SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

DIA DE SÃO JOSÉ EM CARNAUBAIS E PORTO DO MANGUE

Fortes chuvas marcaram o dia de São José em Carnaubais e em parte do Município de Porto do Mangue. Quem é agricultor sabe que chover em dia de São José é bom sinal, diz as experiências populares que chuvas fecundarão nossas terras.
Ontem, as capelas de Logradouro em Porto do Mangue e a da Cidade Histórica ficaram pequenas para tantos devotos de São José. O que se via principalmente em Carnaubais era a alegria por encerrar os festejos de São José em cima de terra molhada.
Duas celebrações - muito bem preparadas liturgicamente e bem participada pela assembléia, foi contagiante ouvir os devotos catarem os hinos e cânticos litúrgicos - marcaram o encerramento dos festejos em ambas as comunidades.



arquivo paroquial - capela do logradouro em Porto do Mangue


arquivo paroquial - capela do logradouro em Porto do Mangue


arquivo paroquial - capela do logradouro em Porto do Mangue

arquivo paroquial - capela do logradouro em Porto do Mangue

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO


1. O QUE É A CONFISSÃO?
Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.

2. QUEM INSTITUIU O SACRAMENTO DA CONFISSÃO OU PENITÊNCIA?
O sacramento da Penitência foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo nos ensina o Evangelho de São João: "Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 22-23).


3. A IGREJA TEM A AUTORIDADE PARA PERDOAR OS PECADOS ATRAVÉS DO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA?
Sim, a Igreja tem esta autoridade porque a recebeu de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu" (Mt 18,18).

4. POR QUE ME CONFESSAR E PEDIR O PERDÃO PARA UM HOMEM IGUAL A MIM?
Só Deus perdoa os pecados. O Padre, mesmo sendo um homem sujeito às fraquezas como outros homens, está ali em nome de Deus e da Igreja para absolver os pecados. Ele é o ministro do perdão, isto é, o intermediário ou instrumento do perdão de Deus, como os pais são instrumentos de Deus para transmitir a vida a seus filhos; e como o médico é um instrumento para restituir a saúde física, etc.

5. OS PADRES E BISPOS TAMBÉM SE CONFESSAM?
Sim, obedientes aos ensinamentos de Cristo e da Igreja, todos os Padres, Bispos e mesmo o Papa se confessam com frequência, conforme o mandamento: "Confessai os vossos pecados uns aos outros" (Tg 5,16 ).


6- O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO?
Para se fazer uma boa confissão são necessárias 5 condições:
a) um bom e honesto exame de consciência diante de Deus;
b) arrependimento sincero por ter ofendido a Deus e ao próximo;
c) firme propósito diante de Deus de não pecar mais, mudar de vida, se converter;
d) confissão objetiva e clara a um sacerdote;
e) cumprir a penitência que o padre nos indicar.

7. COMO DEVE SER A CONFISSÃO?
Diga o tempo transcorrido desde a última confissão. Acuse (diga) seus pecados com clareza, primeiro os mais graves, depois os mais leves. Fale resumidamente, mas sem omitir o necessário. Devemos confessar os nossos pecados e não os dos outros. Porém, se participamos ou facilitamos de alguma forma o pecado alheio, também cometemos um pecado e devemos confessá-lo (por exemplo, se aconselhamos ou facilitamos alguém a praticar um aborto, somos tão culpados como quem cometeu o aborto).

8. O QUE PENSAR DA CONFISSÃO FEITA SEM ARREPENDIMENTO OU SEM PROPÓSITO DE CONVERSÃO, OU SEJA, SÓ PARA "DESCARREGAR" UM POUCO OS PECADOS?
Além de ser uma confissão totalmente sem valor, é uma grave ofensa à Misericórdia Divina. Quem a pratica comete um pecado grave de sacrilégio.

9. QUE PECADOS SOMOS OBRIGADOS A CONFESSAR?
Somos obrigados a confessar todos os pecados graves (mortais). Mas é aconselhável também confessar os pecados leves (veniais) para exercitar a virtude da humildade.

10. O QUE SÃO PECADOS GRAVES (MORTAIS) E SUAS CONSEQUÊNCIAS?
São ofensas graves a Deus ou ao próximo. Eles apagam a caridade no coração do homem e o desviam de Deus. Quem morre em pecado grave (mortal) sem arrependimento, merece a morte eterna, conforme diz a Escritura: "Há pecado que leva à morte" (1Jo 5,16b).

11. O QUE SÃO PECADOS LEVES (ou também chamados de VENIAIS)?
São ofensas leves a Deus e ao próximo. Embora ofendam a Deus, não destroem a amizade entre Ele e o homem. Quem morre em pecado leve não merece a morte eterna. "Toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte" (1Jo 5, 17).

12. PODEIS DAR ALGUNS EXEMPLOS DE PECADOS GRAVES?
São pecados graves, por exemplo: O assassinato, o aborto provocado, assistir ou ler material pornográfico, destruir de forma grave e injusta a reputação do próximo, oprimir o pobre, o órfão ou a viúva, fazer mau uso do dinheiro público, o adultério, a fornicação, entre outros.

13. QUER DIZER QUE TODO AQUELE QUE MORRE EM PECADO MORTAL ESTÁ CONDENADO?
Merece a condenação eterna. Porém, somente Deus, que é justo e misericordioso e que conhece o coração de cada pessoa, pode julgar.

14. E SE TENHO DÚVIDAS SE COMETI PECADO GRAVE OU NÃO?
Para que haja pecado grave (mortal) é necessário:
a) conhecimento, ou seja, a pessoa deve saber, estar informada que o ato a ser praticado é pecado;
b) consentimento, ou seja, a pessoa tem tempo para refletir, e escolhe (consente) cometer o pecado;
c) liberdade, isto é, significa que somente comete pecado quem é livre para fazê-lo;
d) matéria, ou seja, significa que o ato a ser praticado é uma ofensa grave aos Mandamentos de Deus e da Igreja.
Estas 4 condições também são aplicáveis aos pecados leves, com a diferença que neste caso a matéria é uma ofensa leve contra os Mandamentos de Deus.
15. SE ESQUECI DE CONFESSAR UM PECADO QUE JULGO GRAVE?
Se esquecestes realmente, o Senhor te perdoou, mas é preciso acusá-lo ao sacerdote em uma próxima confissão.

16. E SE NÃO SINTO REMORSO, COMETI PECADO?
Não sentir peso na consciência (remorso) não significa que não tenhamos pecado. Se nós cometemos livremente uma falta contra um Mandamento de Deus, de forma deliberada, nós cometemos um pecado. A falta de remorso pode ser um sinal de um coração duro, ou de uma consciência pouco educada para as coisas espirituais (por exemplo, um assassino pode não ter remorso por ter feito um crime, mas seu pecado é muito grave).

17. A CONFISSÃO É OBRIGATÓRIA?
O católico deve confessar-se no mínimo uma vez por ano, ao menos a fim de se preparar para a Páscoa. Mas somos também obrigados toda vez que cometemos um pecado mortal.

18. QUAIS OS FRUTOS DE SE CONFESSAR CONSTANTEMENTE?
Toda confissão apaga completamente nossos pecados, até mesmo aqueles que tenhamos esquecido. E nos dá a graça santificante, tornando-nos naquele instante uma pessoa santa. Tranquilidade de consciência, consolo espiritual. Aumenta nossos méritos diante do Criador. Diminui a influência do demônio em nossa vida. Faz criar gosto pelas coisas do alto. Exercita-nos na humildade e nos faz crescer em todas as virtudes.


19. E SE TENHO DIFICULDADE PARA CONFESSAR UM DETERMINADO PECADO?
Se somos conhecidos de nosso pároco, devemos neste caso fazer a confissão com outro padre para nos sentirmos mais à vontade. Em todo caso, antes de se confessar converse com o sacerdote sobre a sua dificuldade. Ele usará de caridade para que a sua confissão seja válida sem lhe causar constrangimentos. Lembre-se: ele está no lugar de Jesus Cristo!

20. O QUE SIGNIFICA A PENITÊNCIA DADA NO FINAL DA CONFISSÃO?
A penitência proposta no fim da confissão não é um castigo; mas antes uma expressão de alegria pelo perdão celebrado.


Padre Wagner Augusto

FESTA DE SÃO JOSÉ

NA NOSSA PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE CARNAUBAIS TEMOS DUAS COMUNIDADES QUE VENERAM SÃO JOSÉ: LOGRADOURO E CIDADE HISTÓRICA.
NO LOGRADOURO HAVERÁ VISITAS AS FAMÍLIAS DURANTE TODO ESTE DIA E A CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DE ENCERRAMENTO SERÁ ÀS 16h NA CAPELA;
NA CIDADE HISTÓRICA A CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DE ENCERRAMENTO ACONTECERÁ ÀS 19h.


Imagem de São José da Capela de São José em Umarizal



19 DE MARÇO:
SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ

Pai de Jesus, Esposo de Maria e Padroeiro de nossa Comunidade Paroquial São José
“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado o Cristo”.
Mt. 1, 16

Quem foi São José?

A Sagrada Escritura nos ensina que “José era um homem justo...”. Um homem simples e trabalhador, que vivia na humildade de Nazaré. Como Deus não faz acepção de pessoas, Ele inclui esse singelo homem no seu plano de salvação. Com isso percebemos que ninguém está excluído dos mistérios divinos. Também nós, residentes em Orlândia e, paroquianos de São José, fazemos parte desse plano de amor e redenção. Deus conta com o nosso testemunho de amor e fidelidade a Ele. Devemos como, o bom José, saber escutar a voz de Deus e nos colocar a disposição de sua vontade. Peçamos ao nosso patrono que sempre interceda por nós e por todos os nossos.

O Pai confiou a São José uma grande e importante missão, por isso, também o cumulou de virtudes e santidade.

“José era justo”. Os santos doutores da Igreja dizem que essa afirmação atesta que José possuía todas as virtudes num grau elevado de perfeição. Isso porque ele deixava Deus agir em sua vida.

Sâo José é ainda chamado de “Santíssimo”, o que não acontece com nenhum outro santo.

Ele era da família de Davi, a qual devia dar ao mundo o Salvador. Da estirpe de Davi devia nascer o Messias prometido. “Que honra e que dignidade! Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol de justiça, a lua mística o veneram, as estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o Céu e faz tremer o inferno. Os Anjos honram-no e cumprem suas ordens”.

Venerar São José e tê-lo como nosso Padroeiro é uma grande graça e presente do céu, pois esta é uma excelente devoção. José é assim honrado porque sempre esteve ao lado e junto de Jesus e Maria. É uma sólida devoção, por isso a Igreja e os Papas sempre a recomendaram e os Santos Doutores propagam e aconselham essa prática. Quem é guiado por São José não se desvia, avança sem cair, sem recuar, a passos gigantes em direção a Deus.

Santa Tereza de Jesus, santa carmelita, diz: “Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de lhe ter pedido algo que não me atendesse. É de pasmar a enormidade de graças que Deus me tem concedido por sua intercessão e o número de perigos da alma e do corpo de que tem me livrado”.

Quisera persuadir o Mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo pela grande experiência que tenho dos bens que ele concede. Contento-me, porém, em pedir, pelo amor de Deus, que o experimente quem nele não crê e verá, por si mesmo, que imenso bem é o recomendar-se o cristão ao glorioso Patriarca e ser se devoto”.

São José é invocado como Padroeiro da Igreja Universal, Advogado dos lares cristãos, modelo dos operários, Protetor dos agonizantes, entres outros.


ZONAL DO "VALE"

arquivo paroquial


arquivo paroquial


Dentro das novas configurações da organização pastoral da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, ontem (quarta-feira dia 17 de março de 2010) esteve reunido pela primeira vez um dos novos zonais da diocese: composto por quatro paróquias sendo as mesmas: PARÓQUIA DE SANTANA EM CAMPO GRANDE; PARÓQUIA BEATA LINDALVA E SÃO CRISTOVÃO EM ASSU; PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA EM ASSU E PARÓQUIA DE SANTA LUZIA EM CARNAUBAIS.

Presentes na reunião os padres, Tarcísio e Freire de Campo Grande; Pe. Raimundo Alexandre de Assu e Pe. Francinaldo Macário de Carnaubais que juntamente com representações dos leigo e leigas das três paróquias escolhemos o Pe. Freire como coordenador do zonal, além é claro dos encaminhamentos rotineiros decidimos aproveitarmos das reuniões do zonal para aprofundamos por meio de estudos as prioridades diocesanas.

PEQUENINOS DO SENHOR



PROJETO "PEQUENINOS DO SENHOR"

Graças a Deus depois de algumas semanas de preparação Conseguimos finalmente plantar a Semente do "Projeto Pequeninos do Senhor" na nossa Paróquia de Santa Luzia de Carnaubais.
Neste Quarto Domingo da Quaresma lançamos as sementinhas na Capela de São Francisco no Bairro Pacheco na missa das 17h. e na Matriz de Santa Luzia na Missa da Comunidade.
Graças ao nosso Pai Misericordioso todas as expectativas foram superadas.
Em Breve estaremos postando fotos da equipe responsável pelo Projeto em Nossa Paróquia.
Se estás interessado em conhecer melhor o projeto, daremos a seguir algumas dicas:


PROJETO

o Missão

Evangelizar crianças de 3 a 7 anos dentro da Igreja Católica Apostólica Romana.

Lema: “Ide por todo o mundo e levai o Evangelho a todas as criaturas.” Mc 16,15

Tema: “Vinde a mim os pequeninos e não os impeçais porque deles é o Reino dos céus.” Mc 10,14

o Direção Espiritual

A Equipe de Coordenação “Pequeninos do Senhor” tem como Diretor Espiritual o Monsenhor José Antonio de Moraes Busch, Pároco da Igreja de Nossa Senhora das Dores e Vigário Geral da Arquidiocese de Campinas que, desde o início, incentivou e acreditou no chamado de Deus à 12 discípulas leigas que se dedicam a evangelizar os pequeninos segundo os ensinamentos de Cristo Jesus.

o Visão

O Projeto Pequeninos do Senhor é um serviço da Igreja Católica Apostólica Romana, de Evangelização de crianças de 3 a 7 anos, no Acolhimento durante as Missas e Celebrações Dominicais.

CRIANÇAS NA MISSA: ISSO É POSSÍVEL?

Sim. O Projeto Pequeninos do Senhor tem como proposta a evangelização de crianças na missa, oferecendo GRATUITAMENTE o Missal dos Pequeninos, que é um material de evangelização, de fácil acesso e linguagem simples para os catequistas que acolhem os pequeninos de 3 a 7 anos, enquanto seus pais estão na Missa ou na Celebração Dominical.

Queremos levar a família para o Dia do Senhor. Pais devem levar suas crianças na missa, pois lá encontrarão espaço adequado para elas ouvirem os ensinamentos de Jesus.

Todas as Paróquias interessadas podem ter acesso ao Missal dos Pequeninos sem custo algum, pois o mesmo é acessado pelo site www.pequeninosdosenhor.com.br

ONDE SE REALIZA O PROJETO?

O Projeto se realiza em Paróquias de qualquer parte do Brasil e outros países que fizeram o cadastro e adquiriram os coletes dos Voluntários (que facilita sua identificação pelas crianças e pelos pais) para o Acolhimento das crianças durante as Missas e Celebrações Dominicais. É preciso que haja, dentro da Paróquia, ou próximo a ela, um espaço seguro e agradável, e que tenha uma acomodação mínima para acolher os pequeninos.

QUEM PARTICIPA DO PROJETO?

Participa do Projeto Pequeninos do Senhor, um Coordenador que é a pessoa responsável por organizar a equipe de voluntários/catequistas e, receber e distribuir o Missal dos Pequeninos aos mesmos. Durante o Acolhimento participam as crianças de 3 a 7 anos e os voluntários/catequistas.

O QUE É O MISSAL DOS PEQUENINOS?

É um Missal para os catequistas usarem com as crianças como um material didático de evangelização e formação, elaborado e ilustrado, na sua totalidade, pela Equipe de Coordenação Geral do Projeto.

É composto por: Formação do Catequista, e Atividades para as crianças - Ilustração do Evangelho e Dinâmicas de fixação do Evangelho - oferecendo, numa linguagem simples, o tema do Evangelho do Domingo.

O ‘Missal dos Pequeninos’ tem sua estrutura elaborada com base no Missal Dominical da Igreja Católica Apostólica Romana, e cada encontro do ‘Missal dos Pequeninos’ obedece ao respectivo dia do Ano Litúrgico da Igreja Católica.

COMO AS PARÓQUIAS PODEM ADERIR AO PROJETO?

1. O primeiro passo é cadastrar-se, no site www.pequeninosdosenhor.com.br, informando todos os dados ali solicitados;

2. O Pároco precisa assinar e carimbar a DECLARAÇÃO que se encontra anexada no ‘CADASTRO”, e enviar por email ou pelos Correios à Coordenação Geral dando ciência e aprovação da aplicação do Projeto na Paróquia e apresentando o Coordenador do Projeto Pequeninos do Senhor que será o responsável em acessar o Missal dos Pequeninos no site e distribuir o mesmo aos voluntários/catequistas;

3. Formar uma equipe, pelo menos 2 voluntários/catequistas para fazer o Acolhimento das crianças durante a Missa Dominical ou Celebração;

4. Adquirir os coletes Pequeninos do Senhor (são enviados via Correios para fora da cidade de Campinas), que deverão ser usados pelos voluntários para maior segurança de todos durante o Acolhimento das crianças. Pedimos que usem, também, um crachá de identificação com seu nome;

5. Ter sua própria senha para acessar o Missal dos Pequeninos (Esta senha é enviada após os itens acima estarem cumpridos).

CONTATOS

E-mail: pequeninos@pequeninosdosenhor.com.br

Telefone: 19 - 2121-0444 com Rachel - Horário comercial de 2ª a 6ª-feira.

Endereço: Rua Dr. Sílvio de Moraes Sales, 101 - Cambuí - Campinas - S.P. - Brasil - CEP 13025-160

Site: www.pequeninosdosenhor.com.br

PUBLICAÇÕES