SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

OBRIGADO SENHOR! HOJE CELEBRO O DOM DA VIDA!

               Nos primeiros minutos deste dia confesso que tentei notar em uma folha de papel os nomes das pessoas que estavam me ligando e me mandando mensagens (consegui notar até a décima), não sei qual minha intenção... será que estava tentando medir o quanto seria lembrado? Confesso com toda felicidade que isto foi impossível se concretizado, não deu pra notar os nomes de tantos amigos e amigas que lembraram e estão lembrando esta data tão especial pra mim, esta data em que celebro este dom tão precioso que Deus me concedeu! Quisera hoje poder encontrar todos os amigos e amigas que por minha vida passaram e juntos cantarmos Parabéns... Mas a vida é assim... não é sempre que os amigos podem estar presentes em nossa vida o tempo vai passando.
               Hoje de manhã cedo pude perceber o quanto é importante conquistar sempre novos amigos, pude sentir o carinho e a atenção dos meus irmãos Upanemenses logo cedo com um belíssimo café da manhã.
              Agradeço a Deus pela minha existência por ser mais um milagre da vida a vida é repleta de milagre e neste dia do meu aniversário sinto-me como um milagre diante de Deus e agradeço por mais um ano de oportunidade. Agradeço aos meus familiares e irmãos amigos, a todos vocês que desde os primeiros minutos deste dia tiveram o cuidado de lembrar esta data pra mim, tão importante por se tratar de estar celebrando a vida. O meu muito obrigado! Que Deus abençoe a todos vocês, a todos que me amam e que estão sempre presentes, aos que estão em minha vida reparto o meu coração em muitos pedaços doando um pedacinho para cada um e se eu pudesse ter muitos braços, abraçaria a todos, os de perto e mesmo distantes e me abraçaria ternamente. 
            

VERDADEIRO JEJUM

O jejum agradável a Deus

Jesus, após o chamado de Mateus, come com ele e com seus amigos, publicanos e excluídos pelo legalismo de Israel. Tal procedimento merece a repreensão dos fariseus, por Jesus estar se juntando aos "pecadores". Nova controvérsia surge agora pelo fato de Jesus e seus discípulos não estarem observando um jejum prescrito. Os fariseus, com muita piedade, jejuavam duas vezes por semana apresentando-se assim como intercessores pelo povo junto a Javé. Era uma forma de ostentar ares de piedade e conquistar louvores e submissão do povo humilde. São aparências que encobrem a hipocrisia, descartadas por Jesus. Estando João Batista na prisão, discípulos seus vão questionar Jesus sobre esta questão do jejum. Este detalhe mostra que o movimento dos discípulos de João Batista regride às observâncias do judaísmo e segue em paralelo com o movimento de Jesus. Descartando a observância legal do jejum, Jesus afirma que, com ele, se vive novos tempos de alegria, felicidade, partilha, como em um banquete nupcial, junto ao noivo. A alusão ao jejum quando "o noivo lhes será tirado" parece ser uma adaptação do evangelista ao retrocesso da retomada da tradicional prática do jejum nas comunidades, após a crucifixão de Jesus. O jejum agradável a Deus é a abstenção do consumo dos bens supérfluos e a partilha com as pessoas mais necessitadas. 
 


José Raimundo Oliva

QUARESMA

PUBLICAÇÕES