SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

QUINTA-FEIRA, 04 de junho de 2009


4 de junho de 2009 – Quinta-feira
9a Semana Comum
Santíssima Eucaristia – 3A
(Cor Branca)

Nossa vocação cristã deve mostrar duas faces inseparáveis de Cristo: amor a Deus e amor ao irmão ou irmã. Vivemos entre nós o desejo de destaque, de privilégio. Muitos desejam isto, e por isso acabam por se absolutizar. Quando Deus tem em nós seu devido lugar, tornamo-nos humildes, simples e verdadeiros. Por isso, Jesus apresenta-nos como fonte de vida e de realização o amor a Deus e o amor aos irmãos. Se escolhemos outro caminho, deixamos para traz nossa realização.


Deus nos fala

O casamento de Tobias e Sara ocorre conforme a Lei de Deus sobre o matrimônio, expresso na bela oração que os dois fazem juntos. O amor a Deus passa pelo amor ao próximo, e ele é necessário para nossa salvação e realização. E o próximo mais próximo de nós são aqueles que amamos de verdade.


Primeira Leitura (Tb 6,10-11;7,1.9-17;8,4-9a)

Leitura do Livro de Tobias.

Naqueles dias, 6,10depois de penetrarem na Média e, aproximando-se de Ecbátana, 11Rafael disse ao jovem: “Tobias, meu irmão!” “Pronto!”, respondeu-lhe Tobias. Rafael prosseguiu: “Esta noite devemos hospedar-nos em casa de Ragüel”. Este homem é teu parente e tem uma filha que se chama Sara.
7,1Quando entraram em Ecbátana, Tobias disse a Rafael: “Azarias, meu irmão, conduze-me diretamente à casa do nosso irmão Ragüel”. O anjo assim o fez. Encontraram Ragüel sentado junto à porta do pátio e foram os primeiros a saudá-lo. Ragüel respondeu: “Muitas saudações, irmãos! Sejam bem-vindos e tenham saúde!” E os fez entrar em casa. 9Matou depois um carneiro do rebanho e fez-lhes calorosa recepção. Depois de tomarem banho e se terem purificado, puseram-se à mesa. Tobias disse então a Rafael: “Azarias, meu irmão, dize a Ragüel que me dê Sara, minha irmã, como esposa. 10Ragüel ouviu aquelas palavras e disse ao jovem: “Come, bebe e passa tranquilamente esta noite. Não há ninguém com direito de receber Sara, minha filha, como esposa, senão tu, meu irmão. Do mesmo modo, também eu não tenho direito de dá-la a ninguém senão a ti, porque és o meu parente mais próximo. Vou, no entanto, dizer-te toda a verdade, meu filho. 11Dei-a a sete homens dentre nossos irmãos, e todos morreram na noite em que iam aproximar-se dela. Agora, filho, come e bebe, e o Senhor providenciará por vós”. 12Tobias respondeu: “Não comerei nem beberei, antes que decidas a minha situação”. Ragüel respondeu: “Está bem. E a ti que ela é dada, de acordo com a prescrição do Livro de Moisés. Assim, se o céu decreta que ela te seja dada, leva contigo tua irmã. Desde agora, tu és seu irmão e ela tua irmã. Desde hoje, ela te é entregue para sempre. Que o Senhor do céu vos faça felizes esta noite, meu filho, e vos conceda misericórdia e paz!” 13Ragüel chamou Sara, sua filha, e ela se aproximou. Ele tomou-a pela mão e entregou-a a Tobias, dizendo: “Recebe-a de acordo com a Lei e de acordo com o preceito escrito no Livro de Moisés, pelo qual ela te deve ser dada como esposa. Toma-a e leva-a, feliz, à casa de teu pai. Que o Deus do céu vos conduza em paz!” 14Chamou a mãe da moça e disse-lhe que trouxesse uma folha de papiro para escrever o contrato de casamento, declarando que a entregava a Tobias como esposa segundo a sentença da Lei de Moisés. E a mãe dela trouxe a folha de papiro e ele escreveu e assinou. Depois disso, começaram, então, a comer e a beber. 15Ragüel chamou Edna, sua mulher, e disse-lhe: “Irmã, prepara outro quarto e conduze Sara para lá”. 16Ela foi preparar o leito no quarto, como o marido lhe dissera e para lá conduziu a filha. Chorou sobre ela, mas em, seguida, enxugou as lágrimas e disse-lhe: 17“Coragem, minha filha! O Senhor do céu mude em alegria a tua tristeza. Coragem, filha!” E saiu.
8,4Depois, os pais retiraram-se e fecharam a porta do quarto. Tobias levantou-se do leito e disse a Sara: “Levanta-te, irmã! Oremos e imploremos a nosso Senhor que nos conceda misericórdia e salvação”. 5Ela levantou-se, e ambos se puseram a orar e a suplicar que lhes fosse concedida a salvação. Ele começou dizendo: “Tu és bendito, ó Deus de nossos pais, e bendito é o teu nome, por todos os séculos e gerações! Que os céus e todas as tuas criaturas te bendigam por todos os séculos! 6Foste tu quem criou Adão, e para ele criaste Eva, sua mulher, para que lhe servisse de ajuda e apoio. De ambos teve início a geração dos homens. Tu mesmo disseste: ‘Não é bom que o homem esteja só. Vamos fazer-lhe uma auxiliar semelhante a ele’. 7Agora, Senhor, não é por desejo impuro que eu recebo, como esposa, esta minha irmã, mas faço-o de coração sincero. Sê misericordioso comigo e com ela e concede-nos que cheguemos, juntos, a uma idade avançada”. 8Disseram, depois, a uma só voz: “Amém! Amém!” 9aE recolheram-se ao leito, aquela noite.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 127)

— Felizes todos que respeitam o Senhor!
— Felizes todos que respeitam o Senhor!
— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor e abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


Aclamação

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.


Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
- Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor.

QUARTA, 03 DE JUNHO DE 2009


3 de junho de 2009 — Quarta-feira
São Carlos Lwanga e Comps.
(Mts, Mem., Cor Vermelha)


São Carlos Lwanga e seus companheiros são os primeiros mártires cristãos da África moderna. Em terras cuja população sofreu durante séculos o tráfico de escravos e as invasões dominadoras e colonizadoras, o cristianismo não era bem-visto. Por isso, os convertidos foram imediatamente perseguidos. Entre 1885 e 1887 foram decapitados e queimados mais de cem católicos e anglicanos. Ser cristão é ser solidário, ser irmão é viver em comunhão. Escravidão e dominação são contrárias ao Reino de Deus.



Deus nos fala

Deus jamais deixa de acolher e atender a oração feita com a sinceridade do coração e da fé. As ideias e concepções humanas não podem estar acima daquilo que é do Reino do céu. É na comunhão da nossa vontade com a de Deus que nos realizamos.


Primeira Leitura (Tb 3,1-11a.16-17a)

Leitura do Livro de Tobias.

Naqueles dias, 1tomado de grande tristeza, pus-me a suspirar e a chorar. E depois, comecei a rezar, entre gemidos: 2“Senhor, tu és justo, e justas são todas as tuas obras. Todos os teus caminhos são misericórdia e verdade e és tu quem julga o mundo. Agora, 3Senhor, lembra-te de mim, olha para mim, e não me castigues por causa de meus pecados, de minhas transgressões ou de meus pais, que pecaram diante de ti. 4Porque não obedecemos aos teus preceitos, entregaste-nos à pilhagem, ao cativeiro e à morte, e fizeste de nós assunto de provérbios, alvo de zombaria e de injúria cm todas as nações, entre as quais nos dispersaste. 5Agora, porém, vejo que são verdadeiros os teus numerosos julgamentos, quando me tratas segundo os meus pecados e os pecados de meus pais, pois não cumprimos teus mandamentos nem caminhamos na verdade diante de ti. 6Trata-me, pois, como te aprouver. Ordena que seja retomado de mim o meu espírito, para que eu desapareça da face da terra e me transforme em terra. Para mim é melhor morrer do que viver, pois tenho ouvido injúrias caluniosas e sinto em mim profunda tristeza. Senhor, ordena que eu seja libertado desta angústia. Deixa-me ir para a morada eterna e não afastes, Senhor, de mim a tua face. Para mim é preferível morrer a ver tão grande angústia em minha vida, ouvindo ainda tais injúrias”. 7Naquele mesmo dia, Sara, filha de Ragüel, que morava em Ecbátana, na Média, teve também de ouvir injúrias de uma das escravas de seu pai. 8Ela fora dada em casamento a sete homens, mas o perverso demônio Asmodeu havia-os matado, antes de estarem com ela, como esposa. A escrava disse-lhe: “És tu que sufocas teus maridos! Já foste dada a sete homens e de nenhum até agora tiveste proveito. 9Por que nos espancas por terem morrido os teus maridos? Vai-te embora com eles e jamais vejamos filho ou filha nascidos de ti!” 10Naquele dia, Sara ficou com a alma cheia de tristeza e pôs-se a chorar. E subiu ao aposento de seu pai, no andar superior, intenção de se enforcar.
Mas, pensando melhor, disse consigo mesma: “Não quero que venham injuriar a meu pai e diz-lhe: “Tinhas uma filha muito querida e ela enforcou-se por causa de suas desgraças”. Assim eu faria baixar à sepultura a velhice amargurada de meu pai. É melhor para mim, em vez de me enforcar, pedir ao Senhor que me faça morrer,para não mais ouvir injúrias em minha vida”. 11aNo mesmo instante, estendendo as mãos em direção à janela, fez esta oração: “Tu és bendito, Deus de misericórdia, e é eternamente o teu nome!” 16Na hora, a prece dos dois foi ouvida perante a glória de Deus. 17aE Rafael foi enviado para curar a ambos.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 24)

— A vós, Senhor, eu elevo a minha alma.
— A vós, Senhor, eu elevo a minha alma.
— Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, em vós confio: que eu não seja envergonhado triunfem sobre mim os inimigos! Não se envergonha quem em vós põe a esperança, mas sim quem nega por um nada a sua fé.
— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos. Fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação. Em vós espero, ó Senhor, todos os dias!
— Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
— O Senhor é piedade e retidão, reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.


Aclamação (Cl 3,16a.17c)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eu sou a ressurreição, eu sou a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá.


Evangelho (Mc 12,18-27)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: 19“Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”.
20Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se e morreu sem deixar descendência. 21O segundo casou-se com a viúva e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!”
24Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? 25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? 27Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

AGRADECIMENTOS:

FIQUEI SUPRESO COM A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE DISSERAM NAVEGAR NO NOSSO BLOG! QUEREMOS AGRADECER A CADA UM, A CADA UMA DE VOÇÊS! PROMETO UM MAIOR ESFORÇO NO SENTIDO DE DÁ CADA VEZ MAIS QUALIDADE A ESTE ESPAÇO SAGRADO, AO MESMO TEMPO PEÇO DESCULPAS PELAS FALHAS, SOU UM INCIPIENTE NESTA ARTE! UM DIA CHEGAREI LÁ!

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FESTA DE PENTECOSTES E ENCERRAMENTO DO MÊS MARIANO

Conforme prometemos, postamos aqui as fotos do dia 31 de maio na matriz de Carnaubais:














TODAS AS FOTOS FORAM GENTILMENTE CEDIDAS PELO NOSSO AMIGO ALEXSON FOTOGRAFIAS




Foi uma noite muito linda! a matriz estava completamente lotada, inclusive com a participação de várias comunidades. Sentimos sim, que recebemos os Sete dons do Epirito Santo que guiará nossa Igreja rumo a concretização da vontade do Pai. queremos expressar aqui a ausencia de um membro querido que naquele dia completaria 2 meses de sua Partida. Querido Magno descanse em Paz Junto do Nosso Pai! você fez por mereçer!
Queremos desde já agradecer a todas as famílias que durante este mês fizeram sua devida devoção, muitas não mediram esforços em suas homenagens àquela que é a Mãe de Nossa Igreja e Nossa Mãe.
Queremos Agradecer, às equipes, grupos e movimentos de nossa comunidade que conduziram tão bem este mês tão especial, em fim, a todos e todas que estiveram presentes e embelezaram mais ainda nossos festejos!
QUE DEUS OS ABENÇOE!


MANUTENÇÃO

AMANHÃ ATUALIZAREMOS NOSSO BLOG, GOSTARÍAMOS DE POSTAR AS FOTOS DO ENCERRAMENTO DO MÊS MARIANO, PORÉM NOSSO PROVEDOR ESTÁ EM MANUTENÇÃO!

ATÉ AMNHÃ!

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS (AS)!

PUBLICAÇÕES