SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

PREPARAÇÃO PARA FESTA DE SANTA LUZIA 2009

- Em preparação à festa de Santa Luzia 2009, neste domingo 2 de agosto, nos reuniremos com todas as equipes de peregrinação a partir das 8h30m. Depois da missa faremos o envio das equipes.

O que é a vocação sacerdotal?

O que é a vocação sacerdotal?

A vocação ao sacerdócio é:
- Um mistério de amor entre Deus que, por amor, chama ao homem que, também por amor, lhe responde livremente.
- Um chamado para ser a ponte entre Deus e os homens.
- Um chamado a continuar no mundo e salvá-lo, mas não ser mais do mundo.
- A decisão de um jovem que quer dedicar a vida para ajudar aos irmãos a salvarem suas almas e a tornar este mundo mais conforme com o que Deus pensou.
A vocação ao sacerdócio não é:
- Um sentimento: costuma-se dizer ´eu sinto a vocação´. Na verdade a vocação não se sente. É, antes, uma certeza interior que nasce da graça de Deus que me toca a alma e que me pede uma resposta livre. Caso Deus chame, a certeza irá crescendo na medida em que a sua resposta for mais generosa.
- Um destino irrevogável, iniludível: Muitos acreditam que quem tem a vocação vai porque vai. Não! A vocação é um mistério de amor e o amor é livre. Se eu não respondo com generosidade, o chamado de Deus fica frustrado.
- Um refúgio para quem tem medo da vida.
- Uma carreira como qualquer outra. Não! É uma história de amor. - Uma segurança matemática. Na verdade, na vocação sacerdotal você tem que aceitar o risco do amor, mas lembre-se: é um risco nas mãos de Deus.

"Deus sacia seus filhos"


"Deus sacia seus filhos"


Pão vindo do Céu

O coração humano sempre foi um peregrino faminto e sedento de Deus. Busca saciar esta fome. O homem, no correr da história, criou deuses nos quais colocou sua esperança.No mundo moderno mudam-se os deuses, mas é a mesma busca. Na história da Salvação, Deus se revelou ao povo escolhido através da carinhosa atenção de dar-lhe o pão vindo do céu. Deste modo iniciou um longo caminho até à vinda do Filho. Jesus revelou o Pai: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9).Crer em Jesus é encontrar o Pai. João reflete (cap 6) sobre a fé em Jesus. Fé é o alimento que sacia: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou... Meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do Céu... Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim, nunca mais terá sede” (Jo 6,29-35). “Esforçai-vos não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e o que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo” (Jo.6,27-29). Moisés alimentou o povo com o pão do céu, o maná. E Jesus diz que é o Pai quem dá o verdadeiro pão do céu. “O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá a vida ao mundo”! (Jo 6,32-33). Somente Jesus pode saciar a insatisfação do mundo, tanto a falta de alimento que é grave, como a angústia das pessoas nas crises existenciais. A religião apresenta o alimento para a vida: A fé em Jesus. Ele nos dará a comer sua carne e beber seu sangue pela fé e pela Eucaristia. O milagre da multiplicação dos pães é realizado durante a Páscoa dos judeus. Eucaristia é Páscoa que sacia a fome de Deus.

O pão que eu vos darei

A Eucaristia, ponto máximo da fé cristã, une o fiel ao Mistério Pascal de Cristo. É a presença real do Corpo e Sangue de Cristo. Não é só uma recordação da ceia. Jesus ensina que comer o pão e beber o vinho realiza a exigência de comer sua carne e beber o seu sangue. O pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo (v.51). Os evangelistas narram o gesto de Jesus: “Tomou um pão, abençoou, partiu-o e distribuiu-lhes, dizendo: ‘Tomai, isto é meu corpo’. Depois tomou o cálice... disse-lhes: ‘Isto é o meu sangue, o sangue da aliança que é derramado em favor de muitos’” (Mc 14,22-24). Não disse: significa ou simboliza ou representa, mas é seu Corpo e Sangue. Eucaristia dá a Vida não como o maná: “Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que, não morra quem dele comer” (v. 49-50). Quem come, alimenta-se do Corpo do Senhor. Este alimento nós o encontramos na Eucaristia. Há uma união íntima entre Fé e Eucaristia: “Quem crê tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia” (v.40); “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia (Jo 6,54). “Isso é o pão que Deus vos deu como alimento”, disse Moisés. (Ex.16,15). Jesus diz: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,35). Há uma união profunda de fé e Eucaristia que são para a Vida.

Revestir o homem novo.

S. Paulo, escrevendo aos efésios, convida-os a não viver como os pagãos, isto é, na mentalidade do homem velho cheio de vícios e paixões enganadoras; Anima-os a se despojarem do homem velho e se revestirem do homem novo, criado à imagem de Deus em verdadeira justiça e santidade (Ef 4,22.24). Trata-se da busca de fundar a vida na fé em Jesus. Ele será o alimento. Cada Eucaristia renova a fé e nutre a vida eterna. O Pão da Eucaristia dá-nos o sabor de viver. A Eucaristia não pode ser um ato de devoção como outro qualquer. Ela é o momento em que saciamos a fome de Deus com a fé e o Pão.
Leituras:Êxodo 16,2-4.12-15;Salmo 7; Efésios 4,17.20-24; João 6,24-35.



1. O homem tem fome e sede de Deus. Buscou solução nos muitos deuses. Deus se revelou ao povo escolhido saciando sua fome através do pão vindo do céu, o maná. A revelação culmina em Cristo que nos revela o Pai. Quem crê em Jesus tem a vida eterna. Ele dá sua carne como comida e seu sangue como bebida. Ele é o Pão da Vida. O milagre da multiplicação dos pães, na Páscoa dos judeus, é símbolo da nova Páscoa que acontece em cada Eucaristia e sacia a fome de Deus.

2. A Eucaristia une o fiel ao Mistério Pascal de Cristo. É a presença real do Corpo e sangue de Cristo.Jesus ensina que comer o pão e beber o vinho realiza a exigência de comer sua carne e beber seu sangue para a Vida eterna. Ele mesmo mostra que o Pão e o Vinho da Eucaristia são seu Corpo e Sangue. Há íntima união entre Fé e Eucaristia. Quem crê e quem come sua carne e bebe seu sangue, tem a vida eterna.

3. Paulo convida os efésios a não viverem como os pagãos, na mentalidade do homem velho, cheio de vícios e paixões. Anima-os a se despojarem do homem velho e se revestirem do homem novo, criado à imagem Deus. Trata-se de fundar a vida na fé em Jesus. Cada Eucaristia renova a fé e nutre a vida eterna.

Nota: a palavra maná vem do hebraico: Man-hû, que significa: o que é isso?

Jesus é um pão

Jesus era muito do esperto. Tudo o que Deus pensou para nós, Ele pôs no pão. Resumiu no pão o passado, o presente e o futuro. Quem pensaria assim?!
Moisés fez chover pão do céu. O maná! Quando a fome apertou, no deserto... não transformou as pedras em pão. Parece que usou as estrelas. Que festa! Matou a fome do povo. Mais ainda. O maná, diz a Bíblia tinha o gosto que a pessoa escolhia e transformava naquilo que cada um desejava (Sb 16,21-22). Tão bom assim, só seria superado por Jesus: “Moisés vos deu o pão do Céu; Eu vos dou o verdadeiro pão”. O pão é Ele mesmo. É um alimento a ser comido pela fé: “Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35).
Esse pão dá vida ao mundo. O que vai acontecer com a gente, por crer em Jesus? Paulo responde: Renova nossa mentalidade e nos reveste do homem novo (Ef. 4,23-24).
Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista

DOMINGO, 2 DE AGOSTO DE 2009

2 de agosto de 2009 — Domingo
18º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)



Quando nos fizermos fonte, não mais teremos sede!

Dia da Vocação dos Ministérios Ordenados

Criados à imagem de Deus, somente a vida divina é que nos realiza e sacia. Por isso, egoísmo, insensibilidade, ambição, maldade deixam-nos mal com nós mesmos, com os outros, com Deus. Em cada Eucaristia, Jesus, vendo nossa infelicidade, oferece-nos seu divino caminho de ser feliz: Sua força de sempre amar, sempre ser solidário, sempre perdoar! Aprendamos a ser Eucaristia, a não mais ter fome! Neste Mês Vocacional que estamos iniciando, acolhamos esse divino apelo de felicidade no serviço aos irmãos e irmãs que vivem ao nosso lado!


LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

Jamais nos saciaremos se, como pagãos, como homem velho “que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras”, formos gananciosos em acumular bens! Se buscarmos Deus apenas pelo pão que Ele nos dá! Mas, não mais teremos fome se revestirmos “o homem novo, criado à imagem de Deus”! Se, acreditando em Jesus, o pão que dá vida, aprendermos com Ele a nos tornar pão para os irmãos! Fazendo-nos fonte, não mais teremos sede!

Primeira Leitura (Êx 16,2-4.12-15)

Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 2a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3“Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?”
4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia, a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 12Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”.
13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento.
14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra.
15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório (Sl 77)

— O Senhor deu a comer o pão do céu.
— O Senhor deu a comer o pão do céu.
— Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos,/ e transmitiram para nós os nossos pais,/ não haveremos de ocultar a nossos filhos,/ mas à nova geração nós contaremos:/ as grandezas do Senhor e seu poder.
— Ordenou, então, às nuvens lá dos céus,/ e as comportas das alturas fez abrir;/ fez chover-lhes o maná e alimentou-os,/ e lhes deu para comer o pão do céu.
— O homem se nutriu do pão dos anjos,/ e mandou-lhes alimento em abundância;/ conduziu-os para a Terra Prometida, para o Monte que seu braço conquistou.

Segunda Leitura (Ef 4,17.20-24)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 17Eis, pois, o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada.
20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus.
22Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, 23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade.
24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. — Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação ao Evangelho


— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
O homem não vive somente de pão,/ mas vive de toda palavra que sai/ da boca de Deus e não só de pão,/ amém, aleluia, aleluia!

Anúncio do Evangelho (Jo 6,24-35)

— O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”
26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.
28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”
29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.
35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ (inclina-se até às palavras da Virgem Maria) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.

Preces dos Fiéis

— Pai bondoso, para nos atender, vós quereis que vos peçamos. Mas, em nossa fragilidade, nem sequer vos pedir nós sabemos. Vinde em nosso auxílio!
1. Às nossas murmurações e fragilidades vós nos respondeis com novas atitudes de amor. Para que tenhamos sempre mais essa divina força de amar em todos os nossos relacionamentos, nós vos pedimos:
— Dai-nos, senhor, vosso amor, pois só ele nos sacia!
2. Vós nos convocais a renunciar à nossa existência passada, despojando-nos do homem velho e revestindo-nos do homem novo, de vosso próprio Filho, “em verdadeira justiça e santidade”, assim vos pedimos:
3. Tantas vezes vos buscamos apenas porque nos destes pão e ficamos satisfeitos, mas continuamos com fome. Ensinai-nos a ser como vós, fontes de pão, de vida, de esperança aos irmãos, assim vos pedimos:
4. Neste mês vocacional que estamos iniciando, que toda a vossa Igreja redescubra e aprofunde sua vocação de fazer acontecer no mundo vosso amor, mesmo diante de murmurações, de recusas ao mesmo amor, assim vos pedimos:
5. Vós sois o único Pastor, mas vos servistes de Moisés e de Josué para apascentar vosso povo. Chamai muitos jovens a viverem sua disponibilidade no serviço sacerdotal a seus irmãos, assim vos pedimos:

— Pai bondoso, atendei nossos pedidos, dai-nos generosidade e prontidão em responder aos apelos vocacionais que dirigis a todos nós, e enviai-nos à missão que vós tendes para cada um de nós! Por Cristo, nosso Senhor.
— Amém.

Agosto é o mês das vocações

Agosto é o mês das vocações


Falar em vocação nos traz de imediato à mente a compreensão de um chamado e de uma missão a cumprir. Os documentos da Igreja ensinam que toda pessoa é vocação. Sob a luz da fé cristã, não nascemos apenas do encontro do amor de um homem com uma mulher, mas, todos somos pensados e queridos por Deus desde sempre e para sempre. Toda pessoa tem uma origem divina e humana ao mesmo tempo.
Em nossa origem divina e humana, feitos à imagem de Deus, somos todos missionários na essência de nosso ser. Cada pessoa, onde quer que se encontre, tem uma missão a viver e a cumprir. Ninguém é maior, ninguém é menor. Na fé cristã, o valor de alguém, não se mede pelo cargo que ocupa, mas, pelo amor que se vive. Somos membros vivos uns dos outros. Todos são necessários.
Essa consciência do valor da vida nos leva ao dever de compromisso na solidariedade com todos, principalmente com os mais pequeninos e necessitados de nosso mundo. Santo Agostinho afirma: “A maior glória de Deus é a dignidade do homem”.
É, portanto, impensável viver a fé sem a consciência de um compromisso sério de comunhão com Deus e com os irmãos. “Quem diz amar a Deus a quem não vê e não ama o irmão a quem vê, se engana a si mesmo e é mentiroso” (1Jo.4,20-21).
Como cristãos, devemos permanentemente nos questionar sobre as exigências práticas de nossa vocação e vida cristã. Como valorizamos nossa vida e a vida de todos que nos cercam? Que tempo investimos no cultivo dos valores da vida em família, na comunidade e na Igreja? É bom saber. Valor não é um conceito e nem apenas um conhecimento, mas, um bem que investimos e levamos a sério em nossa vida.
Esta é a verdade. No amor somente se partilha aquilo que se é. “Ama teu próximo como a ti mesmo” Lc.10,27. Quem não se ama e não é honesto consigo não ama a ninguém. Como querer transformar os outros, o mundo, se por primeiro não nos transformamos a nós próprios? Sem dúvida, o mundo precisa de doutores e de teólogos, mas precisa acima de tudo de pessoas que vivam sua fé. Neste mês em que à Igreja nos convida a refletir sobre a vocação, somos convidados a pensar sobre que valor damos a nossa vida e a vida de todos. Sem dúvida, faz muito sentido refletir sobre como cada um vive em família, na comunidade, na Igreja e em sua missão específica no mundo.
Padre Evaristo DebiasiAIS

1º de agosto de 2009 — Sábado


1 de agosto de 2009 — Sábado
Santo Afonso de Ligório
(BDr, Mem, Cor Branca)


Santo Afonso Maria de Ligório nasceu em Marianella, próximo de Nápoles, no dia 27 de setembro de 1696. Aos 16 anos obteve o doutorado em Direito Civil e Canônico. Aos 30 anos foi ordenado sacerdote. Em 1732 fundou a Congregação dos Missionários Redentoristas, com a missão de anunciar o evangelho aos pobres e abandonados e onde houvesse urgência pastoral. Em 1762 foi nomeado bispo de Santa Águeda dos Godos. Morreu em 01 agosto de 1787. Foi canonizado em 1839. Declarado Doutor da Igreja em 1871 e patrono dos confessores e moralistas em 1950.


Deus nos fala

O eterno se fez presente em nosso tempo e deu-nos o tempo necessário para alcançarmos sua eternidade. João Batista é o precursor de Jesus também na morte pois, como Jesus, denunciou a injustiça e mostrou a verdade, sofrendo por isso o martírio. A Palavra torna transparente a verdade diante de nós.


Primeira Leitura (Lv 25,1.8-17)

Leitura do Livro do Levítico.

1O Senhor falou a Moisés no monte Sinai, dizendo: 8“Contarás sete semanas de anos, ou seja, sete vezes sete anos, o que dará quarenta e nove anos. 9Então fará soar a trombeta no décimo dia do sétimo mês. No dia da Expiação fareis soar a trombeta por todo o país. 10Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação para todos os habitantes do país: será para vós um jubileu. Cada um de vós poderá retor­nar à sua propriedade e voltar para a sua família. 11O quinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu: não semeareis nem colhereis o que a terra produzir espontaneamente, nem colhereis as uvas da vinha não-podada; 12pois é um ano de jubileu, sagrado para vós, mas podereis comer o que produziram os campos não-cultivados. 13Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade. 14Se venderes ao teu con­terrâneo, ou dele comprares alguma coisa, que ninguém explore o seu irmão; 15de acordo com o número de anos decorridos após o jubileu, o teu con­terrâneo fixará para ti o preço de compra, e de acordo com os anos de colheita, ele fixará o preço de venda. 16Quanto maior o número de anos que restarem após o jubileu, tanto maior será o preço da terra; quanto menor o número de anos, tanto menor será o seu preço, pois ele te vende de acordo com o número de colheitas. 17Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 66)

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheçam o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
— Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.
— A terra produziu sua colheita: o Senhor e nosso Deus nos abençoa. Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe e o respeitem os confins de toda a terra!


Aclamação (Mt 5,10)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Felizes os que são perseguidos, por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles!


Evangelho (Mt 14,1-12)

— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes mira­culosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodía­des, a mulher de seu irmão Filipe.
4Pois João tinha dito a He­ro­des: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Hero­díades dançou diante de todos, e agradou tanto a He­ro­des 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.
8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

DOM MARIANO MANZANA




I CONGRESSO CATEQUÉTICO DIOCESANO


No segundo domingo de Páscoa, dia 19 de abril, a Igreja do Brasil abriu oficialmente o Ano Catequético Nacional. Queria, por este meio, fortalecer a consciência de cada pessoa de que ser cristão é ser catequista, isso é, facilitar o encontro dos grandes e pequenos com Cristo Jesus.O ano catequético, na verdade, não é só para os catequistas, mas para toda a Igreja, para que cada atividade, ministério ou pastoral seja assumida e desenvolvida com espírito catequético. A catequese é o caminho para o discipulado.Este mês de agosto, mês vocacional, oferece a nossa Diocese um grande evento que pode favorecer ainda mais o compromisso catequético dentro da comunidade. É o Primeiro Congresso Catequético Diocesano. Será de 28 a 30 de agosto, em Mossoró, no Teatro Pedro Ciarlini.Cada paróquia é convidada a participar com um número limitado de pessoas, só 25 catequistas, devido aos problemas logísticos e organizacionais que um evento deste tamanho comporta. Por isso, a escolha deve ser feita com muito cuidado e com critérios bem claros. Quem participa deve repassar, na cidade ou no sítio, aos outros que não puderam participar o conteúdo, o entusiasmo, o ardor do congresso para que a catequese retome nova vida e maior destaque.Agradecemos desde já a todos que irão participar, sabendo das dificuldades que às vezes isso comporta, aos que permitem e facilitam a realização de tão grande evento eclesial, aos que colaboram de qualquer forma. Pedimos a todos pessoalmente e às comunidades uma fervorosa oração para que o congresso tenha bom e frutuoso resultado.Um abraço fraterno a todos/as os/as catequistas da Diocese e um bem vindo aos que estão preparando a mala para participar do Iº Congresso Catequético Diocesano. Pedimos desde já a proteção de Nossa Senhora dos Impossíveis e de Santa Luzia, padroeira da nossa Diocese, que se prepara para celebrar os 75 anos da sua criação.

Que Deus abençoe a todos.


Dom Mariano Manzana

AGENDA

- 09h - CONFISSÕES PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA COMUNIDADE DE SÃO FRANCISCO NO ROSADO EM PREPARAÇÃO À PRIMEIRA EUCARISTIA NO SEGUNDO DOMINGO DE AGOSTO.

- 19h - FESTA DE SÃO CRISTOVÃO EM ASSU.

LITURGIA DIÁRIA


29 de julho de 2009 — Quarta-feira
Santa Marta
(Mem., Cor Branca)

Marta, juntamente com Maria e Lázaro, morava em Betânia. Diante da morte de Lázaro, Jesus dirige-lhe palavras confortadoras, e ela, manifesta-lhe sua profunda fé: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Mesmo diante de suas inúmeras preocupações, não deixou de aspirar ao único bem: a vida em plenitude junto de Deus. Marta ensina-nos a levar uma vida de plena confiança no Cristo e na certeza da nossa ressurreição, já inaugurada por Ele. Trabalhar e contemplar é o que aprendemos de Marta.


Deus nos fala

O amor verdadeiro supera todas as barreiras, Deus permanece conosco e seu amor realiza-se em nós. Marta manifesta sua plena confiança no Cristo e na vida nova que Ele nos trouxe com sua ressurreição. Maria tem a atitude de quem deseja ser discípulo do Senhor: Põe-se a ouvi-lo atentamente.


Primeira Leitura (1Jo 4,7-16)

Leitura da Primeira Carta de São João.
7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.
14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para co­nosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 33)

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
— Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.


Aclamação (Jo 8,12)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.


Evangelho (Jo 11,19-27)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)

Evangelho (Lc 10,38-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”.
41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

PARA REFLETIR NOS MOMENTOS DIFICÍEIS

Todos passamos por momentos difíceis
E lembramos de Deus nesses momentos...
Não sou diferente lembrei dele nesse momento
Eu pedi alegria,e Deus me deu pessoas a alegrar;
Eu pedi sabedoria,e Deus me deu pessoas com problemas a resolver;
Eu pedi felicidade,e Deus me deu pessoas a ajudar;
Eu pedi o amor,e Deus me deu pessoas raivosas a acalmar
Eu pedi alguém a ficar próximo, e Deus me deu uma pessoa distante;
Engraçado né, não recebi nada o que queria,mas recebi tudo o que precisava ...
Deus faz as coisas certas no momento certo,é só parar e reparar.

LITURGIA DIÁRIA


28 de julho de 2009 — Terça-feira
17ª Semana Comum
Formulário do 17° Domingo Comum
(Cor Verde)

Os discípulos, desejosos de aprender de Jesus, pedem para explicar-lhes a parábola do joio e do trigo. Jesus, cheio de paciência, ajuda-os a compreender. Quem dirige seu coração para o Deus da vida poderá saborear a força do trigal do Senhor. Ele é o Deus justo e santo que não se cansa de voltar-se para nós, seus filhos e filhas. Também, por misericórdia, continua dando-nos oportunidade para voltarmo-nos para Ele, e ganhar a vida. Quem prefere o bem, o trigo, só poderá viver.


Deus nos fala.

Como Moisés, busquemos a intimidade com Deus. Ela revela-nos seu mistério de amor. Deus nos quer junto dele; só não se beneficia de sua graça quem o rejeita decididamente. Por isso, é preciso distinguir entre o joio e o trigo, mesmo que os dois cresçam juntos. É preciso sim, saber escolher.


Primeira Leitura (Êx 33,7-11;34,5b-9.28)

Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 7Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía pra a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. 8Quando Moisés se dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar. 9Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés. 10Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. 11O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, o filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda.
34,5bMoisés permaneceu diante de Deus invocando o nome do Senhor. 6O Senhor passou diante de Moisés, proclamando: “O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, 7que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração!” 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”.
28Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 102 )

— O Senhor é indulgente, é favorável.
— O Senhor é indulgente, é favorável.
— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.
— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem;
— quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.


Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— A semente é de Deus a palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.


Evangelho (Mt 13,36-43)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A Intercessão dos Santos do Céu é Bíblica?

A Intercessão dos Santos do Céu é Bíblica?

1) Jesus é o único Salvador e não o único intercessor

Quando Paulo diz que Jesus "é o único mediador entre Deus e os homens" (1Tm 2,5-6), ele quer dizer que Jesus é o único Salvador e não o único intercessor. Para confirmar, observe que o vs 6 fala sobre "salvação" e não sobre "intercessão":
"Jesus Cristo, homem, que se entregou como resgate por todos"
Na verdade, existem muitos intercessores. O NT está repleto de passagens que nos exortam a interceder uns pelos outros, inclusive, a que precede o versículo citado acima:
"Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graça por todos os homens (...). Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador" (1Tm 2,1-3).
"Orai uns pelos outros para serdes curados" (Tg 5,16b)
Logo, Jesus não pode ser o único intercessor. No entanto, todo e qualquer intercessor, sempre ora e obtém a graça em nome de NS Jesus Cristo, e não em seu próprio nome. Pois é somente através de Jesus Cristo que temos acesso ao Pai.

2) Quanto mais santo o intercessor, mais eficaz é a intercessão.

Diz ainda a Bíblia, que quanto mais santo o intercessor, maior a eficácia da oração:
"A oração do justo tem grande eficácia." (Tg 5,16c)
Ora, se a oração de um justo tem grande eficácia, não há dúvida que é melhor pedir a intercessão de um justo do que de um pecador. E, como não existem homens neste mundo mais santificados do que aqueles que já estão no Céu, obviamente, é melhor pedir a intercessão de um santo do Céu do que de um homem que ainda vive neste mundo.

3) Os santos do Céu estão vivos.

Porém, argumentam alguns: "Mas como podem interceder se estão mortos e inconscientes?" E quem disse que estão mortos aqueles que estão VIVOS diante do Trono de Deus, porque o nosso Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, como ensinou Jesus:
"Moisés chamou ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó. Ora Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos porque todos vivem para Ele." (Lc 20, 37-38)
Portanto, Jesus nos diz que os santos falecidos (como Abraão, Isaac e Jacó) estão vivos na Presença de Deus, pois VIVEM para Ele. Não estão mortos, nem inconscientes! O livro do Apocalipse também ensina que os santos falecidos não estão adormecidos, mas mesmo antes da ressurreição, suas almas dialogam e intercedem junto a Deus:
"Vi sob o ALTAR as ALMAS DOS HOMENS IMOLADOS por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que dela tinham prestado. E CLAMARAM EM ALTA VOZ: Até quando ó Senhor, Santo e Verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando o nosso sangue contra os habitantes da terra? A cada um deles foi dada, então, uma veste branca, e foi-lhes dito, também, que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos seus companheiros e irmãos, que iriam SER MORTOS COMO ELES." (Apc 6,9-11)
Neste diálogo, as almas dos santos falecidos clamam a Deus para que apresse o Dia do Juízo Final. Observe que as almas não estão adormecidas, mas estão sob o altar de onde falam com Deus. Elas clamam ansiosas pelo Dia do Juízo Final, que será também o dia da aguardada ressurreição da carne. Deus lhes dá uma veste branca (símbolo da santidade) e ordena que aguardem mais um pouco. E, enquanto aguardam, o que fazem estas almas? Aguardam adormecidas ou vivas e acordadas? Vejamos:
"Então um dos anciões falou comigo e perguntou-me: Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os SOBREVIVENTES da grande tribulação. Lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Por isso, ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS, E O SERVEM, DIA E NOITE, NO SEU TEMPLO." (Apc 7,13-15)
Portanto, esta é a situação das almas enquanto aguardam pelo ansioso dia do Juízo Final e da ressurreição da carne, quando finalmente "Deus os abrigará em sua tenda e não haverá nem fome, sede, sol ou calor e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos" (Apc 7,15-16). Veja também como estas almas (os santos, pois estavam com vestes brancas, símbolo da santidade), intercedem diante do Trono de Deus:
"Outro anjo pôs-se junto ao ALTAR, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes para que os oferecesse com as ORAÇÕES DE TODOS OS SANTOS NO ALTAR de ouro, que ESTÁ ADIANTE DO TRONO. A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com AS ORAÇÕES DOS SANTOS, DIANTE DE DEUS." (Apc 8,3-4)
Eis aí uma passagem bíblica que nos garante a intercessão dos santos falecidos, e que agora estão diante do Trono de Deus. São oferecidas a Deus as orações de TODOS os santos. Se são de todos os santos, são tanto as orações dos santos da terra (cristãos que levam uma vida santa) quanto dos santos do Céu (que estão vestidos de branco diante do Trono de Deus). Embora este trecho da abertura dos 7 selos esteja se referindo aos santos do Céu (no quinto, sexto e sétimo selos), podemos entender as orações que chegam a Deus, também vindas dos santos da terra, pois é afirmado ser as orações de TODOS os santos.
Um exemplo destas orações de santos falecidos, encontra-se em Macabeus. Nela, Judas Macabeus relata uma visão que teve de Onias e Jeremias, já falecidos, intercedendo pelo povo:
"Onias (...) estava com as mãos estendidas, INTERCEDENDO por toda a comunidade dos judeus. Apareceu a seguir um homem notável (...) Esse é aquele que MUITO ORA pelo povo e por toda cidade santa, é Jeremias, o Profeta de Deus." (2Mac 15,12-14)

4) E como os santos conhecem nossas preces? Eles são onipresentes?

De modo algum. Só Deus é Onipresente. No entanto, todos pertencemos ao Corpo Místico de Cristo no qual vivenciamos a comunhão dos santos, ou seja, vivenciamos o fluxo de amor e relacionamentos entre todos os membros do Corpo Místico. De um modo especial, os santos que estão no Céu já possuem uma relação de profunda intimidade com Deus, de modo que através da onipresença de Deus, os santos tomam conhecimento das preces que lhes são dirigidas. Em outras palavras, é o próprio Deus quem lhes transmite as nossas preces.
Eis como Dom Estevão Bettencourt explica esta questão:
"Os bem-aventurados têm conhecimento das preces que neste mundo lhes são dirigidas, pois Deus, que fez os homens solidários entre si, não permite que essa comunhão seja dissolvida pela morte. Por isso pedimos aos santos que intercedam por nós no Céu, e Deus lhes dá a conhecer nossas orações para que, de fato, eles rezem por nós ao Pai."

5) Mas, então, qual a necessidade desta intercessão, se Deus já conhecia a prece antes mesmo do santo interceder?

Na verdade, toda e qualquer prece feita neste mundo, já era do conhecimento de Deus, antes mesmo de nós formularmos nossas súplicas. Embora assim seja, Deus quer façamos nossas súplicas. Vejamos o que disse Jesus a respeito:
"O Pai já sabe de vossas necessidades antes mesmo de pedirdes." (Mt 6,8)
"Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa." (Jo 16,24)
Embora Jesus reconheça que Deus já conheça nossas necessidades antes mesmo de fazermos nossa prece, Jesus insiste que devemos formular nossas preces dizendo: Pedi e recebereis. Porquê? Para que tenhamos um diálogo, uma relação com Deus através da oração. Ora, esta relação amorosa, Deus também deseja que exista entre todos os membros do seu Corpo Místico. Por isso, mesmo já conhecendo de ante-mão as nossas súplicas, Deus incentiva a prática da oração e da intercessão para que exista este relacionamento amoroso entre nós e Deus e também entre todos os filhos de Deus, ou seja, para que "a nossa alegria seja completa".
Interceder por alguém é um ato de amor entre os filhos de Deus. Deixar de interceder é falta de amor. Deus jamais proibirá a intercessão porque Deus é Amor.

"Naquele dia pedireis em meu nome e já não digo que rogarei ao Pai por vós. Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus." (Jo 16,26-27)
Claudio Augusto

SANTO DO DIA


27 de julho - S. Celestino (Papa)

São Celestino marcou seu pontificado - que durou pouco mais de dez anos – com algumas grandes reformas no corpo eclesiástico, demonstrando devoção e rígidos princípios. Respondendo às inquietações que cercavam a Igreja ,constituiu normas que seriam chamadas de Decretais, onde assegurava, entre outros, o direito do papa em receber apelos de qualquer cristão, leigo ou clérigo. Tomou forma, assim, o primeiro embrião do direito canônico. Escreve cartas de apoio a Santo Agostinho, que nesse período passa por sérios problemas; nelas demonstra comovente solidariedade para com o amigo, colocando-o no mesmo patamar dos grandes mestres da Igreja. Depois de disputas problemáticas no corpo clerical, escreve uma carta tranqüilizando o povo e apoiando a vitória do novo patriarca. Seria esta carta seu último documento, pois em 27 de julho de 432, morre, sendo sepultado no cemitério de Priscila . Em 817, as relíquias do santo pontífice foram enviadas para a basílica de Praxedes e parte delas teria sido mandada para a catedral de Mântua.

LITURGIA


27 de julho de 2009— Segunda-feira
19ª Semana Comum

(Cor Verde)

A fé, dom de Deus, deve crescer a cada dia em nós. Pequenina como um grão de mostarda irá crescer pela graça divina. Fé verdadeira transborda sempre, e ninguém é capaz de retê-la ou eliminá-la. Na alegria e na responsabilidade da fé, comprometemo-nos com a verdade do Reino e podemos ser sinais transparentes da verdade de Cristo. É na confiança em Deus, na gratuidade de seu amor, que conseguimos realizar o que Ele espera de nós.


Deus nos fala

Os mandamentos de Deus, recebidos por Moisés, são em defesa da vida, e por isso ninguém pode se desviar deles. Desse modo, a fé, por menor que seja, é dom de Deus para todos nós, e de nós há de transbordar para o mundo. Eis a missão do cristão.


Primeira Leitura
(Êx 32,15-24.30-34)

Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 15Moisés voltou do cume da montanha, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, que estavam escritas de ambos os lados. 16Elas eram obra de Deus e a escritura nelas gravada era a escritura mesma de Deus.
17Josué, ouvindo o tumulto do povo que gritava, disse a Moisés: “Há gritos de guerra no acampamento!” 18Moisés respondeu: “Não são gritos de vitória nem gritos de derrota; o que ouço são vozes de gente que canta”.
19Quando chegou perto do acampamento e viu o bezerro e as danças, Moisés encheu-se de ira e arremessou por terra as tábuas, quebrando-as no sopé da montanha. 20Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito, queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó. Depois espalhou o pó na água, e fez os filhos de Israel beberem dela.
21Moisés disse a Aarão: “Que te fez este povo, para atraíres sobre ele tão grande pecado?” 22Aarão respondeu: “Não se indigne o meu senhor. Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal. 23Eles me disseram: ‘Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente, pois quanto àquele Moi­sés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’. 24Eu, então, lhes disse: ‘Quem de vós tem ouro?’ Eles trouxeram ouro e me entregaram, e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro”.
30No dia seguinte, Moisés disse ao povo: “Vós cometestes um grandíssimo pecado. Mas vou subir ao Senhor para ver se de algum modo poderei obter perdão para o vosso delito”.
31Moisés voltou para junto do Senhor, e disse: “Ah! este povo cometeu um grandíssimo pecado: fizeram para si deuses de ouro. 32Peço-te que lhe perdoes esta culpa, senão, risca-me do livro que escreveste”.
33O Senhor respondeu a Moi­sés: “É aquele que pecou contra mim que eu riscarei do meu livro. 34E agora vai, e conduze este povo para onde eu te disse. O meu anjo irá à tua frente; mas, quando chegar o dia do castigo, eu os punirei por este seu pecado”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 105)

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
— Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno.
— Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.
— Até pensava em acabar com sua raça, não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse.


Aclamação (Tg 1,18)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas.


Evangelho (Mt 13,31-35)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.
33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LITURGIA DIÁRIA

26 de julho de 2009

— Domingo17º Domingo do Tempo Comum(Cor Verde)


Cristão é quem partilha o pão da vida e o pão da mesa!

A ganância sonda nosso coração e nossa mente. Sob sua influên-cia não é possível perceber a necessidade do outro. E sem partilha a vida cristã é estéril. Portanto, nós, que somos cristãos, devemos sempre nos fundamentar no amor. Somente esse amor, que é o próprio Cristo, nos conservará na unidade que é o aspecto central da vida cristã. Enquanto cristãos temos de superar as divisões humanas. Nossa missão é ser sinal do amor generoso de Deus, assegurando para todos a possibilidade de subsistência e dignidade.

LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

A Palavra de Deus é fonte inesgotável de amor. Quem dela beber terá sempre disposição para partilhar até mesmo o pouco que tem. Além de nos ensinar a partilhar, a Palavra nos ajuda a permanecer no amor e nos conserva em unidade com o corpo e o sangue de Cristo, comida e bebida partilhadas. Sustentados por este alimento celeste, conseguiremos levar adiante nossa missão de sermos sinais do amor generoso de Deus, assegurando para todos subsistência e dignidade.


Primeira Leitura
(2Rs 4,42-44)

Leitura do Segundo Livro dos Reis:
Naqueles dias, 42veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: “Dá ao povo para que coma”.
43Mas o seu servo respondeu: “Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?” Eliseu disse outra vez: “Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: ‘Comerão e ainda sobrará’”.
44O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor. — Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 144)

— Saciai os vossos filhos, ó Senhor!
— Saciai os vossos filhos, ó Senhor!
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!
— Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam/ e vós lhes dais no tempo certo o alimento;/ vós abris a vossa mão prodigamente/ e saciais todo ser vivo com fartura.
— É justo o Senhor em seus caminhos,/ é santo em toda obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.


Segunda Leitura
(Ef 4,1-6)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes; 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.
3Aplicai-vos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados.
5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. — Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!


Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1. Um grande profeta surgiu entre nós/ e Deus visitou o seu povo sofrido,/ um grande profeta surgiu entre nós,/ amém, aleluia, aleluia!

Anúncio do Evangelho
(Jo 6,1-15)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.
4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando o olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”
10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

—Irmãos e irmãs, iluminados pela Palavra de Deus, roguemos com amor e confiança para que o Senhor, em sua bondade infinita, atenda-nos em nossas necessidades.
—Senhor, ensina-nos a partilhar o que temos.
1. Ó Deus, que vossa Igreja seja verdadeiramente profética e ensine seus filhos e filhas a partilharem aquilo que têm com aqueles que nada têm. Nós vos pedimos.
2. Ó Deus, fazei com que nossa comunidade busque sempre em vossa Palavra força para poder viver o amor, em unidade com seu Filho Jesus Cristo. Nós vos pedimos.
3. Ó Deus, que o cristão não seja pretensioso e egoísta, mas saiba viver em unidade sem perder de vista a diversidade, e seja exemplo vivo de vosso amor e de vossa bondade. Nós vos pedimos.
4. Ó Deus justo e fiel, despertai em nosso coração e mente o discernimento para escolher o que é bom. Que tenhamos sempre disposição para favorecer uma vida digna para os mais necessitados. Nós vos pedimos.
(Intenções próprias da comunidade.)
— Deus providente e misericordioso, derramai sobre nós a abundância de vossa graça, para que, perseverando em nosso caminho de fé, sejamos parteiros de uma humanidade nova. Por Cristo, nosso Senhor.
— Amém.

III ECC DA PARÓQUIA DE SANTA LUZIA - CARNAUBAIS


GRAÇAS AO BONDOSO DEUS TUDO NOS CONFORME, HOJE COM AS BENÇÃOS DO NOSSO PAI, TERMINAREMOS MAIS UM ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO DA PAROQUIA DE SANTA LUZIA DE CARNAUBAIS

PUBLICAÇÕES