SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

DIA DE FINADOS

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação
Fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br


Aqui em Upanema tivemos duas missas: A primeira às 6h da manhã em frente ao cemitério morada da paz e a segunda às 17h na Igreja Matriz.









visite também:





BANDA DEUS CONOSCO DA PARÓQUIA DE UPANEMA ANIMOU A CAMINHADA ATÉ O SANTUÁRIO

VALE LEMBRAR QUE, A BANDA "DEUS CONOSCO" DA PARÓQUIA DE UPANEMA FOI QUEM FEZ A ANIMAÇÃO DA MATRIZ DE PATU ATÉ O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS.  PENA QUE O SOM DOS TRIOS NÃO ESTAVA COLABORANDO.





































ROMARIA DA JUVENTUDE

MILHARES DE JOVENS ESTIVERAM PRESENTES NA 15 ROMARIA DA JUVENTUDE DA DIOCESE DE MOSSORÓ.
DEPOIS DE UMA BREVE ANIMAÇÃOS, DOM MARIANO PRESIDIU CELEBRAÇÃO EUCARISTICA CONCELEBRADA POR PE. DOMINGOS, PE. IVAN, PE DÁRIO, PE ERIVON, PE CHAGAS, PE. POSSÍDIO, PE. FRANCINALDO E O PADRE TADEU, DA DIOCESE DE PALAMARES - AL, QUE É O RESPONSÁVEL PELA ARTICULAÇÃO DO SETOR DA JUVENTUDE NO REGIONAL NORDESTE II.


A Diocese de Santa Luzia de Mossoró viveu sua 15ª Romaria da Juventude no último, dia 30 de outrubro, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, no município de Patu - RN.
Foram aproximadamente 8 mil jovens que participaram deste evento que tem como objetivo reunir as diversas expressões de juventude em um encontro de fraternidade, partilhando os carismas e vivenciando a alegria e o desafio de ser jovens que buscam a vontade de Deus em suas vidas.
Pastorais, movimentos, comunidades novas, e várias expressões que não estão diretamente ligadas a pastoral da Igreja, como os escoteiros, participaram desde às 5h da manhã com a Santa Missa presidida por Dom Mariano Manzana, bispo da Diocese de Mossoró e concelebrada por padres que vieram acompanhar os jovens de suas paróquias.
Também estava presente o padre Tadeu, da Diocese de Palmares - AL, que é o responsável pela articulação do Setor de Juventude no Regional Nordeste II. Ele manifestou seu encantamento com o evento e incentivou o trabalho da equipe organizadora.
Shows e apresentações com participação de grupos e ministérios de música da Diocese enriqueceram e deram ao evento uma beleza própria: grupos Swing e Louvor, Som do Pai e Missão de Amor. Também pretigiou a Romaria o DJ Angelus que animou a juventude durante seu show.
Muitos jovens colaboraram na confecção da Cápsula do Tempo que foi elaborada para esta romaria com o objetivo de reunir e guardar objetos, fotos, textos dos grupos de jovens sobre o evento e sobre sua caminhada, entre outras coisas, sendo selada para somente ser aberta em 2026, por ocasião dos 30 anos da Romaria.
A equipe organizadora agradece a todos os que colaboraram para a realização desta romaria. "Ela é fruto do trabalho de muitas mãos, feita em mutirão, por isso é de toda a juventude da diocese", disse o Pe. Augusto Lívio, responsável pelo Setor de Juventude da Diocese de Mossoró.

Fonte: Padre Augusto Lívio

DIOCESE DE MOSSORÓ REALIZA A 15ª ROMARIA DA JUVENTUDE

RomariaJuventudeMossoroA Romaria da Juventude na Diocese de Mossoró completa hoje, 15 anos. Ela nasceu pequena, a partir da iniciativa da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) em 1996 e, desde então, foi crescendo de tal modo que hoje se tornou um evento articulado pelo Setor Diocesano de Juventude.
Neste ano, além de celebrar os seus 15 anos de caminhada, também se vivencia o clima de pré-jornada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 no Rio de Janeiro; além de se refletir sobre o problema da violência e extermínio da juventude e de celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
A Romaria acontece hoje dia 30 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no município de Patu (RN).
Com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", a 15ª Romaria da Juventude da Diocese de Mossoró espera vivenciar um momento bonito de encontro, partilha, reflexão e muita alegria entre as juventudes de todas as paróquias.
Nos últimos anos a Romaria tem atraído a participação de aproximadamente 5 mil jovens. A organização espera, para este ano, superar esta marca devido o clima que a Diocese vive depois de ter enviado 30 delegados para a JMJ de Madri. Estes delegados realizaram toda a articulação da romaria nas paróquias e estão motivando a participação dos jovens.
Segue abaixo a programação das apresentações, shows e outras atividades da Romaria:
- Nas paróquias acontecerá vigília na véspera da Romaria.
4:30h - Chegada e acolhida dos romeiros na Igreja Matriz de Patu - RN
5:15h - Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana
6:30h - início da caminhada em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis com a Banda Deus Conosco da Paróquia de Upanema
Entre 7h e 8h - DJ Angelus acolhe os romeiros no Santuário
8h - Intervalo para Missa do Santuário
9h30min - Banda Som do Pai
10h - DJ Angelus
Peça de Teatro
Dança de Rua
11h - Banda Swing Louvor
11h30min - Ministério Missão de Amor
12h - Benção do Santíssimo
Além desta programação estarão acontecendo simultaneamente: Exposições da história de todos os grupos de jovens da diocese, atividades teatrais no meio dos romeiros, haverá trocas de lembranças entre os jovens celebrando os 15 anos de Romaria, confissões, a confecção da cápsula do tempo para marcar esta data, entre outras atividades feitas por iniciativa dos grupos.

já confirmamos presença com dois ônibus, daqui há alguns minutos estaremos partindo com destino ao santuário.

PEREGRINAÇÃO SANTA LUZIA DE MOSSORÓ - PADROEIRA DA DIOCESE PARTE 2


DEPOIS DE PASSAR PELA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, A IMAGEM E O RELICÁRIO DE SANTA LUZIA FORAM ACOLHIDAS NA CAPELA DE SANTO ANTONIO NO PORÉ. LÁ CELEBRAMOS A SAGRADA EUCARISTIA DO 31 DOMINGO DO TEMPO COMUM, AO TERMINAR A SANTA MISSA A PREFEITA MARISTELA COMUNICOU QUE CONSEGUIU UMA REFORMA PARA QUADRA QUE FICA AO LADO DA CAPELA. QUEREMOS AGRADECER À EQUIPE DE PEREGRINAÇÃO DE SANTA LUZIA E É CALRO A GRANDE PARTICIPAÇÃO DE COMUNIDADE CATTÓLICA DE UPANEMA.




























PUBLICAÇÕES