SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

15 de Março de 2014 - Sábado

Preparação

O que temos?

Temos hoje uma sentença de Jesus difícil de ser seguida. E quando falamos em sentença, falamos num mandado que precisa ser aceito e não questionado. A sentença de Jesus é: “Amai os vossos inimigos”. E aí? Fácil? É uma realidade possível? Para Jesus sim e para nós também. O amor é sentimento nobre que não deve se restringir aos do nosso grupo. O amor entre os namorados e esposos é bem mais restrito. Não é deste amor que Jesus fala. Ele nos apresenta o amor que vai para além das fronteiras do nosso coração e encontra-se com as pessoas dos mais diversos gêneros e comportamentos. Amor não é troca de carinhos, mas troca de vida e um selo de doação e generosidade. O amor nos ajuda a conviver com o diferente sem torna-lo diferente de nós.

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze.

Senhor, meu Deus, inspira-me neste dia a viver com generosidade e serviço. São consequências de um coração que ama. Ensina-me, neste dia, a amar os que não consigo e rezar por aqueles que me perseguem. Fortalecei-me, Senhor.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Recado de Mateus 5, 43-48: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvis­tes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

O que o texto nos diz

Fixe sua leitura na seguinte frase:

“Se eu amar somente os que me amam, que recompensa vou ter?”

O Texto nos diz:

É trágico passar por este mundo sem ser amado. O amor transforma e nos possibilidade ver o mundo de outra maneira, não romanceado, mas autêntico, com relações verdadeiras e de respeito. Jesus é direto convocando-nos a amar os inimigos custe o que custar. Precisamos sair do casulo de proteção e oferecer até mesmo um amor que não temos, mas que pela graça de Deus é possível. A lei de Jesus é a lei do impossível. Impossível aos nossos olhos e desejos, mas possíveis quando se trata de Deus.

Reflita

O que te incomoda nas palavras de Jesus: amar o inimigo ou ser amado por ele? Você suportaria saber que aquela pessoa que você odeia, te ama? Você aceitaria partilhar o mesmo espaço com aquela pessoa que te ofendeu, maltratou, humilhou? Você conseguiria olhar nos olhos de quem te traiu? Pois é, Jesus diz que devemos responder positivamente a todas essas perguntas. O evangelho é claro e objetivo, devemos fazer o que é extraordinário, ir além dos nossos limites.

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

1 - Busque no texto a frase que mais te impressionou. Leia-a em voz alta. Repita. Leia-a em voz baixa. Deixe que o seu coração a ouça de novo numa voz baixa. Leve-a ao seu pensamento, feche os olhos e lembre-se da frase que você escolheu.
2 - Por que você escolheu esta frase? Que tipo de sentimento ela te provoca?

3 - Como está o seu coração hoje? Resuma em duas linhas, o seu sentimento depois deste exercício do retiro.

Fonte: www.eadseculo21.org.br/

14 de Março - Sexta-feira

Preparação

O que temos?

Pesos e medidas. Isto mesmo. O texto que norteia o nosso dia contempla esta velha questão do ser humano. Quais os critérios que usamos para lidar com as pessoas. Fazemos diferenças entre um e outro. Tratamos, DE FATO, igualmente as pessoas? Como Jesus agia? Para se ter uma ideia Jesus diz assim “quem chamar o irmão de bobo vai para o fogo do inferno”. Este texto está lá no evangelho de Mateus 5, 22. É verdade. Se uma simples palavra nos leva a maldição, como faremos com os grandes erros que fazemos? Esta é a nossa história de hoje.

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze.

Te amo, Senhor, com todo o meu coração. Não há sentimento maior, mas preciso que me sustente na fé. Perco-me, às vezes, e preciso de sua graça. Faça-me ver, no retiro de hoje a manifestação de sua glória.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Recado de Mateus 5, 20-26: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Fixe sua leitura na seguinte frase:

“Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão”. [Repita por uns segundos como um refrão meditativo].

O que o texto nos diz

O texto bíblico de hoje é uma prêmio para os que tiverem a oportunidade de lê-lo. É um convite a viver a prática do amor fraterno de maneira corajosa e determinada. Em tudo devemos superar as leis. Se formos chamados a gostar de alguém, devemos amá-lo. Se formos convidados a limpar a nossa casa, limpemos a rua. Tudo deve ser feito na superação daquilo que somos convidados a fazer. É o texto que nos convida a sempre ir além. Nunca nos conformar que o que fazemos é necessário. Ir além é descobrir que o amor de Deus não tem limites.

Reflita

Uma das coisas mais tristes é quando somos decepcionados por alguém ou quando somos motivo de decepção para alguém que amamos. Não sei o que dói mais. Relacionamentos humanos são difíceis porque cada pessoa tem uma história e esta, quando unida a de outro, precisa ser assumida, amada para que o convívio seja bom. Isto vale para casados, amigos e assim por diante. Não se pode conviver apenas cedendo, sendo o único que toma a iniciativa de mudança. Cada um deve sempre fazer a sua parte e, em se tratando do perdão, sempre ir além do que o outro mereça. Perdão não é questão de merecimento é questão de fé. Não se perdoa porque o outro é um coitado, mas porque você quer que o outro conheça a força do amor de Deus que está em você. Por isso, Jesus diz que as nossas atitudes devem sempre ir além do que nos pedem. Assim ele diz: “Se a vossa justiça não for maior do que a justiça dos mestres da lei, vós não entrareis no reino dos céus”.

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

1 - Então, como ficamos? Há dentro de nós a possibilidade de mudança, sempre. É próprio do ser humano a capacidade de mudar, transformar. Muda-se o cabelo, rugas, dentes e tantas coisas mais. É preciso ir além disso. Qual foi a maior experiência que você já viveu em sua vida?
2 - Você procura a reconciliação com frequência? O sacramento da confissão é um exercício que você pratica?
3 - Meta para os próximos dias: confissão. Neste décimo dia de retiro, você tem como referência procurar a confissão para continuar os outros dias. Faça assim que puder, para que você compreenda melhor esse amor de Deus neste tempo quaresmal.

Lembre-se de fazer suas anotações pessoais. 


Fonte: http://www.eadseculo21.net.br

13 de Março de 2014

Preparação

O que temos?

Um coração bondoso é a nossa meta. A caridade que fazemos demonstra a fé que temos. Jesus disse em alto e bom som de que as obras que ele realizou demonstram a fé que ele tinha no Pai. É preciso rezar com perspectiva do que faremos e como seremos uma pessoa orante dentro das atividades que realizamos. O egoísmo dilacera, pune, nos torna sedentos do faze, fazer, acumular, acumular. A caridade nos torna dócil e sensível às necessidades dos nossos irmãos. Sem caridade o coração padece, empobrece e entristece. “Pedi e recebereis”, disse Jesus e acrescenta “Tudo o que quereis que vos façam, façam também a eles”.

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze.

Deus fonte de toda a misericórdia. Somos Teus neste dia e nesta noite. Torna-nos capazes de ações que elevem o Vosso nome. Somos fracos, erramos, mas amamos o seu perdão porque ele nos enriquece, reaviva a nossa fé. Dai-nos a coragem de agirmos conforme a sua bondade e que a caridade seja o nosso propósito neste tempo.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Recado de Mateus 7, 7-12:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

O que o texto nos diz

Fixe sua leitura na seguinte frase:

“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis!” Mt 7, 7

O Texto nos diz:

Caridade: “Tudo o que quereis que vos façam, façam também a eles.”: aqui não se trata de fazer para merecer receber. Trata-se de avaliar se o que temos, somos e fazemos corresponde ao que, de fato, precisamos e devemos fazer. Não espere recompensas para dá-las. Faça o bem porque o seu coração te pede isso e não apenas porque deste gesto podem nascer compensações. Nada de interesses. O texto bíblico é um canto de amor e poesia que nos revela a face carinhosa e terna de Deus. Deus analisa o nosso tipo de bondade e revela que se até nós somos bons, porque Ele não seria? É um convite a sentir-se amado por Deus e deixa-Lo realizar em nós as transformações necessárias para que a nossa vida seja melhor.

Reflita

É difícil ser bom? Deus é bom com você? Você teria condições de se lembrar das coisas que Deus realizou e realiza em sua vida? Sou neste mundo uma semente que precisa nascer, vencer dificuldades do clima, crescer, tornar-me uma árvore frondosa e dar frutos. É o desejo. Mas pode ser que ao longo deste percurso eu tenha mais obstáculos do que imaginava e não consiga dar frutos como planejava. Ou o meu tamanho pode não ser tão alto como queria. Mesmo se não desse fruto, eu seria uma semente amada, respeitada por Deus. Poderia fazer sombras e refrescar os que passassem. Em Deus sempre há uma solução quando não insisto em querer ser o que não posso ser.

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS
1 - Releia o texto bíblico de hoje. Grife as palavras que você acha importantes. Repita-as em forma de oração, lentamente. Escreva-as em seu diário.
2 - Anote em poucas linhas quais são os sentimentos que aparecem quando você lê estas palavras? Bons sentimentos? Indefinidos? Maus sentimentos?

3 - Qual foi a última caridade que você fez? 

Não esqueça de a fazer suas anotações de pois de cada dia.

Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

Este curso é grátis: http://www.eadseculo21.org.br

12 de Março de 2014

Preparação

O que temos?

Desde manhã, ao arraiar do dia, as nossas atividades começam. Compromissos de todo o tipo nos impulsionam a fazer mais e a render mais. As crianças, vítimas desta sociedade estressada é inserida neste universo logo cedo, conhecendo compromissos que deveriam vir um pouco mais tarde. É assim que se vive numa sociedade que vive seus conflitos de interesses. Faço, produzo, ganho e espero até que o ciclo se repita novamente. Veja bem, transferimos isso para o universo religioso. De Deus esperamos recompensas. Aí residem as nossas promessas, propósitos e desafios que ironicamente impomos a Deus. Invertemos os papéis como se Deus precisasse de nós. Eu rezo, portanto, mereço tal graça. Se Deus atende cumpro a promessa e se Ele não atende, o que faço? Vamos pensar um pouco sobre isso?

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze.

Senhor Deus, necessitado que sou venho te pedir auxílio. Preciso de uma graça. Ter novos olhos e sentimentos em relação aos nossos encontros. Não permita que eu direcione a minha oração, mas fortalece em mim a humildade para ouvir, por mais que eu queira falar. Use meus pensamentos e minha boca para dizer o que eu mesmo preciso ouvir e testemunhar.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Recado de Lucas 11, 29-32
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nini­vitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

O que o texto nos diz

Fixe sua leitura na seguinte frase:

Como um refrão meditativo, decore e repita algumas vezes: “Deus provê, Deus proverá e sua misericórdia não faltará”.

O Texto nos diz:

Jesus fica irritado com os seus ouvintes. Eles querem sinal, milagres como se Jesus fosse um mágico. Desconhecem a graça do gesto e preocupam-se mais em receber do que oferecer. Eles se esquecem de que os sinais de Jesus devem ser vistos pelos olhos da fé. Falta-lhes a piedade, o amor, a percepção daquele que está diante deles. Buscam os próprios interesses e não os de Deus. Confiam no resultado, mas não querem perder tempo com a espera. Querem graças para ontem e não para quando for o tempo preciso. O tempo da colheita chega no momento exato, sem pressa. Não se pode adiantar o dia ou a noite. Tudo ao seu tempo.

Reflita

Deus não é movido pelos nossos interesses. Ele jamais fará alguma coisa por imposição nossa. Por mais que gritemos as nossas necessidades, nada o abalará. Ele tudo conhece, tudo ordena e tudo pode. Assim como faz nascer o dia também faz nascer a noite. Assim como faz chover, faz estiar. Somos convidados a pedir com humildade. Na verdade fazemos memória daquilo que Deus sabe sobre nós e nossos apelos. Suplicamos, imploramos e isso é correto e bem visto por Deus. Não podemos encher de recadinhos estas súplicas como se Deus estivesse desatento a alguns detalhes. Você tem costume de mandar recadinhos para Deus junto com seus pedidos? Se você pede a Deus um emprego, junto a este pedido você costuma acrescentar qual o emprego, onde e o horário em que gostaria de trabalhar?

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS
1 - Você se considera uma pessoa interesseira nos seus relacionamentos no emprego, na família e com as pessoas em geral?
2 - Você é paciente? Sabe esperar? Confia nas pessoas e em Deus?
3 - Ontem fizemos a atividade de moderar a língua, as palavras e evitar qualquer maledicência. Hoje será um novo propósito. Qual será?
4 - Não murmure. Murmúrio é sombra do mal que enfraquece a nossa capacidade de raciocínio. Quaresma é tempo de silêncio. Não murmurar é respeitar o silêncio de Deus. Tente pela graça.

Faça suas anotações pessoais.



Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

11 de Março de 2014

Preparação

O que temos?

Palavras se perdem. Vão ao vento e não voltam. Deixam-nos boquiabertos quando precisamos usá-las e elas não estão mais lá. Desaparecem. São sons agarrados em símbolos que chamamos de letras e nada mais. A espiritualidade é o resultado de atitudes, gestos que traduzem uma intimidade com Deus. Palavras são hipóteses, gestos são a concretude das coisas. É preciso, por isso, controlar o que falamos e como descrevemos a realidade para não cair no pecado e no erro de julgar mal os outros ou as situações. Veremos isso a seguir, mas antes, sinta a Palavra, perceba-a, olhe-a atentamente antes de abri-la. Toque-a. Ela é o que te possibilita conhecer o que Deus quis anunciar. Ainda não abra a sua Palavra.

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze

Espírito Santo, gerador de dons, ilumina o meu falar. Tome para Ti minhas palavras, converta-as, purifique-as. Devolva-me o que precisa ser dito. Arranque o excesso e permita-me falar o que sempre convém.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Recado de Mateus 6, 7-15:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12 Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13 e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14 De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15 Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

O que o texto nos diz

Fixe sua leitura na seguinte frase:
“O homem vive de toda palavra que sai da boca de Deus. [Repita por uns segundos como um refrão meditativo]

O Texto nos diz:

Palavras: “...não useis muitas palavras como fazem os pagãos. Eles pensam que são ouvidos por força das muitas palavras”. Falar faz parte da comunicação entre as pessoas. Deus nos concedeu esse dom. Alguns são privados não porque não sejam perfeitos. Somos perfeitos como somos. Bem, o que temos falado? Nossas palavras têm sido lâminas que ferem, dilaceram, maltratam? Que veneno temos usado para matar aos nossos irmãos com palavras desajustadas?

Reflita

A Palavra de Deus tem o dom de suscitar em mim tudo o que bom e faz desabrochar um pensamento sobre coisas que eu não deveria fazer, pensar ou querer. Ela, por isso, é luz para os nossos dias e nos confronta em nossa comodidade. Você já pensou se não tivéssemos um norte, um guia, as leis que nos tornam civilizados para conviver uns com os outros? Seria terrível se todos os carros pudessem passar em qualquer cor no semáforo e o pedestre fizesse o que bem entendesse na hora de andar pela rua. Somos vítimas do que produzimos. Você já pensou nisso?

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS
1 - Você é capaz de passar um dia sem maldizer, falar mal de alguém?
2 - Vamos fazer um teste? Durante 24 horas, evite falar mal de alguém. Palavras, palavras, palavras. Elas não podem ter o poder negativo sobre você.
3 - Quais são as palavras que você mais teme? Escreva-as.
4 - Reze, por um instante, a oração do Pai Nosso. Repita se sentir vontade.

Faça suas anotações pessoais.


Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

10 de Março de 2014

Preparação

A caridade é um dom. É a capacidade de sair de si e ir ao encontro do outro. É o início do gesto compassivo do que sente a dor e dificuldades do outro. Sem ela perdemos a referência do que Jesus nos ensina na Palavra. A caridade tem a capacidade de nos manter centrado na atualização da Palavra de Deus.

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze.

“Senhor, meu Deus, de todo coração confie em vós. Inspirai-me palavras acertadas para que eu testemunhe com ardor a fé que tenho em Vós. Purifica-me, Senhor.”

Texto Bíblico

Recado do evangelista Mateus 25, 37-40.

Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.

O que o texto nos diz

Fixe sua leitura na seguinte frase:
“Livrai-me, Senhor, de todos os males e fortaleça a minha fé em TI.”

O texto nos diz:

Caridade: “...todas as vezes que fizestes...”: é um ato de entrega e de compaixão pelo outro. Suscita em nós uma necessidade de reavaliar a nossa própria existência e como temos ocupado o nosso tempo em relação ao outro.

Encontro: “... e te fomos visitar?”: não nascemos para ser uma ilha. Nascemos para o encontro e a solidariedade. O outro precisa do nosso encontro.

Reflita

A todo instante somos convidados a ver e perceber tantas coisas no nosso cotidiano, revistas, televisão, jornais, internet, celulares e etc. A nossa mente registra o que pode e tenta absorver o mínimo do que os olhos veem. Em muitos casos, passamos pelas pessoas sem conhecê-las e criamos um mundo paralelo como se ninguém de nós e, nós muito menos dependemos dos outros. Às vezes você tem a sensação de um vazio tremendo quando finda o dia e nada do que você fez parece ter sido aproveitado ou tido consistência. A caridade como um exercício de fé pode sustentar a nossa fraqueza e desânimo. Realizar na necessidade do outro a vontade de Deus fortifica-nos. Veja bem, olhe ao seu redor. O que te fascina? Quais são os seus sonhos? Você tem projetos para o futuro e acredita neles? Tem-se, ótimo, lute por eles. Se não tem ou não acha necessário tê-los no momento, faça bem o que está fazendo. De qualquer maneira é preciso olhar ao redor e ver como você pode ser útil com os seus Sonhos as outras pessoas. Viver para si não é estímulo para nada. Deus nos fez para o outro.

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS
O que você tem feito pelo outro. Quais desculpas você encontra para não ser caridoso com os outros? Anote, sempre.

Não esqueça de fazer as anotações pessoais.


Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

09 de Março de 2014

Preparação

A conversão é um exercício cotidiano. Não se deve concebê-la como um furacão que vem, faz o que tem de ser feito e desaparece instantaneamente. Há os que experimentam uma mudança de vida radical, mas que precisam estar vigilantes, sempre. A conversão não é um inimigo que fica à espreita. Ela é uma aliada para uma vida melhor. Ela é o crescimento espiritual que vem como a aurora. É a força que nos impele a dar passos concretos de adesão à Palavra de Deus.

Texto Bíblico

Deus disse a Noé e a seus filhos: 9 «Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes, 10 e com todos os animais que os acompanham: aves, animais domésticos e feras, com todos os que saíram da arca e agora vivem sobre a terra. 11 Estabeleço minha aliança com vocês: de tudo o que existe, nada mais será destruído pelas águas do dilúvio, e nunca mais haverá dilúvio para devastar a terra». 12 Deus disse: «Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vocês e todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: 13 Colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal da minha aliança com a terra. 14 Quando eu reunir as nuvens sobre a terra e o arco-íris aparecer nas nuvens, 15 eu me lembrarei da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos. E o dilúvio não voltará a destruir os seres vivos. [Gênesis 9, 8-15]

Primeiro Passo do dia

Palavras em destaque do texto de hoje é: “SINAL.” 1 - Todo sinal indica uma atitude ou um comportamento: ir, voltar, virar à esquerda, parar. 2 - Sinal é também um sacramento. Um selo eterno que Deus imprimi em nós. 3 - Sinal é alerta de que tempos novos podem começar. Basta querer.

Recado do Evangelista Marcos

Em seguida o Espírito impeliu Jesus para o deserto. 13 E Jesus ficou no deserto durante quarenta dias, e aí era tentado por Satanás. Jesus vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14 Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galiléia, pregando a Boa Notícia de Deus: 15 "O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia." [1, 12-15]

O que o texto nos diz

Servir:

“...e os anjos o serviam...”: um exercício pleno de humildade. O apóstolo Paulo diz na sua carta aos Filipenses que “...nada se deve fazer por vanglória, mas com humildade, que cada um julgue que o outro é mais importante... Fl 2,3”. Servir como erradicação do nosso orgulho. É o fim da nossa miséria porque nos colocamos como Jesus, o servo sofredor.

Impelir:

“...Em seguida o Espírito impeliu Jesus para o deserto...”: somos impelidos a todo instante para todo tipo de situação ou atitude. Pense em quantas vezes você não foi tentado a ter atitudes más e no entanto conseguiu resistir a elas. São diversas as situações que nos colocam diante do inimigo e o vencemos pela oração, pelo jejum e pela fé. Da mesma maneira somos impelidos a gerar novas atitudes com o nosso testemunho e com a nossa força em Deus.

Segundo Passo do dia

A imagem do deserto em Marcos é sempre o lugar onde se encontra com deus. Não raros os momentos foram em que Jesus foi para lá para rezar. Deserto é silêncio interior, é busca de equilíbrio, lugar de lutar contra as forças que nos desequilibram, nos tenta destruir. Deserto é luta contra Satanás como o próprio Cristo lutou. É lugar de aparar as arestas, buscar autodomínio e apontar saídas das crises.
A partir do deserto Jesus proclamou: “Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.”. É o tempo de decisão. De uma maneira ou de outra precisaremos decidir. Uma resposta é necessária. Você já sabe qual será a sua?

Terceiro passo

Anote

Você já experimentou algum deserto em sua vida? Aridez na oração? Conflito de idéias, interesses? Faça a experiência. Olhe para sim mesmo. Pense. Avalie a sua vida e tente encontrar a razão para uma mudança. O que a sua oração pessoa te pede? Faça assim: crie no seu imaginário o deserto. Você e Jesus estão lá. Procure identificar os sentimentos de Jesus. Coloque-se no lugar dele. O que te aflige? O que mais te incomoda? Não se esqueça, anote os sentimentos que surgirem daí.

Anote
Fazer anotações pessoais.

Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

08 de Março de 2014

Preparação

Há sempre um convite à espreita. A todo instante. “Siga-me”, diz Jesus. Um apelo incansável que não desgruda dos nossos ouvidos em instante nenhum. Dormimos e acordamos e a voz está lá, esperando uma resposta. Este convite vem sempre expressado numa mudança de vida, de comportamento e todos nós sabemos que toda pessoa precisa de mudanças e até nos sentimos incomodados com algumas atitudes pessoais. Hoje vamos pensar nesse seguimento e tentar dar uma resposta favorável.

Texto Bíblico

"Então a sua luz brilhará nas trevas e a escuridão será para você como a claridade do meio-dia; 11 Javé será sempre o seu guia e lhe dará fartura até mesmo em terra deserta; ele fortificará seus ossos e você será como jardim irrigado, qual mina borbulhante, onde nunca falta água." (Isaías 58, 9b-14)

Primeiro Passo do dia

Palavra em destaque do texto de hoje é: “Fortaleza”. 1 - A nossa fortaleza vem de Deus. 2 - Ela nos torna seguros porque nos sustenta no caminho. 3 - Fortaleza está intimamente ligada à humildade

Recado do Evangelista Lucas

Depois disso, Jesus saiu, e viu um cobrador de impostos chamado Levi, que estava na coletoria. Jesus disse para ele: «Siga-me.» 28 Levi deixou tudo, levantou-se, e seguiu a Jesus. 29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí numerosa multidão de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30 Os fariseus e seus doutores da Lei murmuravam, e diziam aos discípulos de Jesus: «Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com pecadores?» 31 Jesus respondeu: «As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. 32 Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores para o arrependimento.» [5, 27-32]

O que o texto nos diz

Seguir:

“...«Siga-me.» 28 Levi deixou tudo, levantou-se, e seguiu a Jesus...”: quando escolhemos um caminho é porque acreditamos nele. Abandonamos outros em detrimento deste que escolhemos. É nele que vamos seguir. Em alguns momentos tomamos o caminho errado e esquecemos de que há a possibilidade da volta. Assumir o erro, reconciliar-se com Deus é o suficiente para sentir-se em paz e retomar a caminhada. Ir adiante sempre, sem medo e com Deus.

Justiça:

“...Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores para o arrependimento.»: mais do que um valor é uma aposta de vida, um comportamento e em nossos dias uma necessidade. Ela não se vincular ao poder, está longe dele. Não se vincula a gostos pessoais, ela existe independente do que pensamos sobre ela. Será que sou justo ou as minhas atitudes têm sempre um interesse que as motiva?

Segundo Passo do dia

Jesus viveu em plenitude a compaixão. Ternura e compaixão foram marcas em sua vida pública e, certamente, nos outros anos de sua vida dos quais não temos conhecimento. Ele quis que os discípulos assumissem esta postura de serem compassivos e acolhedores. Jesus também exigiu que eles mudassem de vida, comportassem-se como pessoas que espalhavam o amor, a misericórdia e o perdão através da simplicidade. Segui-lo é deixar-se seduzir pelas suas palavras e colocá-las em prática. Segui-lo é deixar cair as máscaras que nos distanciam de Jesus. O que te fascina na vida de Jesus? Por que você não coloca isso em prática?

Terceiro passo

Anote

Estas linhas são a sua forma de aprofundar o seu crescimento espiritual. Não importa se muito ou pouco. Importa o que você consegue administrar. Para seguir a Jesus precisamos de uma mudança. Experimente isso: quais são as máscaras que você carrega com você na sua bagagem da vida? Mentira? Falsidade? Desprezo? Autossuficiência? Presunção? Julgar sem conhecimento? Engana as pessoas? E outras mais. Escolha uma e a assuma como aquela a ser destruída para que você esteja livre para seguir a Jesus. E não se esqueça. Anote.

Anote
Faça suas anotações pessoais. 

Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

07 de Março de 2014

Preparação

Jejum não pode ser visto como punição pessoal. Ele é a mortificação, que nos leva a uma purificação. Na verdade, ele é a realização de uma atitude, que visa um propósito. Quando vejo o jejum como uma forma de punir-me pelos meus erros, ele perde o sentido. Ele deve ser visto como redenção diante de uma limitação pessoal, porque celebra a vitória sobre as nossas imperfeições.

Texto Bíblico

"O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu e não se fechar à sua própria gente." (Isaías 58, 6-7)

Primeiro Passo do dia

Palavra em destaque no texto de hoje: LIBERDADE.
1 - Liberdade para optar.
2 - Liberdade para assumir, com convicção, uma vida mais santa.
3 - Liberdade para aceitar jejuar.

Recado do Evangelista Mateus

"Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus e perguntaram: 'Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?' Jesus respondeu: 'Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar'." (9, 14-15)

O que o texto nos diz

Jejum:

"Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?": o jejum deve ser visto como superação do egoísmo em favor do próximo. Esse é o primeiro passo rumo à conversão pessoal. A Quaresma faz-nos perceber o outro, principalmente o mais necessitado. Jejum é compromisso com a nossa fé.

Oferecimento:

“Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles”: o jejum nos torna livres. O coração desvincula-se das paixões desordenadas e evita vaidades que atrapalham uma entrega total a Deus. Essa liberdade nos torna mais sensíveis, mais puros e verdadeiros. O que temos oferecido a Deus e que passa pelos nossos irmãos e irmãs?

Segundo Passo do dia

É sempre bom lembrar que quando conseguimos cumprir um propósito feito, Ele nos ajudou a reorganizar algumas atitudes que estavam nos incomodando e não havíamos conseguido trabalhá-las. O Jejum pode ser uma forma de parar, discernir, rezar com mais propriedade e perceber os efeitos dessa oração ou dessas práticas. Ter domínio sobre as nossas ações sem autocondenação, é resultado do esforço e da disciplina da nossa parte. Escolher não fazer determinada coisa é dizer a nós mesmos que podemos fazê-las, mas não queremos. Pense em alguma coisa que você gostaria de mudar. Faça um propósito e vá adiante.

Terceiro passo

Anote

Veja bem: toda prática penitencial, como o jejum, deve estar em função de alguma coisa, o nosso jeito de ser, por exemplo. Todo jejum, que pode causar danos à saúde, deve ser evitado. Em vez de tomarmos atitudes duras como nos abster totalmente do alimento por um dia, por que não pensar em fazer algo que, de fato, exige de nós um compromisso e nos torna mais verdadeiros? Se você gosta muito de novela, deixar de ver um dia de novela faz bem. Se você tem a mania de falar mal das pessoas, comprometa-se a não falar durante um dia ou uma semana. Por que não se compromete a visitar um doente, um parente ou alguém que necessite? Pense, também, em outra coisa e faça. Você deve anotar o que você vai fazer e, ainda, escrever a sensação que isso proporcionou.

Anote
Não esqueça de fazer as anotações pessoais.


Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

06 de Março - Quinta-Feira


Preparação
Todo começo exige sacrifícios. Não estamos acostumados a fazer sacrifícios, mas são eles, em primeira instância, que nos ajudam a criar propósitos e a mostrar-nos os nossos próprios limites. O dia de hoje, neste retiro, pode não ser tão fácil. Pense na cruz e, também, em quem nela foi pregado. Esse foi o maior sacrifício da história.

Texto Bíblico
"Hoje eu tomo o céu e a Terra como testemunhas contra vocês: eu lhe propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolha, portanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viver.” (Deuteronômio 30, 15-20)

Primeiro Passo do dia
Palavra em destaque no texto de hoje: “ESCOLHA”.
1 - Escolher é deixar alguma coisa para trás.
2 - Entre quatro ou cinco coisas, apenas uma é a escolhida.
3 - Escolher é ser feliz por saber discernir e eleger uma, entre todas as possibilidades

Recado do Evangelista Lucas
E acrescentou: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.» Depois Jesus disse a todos: «Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, esse a salvará. De fato, que adianta um homem ganhar o mundo inteiro, se perde e destrói a si mesmo? [9, 22-25]

O que o texto nos diz
Acúmulo:
“...De fato, que adianta um homem ganhar o mundo inteiro...”: entre o que o achamos que precisamos para viver e o que é realmente necessário, há uma boa diferença. Será que o necessário é, de fato, aquilo que elegemos como prioridade? Há coisas simples que nos denunciam: guarda-roupa, dispensa da cozinha e acessórios.
Renúncia:
“...tome cada dia a sua cruz, e me siga...”: a cruz não foi fácil para Jesus. Um homem forte e benevolente, que se viu em um covil de traidores. Foi deixado na solidão e com a cruz. O que ele teria pensado? Como pode ter se imaginado naquela situação de sofrimento? Ele teve que renunciar a muitas coisas e assumir, por causa dos nossos pecados, a cruz. O seu sofrimento se iguala a isso? Qual é a sua cruz? Olhe para a cruz de Jesus e pense na sua.

Segundo Passo do dia
Há oportunidades que passam despercebidas por nós. Hoje você é convidado a purificar o seu olhar. São tantas coisas: propagandas, conversas desnecessárias, maledicências, televisão etc. Diante de tudo isso, o que, de fato, importa para você? Veja o dia que passou e procure eliminar aquilo que não te fez bem e pense em não passar pela mesma situação. Se o seu dia começa agora, firme-se no propósito de não se deixar levar por aqueles defeitos cotidianos. Aponte para você mesmo, o que deve ser feito nesse dia para que você seja uma pessoa melhor?

Terceiro passo
Anote
Começando o dia: o que vou evitar fazer?
Se está terminando o seu dia: o que eu fiz que não quero repetir amanhã?

Anote
Não esqueça de fazer as anotações pessoais no término de cada dia.

Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/

PUBLICAÇÕES