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!
— No templo santo onde refulge a vossa glória. A vós louvor, honra e glória eternamente! E em vosso trono de poder vitorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!
— Sede bendito, que sondais as profundezas. A vós louvor, honra e glória eternamente! E superior aos querubins vos assentais. A vós louvor, honra e glória eternamente!
— Sede bendito no celeste fir­ma­mento. A vós louvor, honra e glória eternamente!


Aclamação (Mt 11,25)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois, revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!


Evangelho (Mt 13,10-17)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.
12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.
14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Ha­vereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

3º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO



Com o Tema: "Compromisso e Fé com o chamado de Jesus", a paróquia de Santa Luzia de Carnaubais realizará neste próximo fim de Semana o 3º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO.

Estamos nos últimos preparativos e a previsão é que 24 casais de nossa Paroquia possam participar deste encontro.

LITURGIA DIÁRIA


22 de julho de 2009 — Quarta-feira
Santa Maria Madalena
(Mem., Cor Branca)


Maria Madalena era de Magdala, na Galileia. Logo após a morte de Jesus, ela foi ao túmulo dele, mas não o encontrou. Foi correndo avisar aos discípulos que vieram, viram e acreditaram. Seu amor era muito forte e inflamava seu espírito. Ela continuou a procurar e encontrou Jesus. É próprio de quem ama esperar sempre, e se há perseverança é sinal de que o amor é verdadeiro. Também nós, Povo de Deus, podemos e devemos esperar sem cessar no Senhor.


Primeira Leitura (Ct 3,1-4a)

Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos.
Eis o que diz a noiva: 1Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. “Vistes porventura o amor de minha vida?” 4aE logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Ou(escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (2Cor 5,14-17)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 14o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram.
15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 62)

— A minh’alma tem sede de vós, Senhor!
— A minh’alma tem sede de vós, Senhor!
— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!
— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de Festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!
— Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.


Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!


Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quan­do ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmu­lo, e não sabemos onde o colocaram”.
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós Senhor!

LEITURAS BÍBLICAS DO DIA


20 de julho de 2009 — Segunda-feira
16ª Semana Comum
Pela Igreja – 1A
(Cor Verde)



Chegaram perto de Jesus exigindo que realizasse algum sinal para que cressem nele. E Jesus recusa, pois não precisa mostrar sinal algum para testemunhar ou provar sua missão. Quem não quer se converter arruma suas desculpas, como fizeram alguns fariseus e mestres da Lei. Olhemos para nós, pois talvez queiramos também que o Senhor cumpra nossa vontade, mas não perguntamos se nossa vontade está de acordo com a dele. Quem é maduro na fé sabe quem é Jesus e une-se a sua pessoa. Isto é fé.


Deus nos fala

Moisés proclama sua fé e sua esperança no Senhor: “Não temais! Permanecei firmes, e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar”. Jesus é o novo Moisés, é o sinal do amor eterno de Deus para conosco, sua Aliança. Além dele não há outro sinal maior que nos salve.


Primeira Leitura (Êx 14,5-18)

Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 5foi anunciado ao rei dos egípcios que o povo tinha fugido. Então, mudaram-se contra ele os sentimentos do Faraó e dos seus servos, os quais disseram: “Que fizemos? Como deixamos Israel escapar, privando-nos assim dos seus serviços?”
6O Faraó mandou atrelar o seu carro e levou consigo o seu povo. 7Tomou seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com os respectivos escudeiros. 8O Senhor endureceu o coração do Faraó, rei do Egito, que foi no encalço dos filhos de Israel, enquanto estes tinham saído de braço erguido.
9Os egípcios perseguiram os filhos de Israel com todos os cavalos e carros do Faraó, seus cavaleiros e seu exército, e encontraram-nos acampados junto do mar, perto de Fiairot, defronte de Beel-Sefon.
10Como o Faraó se aproximasse, levantando os olhos, os filhos de Israel viram os egípcios às suas costas. Aterrorizados, eles clamaram ao Senhor. 11E disseram a Moisés: “Foi por não haver sepulturas no Egito que tu nos trouxeste para morrer no deserto? De que nos valeu ter sido tirados do Egito? 12Não era isso que te dizíamos lá: ‘Deixa-nos em paz servir aos egípcios?’ Porque era muito melhor servir aos egípcios do que morrer no deserto”.
13Moisés disse ao povo: “Não temais! Permanecei firmes e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar; os egípcios que hoje estais vendo, nunca mais os tornareis a ver. 14O Senhor combaterá por vós, e vós, ficai tranquilos”.
15O Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha. 16Quanto a ti, ergue a vara, estende o braço sobre o mar e divide-o para que os filhos de Israel caminhem em seco pelo meio do mar.
17De minha parte, endurecerei o coração dos egípcios, para que sigam atrás deles, e eu serei glorificado às custas do Faraó, e de todo o seu exército, dos seus carros e cavaleiros. 18E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó, dos seus carros e cavaleiros”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Êx 15,1-6)

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!
— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!
— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! O Senhor é a minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação! Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei.
— O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é “Onipotente”: os soldados e os carros do Faraó jogou no mar, seus melhores capitães afogou no mar Vermelho.
— Afundaram como pedras e as ondas os cobriram. Ó Senhor, o vosso braço é duma força insuperável! Ó Senhor, o vosso braço esmigalhou os inimigos!


Aclamação (Sl 94,8)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!


Evangelho (Mt 12,38-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

NOTA DE SOLIDARIEDADE

QUEREMOS LAMENTAR E AO MESMO TEMPO MOSTRAR NOSSA SOLIDARIEDADE A TODOS OS FAMÍLIARES DE FRANCISCA MARQUES DE MOURA, NOSSA QUERIDA DONA CHIQUINHA POR SUA PARTIDA PARA A CASA DO PAI NESTA ÚLTIMA MADRUGADA, AO MESMO TEMPO CONVIDAR A TODOS OS PAROQUIANOS A SER FAZEREM PRESENTES NA SUA DESPEDIDA HOJE AS 16h SAINDO DE SUA RESIDENCIA ATÉ A IGREJA MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA EM ASSU. AVISAMOS AINDA QUE SAIRÁ TRANSPORTE DAQUI DA IGREJA MATRIZ AS 15.

CRISTO FEST - 22 DE AGOSTO


19 de julho de 2009 — Domingo





19 de julho de 2009 — Domingo
16º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)





Jesus teve compaixão da multidão sedenta de vida!

A Revelação é fruto do amor de Deus que, em todo tempo, procura aproximar-se da humanidade. Em sua sabedoria, ao deparar-se com a condição dos seres humanos, Deus tem conhecimento da precariedade da existência humana, sujeita ao pecado. Movido pela compaixão, envia-nos seu Filho Jesus, que manifesta o seu rosto misericordioso. Em Jesus, que se doa no serviço à humanidade, compreendemos que Deus está perto de nós e nos resgata. Assim, como seguidores de Jesus, somos convidados a anunciar a misericórdia de Deus a todos os povos, para que cada ser humano experimente a compaixão divina, manifestada a nós através de Jesus Cristo, nosso único pastor.



LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

O verdadeiro pastor é aquele que serve a seus irmãos na gratuidade, fazendo-se solícito às suas necessidades. Quando imperam o egoísmo e a vaidade, abre-se espaço na comunidade para a opressão e a exclusão, que a faz distanciar-se de sua vocação de ser sacramento da misericórdia. As leituras de hoje nos convidam a retomar a atitude de compaixão de Jesus, para que possamos restabelecer a comunhão entre as pessoas e fazermos valer a Boa-nova da solidariedade e da fraternidade.


Primeira Leitura (Jr 23,1-6)

Leitura do Livro do profeta Jeremias:
1“Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor!
2Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor.
3E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde foram expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão.
4Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor.
5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra.
6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 22)

— O Senhor é o pastor que me conduz;/ felicidade e todo bem hão de seguir-me!
— O Senhor é o pastor que me conduz;/ felicidade e todo bem hão de seguir-me!
— O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei;/ estais comigo com bastão e com cajado;/ eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo,/ e com óleo vós ungis minha cabeça;/ o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida;/ e na casa do Senhor habitarei/ pelos tempos infinitos.


Segunda Leitura (Ef 2,13-18)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 13Agora, em Jesus Cristo, vós, que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo.
14Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade.
15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz.
16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade.
17Ele veio anunciar a paz a vós, que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos.
18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1. Minhas ovelhas escutam minha voz,/ minha voz estão elas a escutar./ Eu conheço, então, minhas ovelhas,/ que me seguem, comigo a caminhar!


Anúncio do Evangelho (Mc 6,30-34)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo São Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

— Cristo, Bom Pastor enviado pelo Pai, alimenta-nos com sua palavra de vida. Confiando em sua presença entre nós, elevemos nossas súplicas a Deus Pai, que é a fonte da vida verdadeira.
1. Senhor, que vossa Igreja seja servidora da humanidade, tornando-se no mundo sacramento de vossa misericórdia, nós vos pedimos.
— Senhor, Bom Pastor, ouvi-nos e atendei-nos!
2. Senhor, que a prática da misericórdia leve-nos a superar todas as divisões para que a paz seja fruto da reconciliação e da justiça; nós vos pedimos.
3. Senhor, que sensíveis às diferentes realidades humanas, saibamos aproximar-nos dos pequenos e excluídos, manifestando-lhes vosso amor e compaixão, nós vos pedimos.
4. Senhor, que nossos trabalhos pastorais sejam de fato serviço aos irmãos, continuando o anúncio de vosso reino de vida para toda a humanidade, nós vos pedimos.


— Senhor, nosso Pai, ouvi atento nossas súplicas e fazei que, a exemplo de Jesus, o bom Pastor, saibamos servir a todos os irmãos com compaixão e caridade. Isto vos pedimos pelo mesmo Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Amém.

AGRADECIMENTO!

QUEREMOS AGRADECER MAIS UMA VEZ TODOS OS SEGUIDORES E AQUELES E AQUELAS QUE NOS PRESENTEIAM COM UMA VISITA NESTE HUMILDE ESPAÇO!

PUBLICAÇÕES