SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

30 de outubro de 2009 — Sexta-feira

30 de outubro de 2009 — Sexta-feira
30ª Semana Comum
Formulário do 30° Domingo Comum
(Cor Verde)

Para Jesus a Lei está submetida às exigências do amor, da misericórdia, da bondade. A misericórdia para com os sofredores vem em primeiro lugar e antes de tudo; e assim os cristãos devem proceder. Em qualquer grupo humano há necessidade de orientações que o organizem e o ajudem a viver em harmonia; mas nada deve sobrepor-se à caridade e à misericórdia. Essa foi a atitude de Jesus. Ele não desrespeitou a Lei, apenas a colocou no seu devido lugar. Os fariseus não compreendiam isso, porque não queriam mesmo compreender.


Deus nos fala

O apóstolo sofre porque vê que há resistências ao chamado de Deus. E quais são nossas resistências para com Deus? Convidam Jesus para a refeição para poder espioná-lo, mas Ele os convida para o banquete do Reino. Qual é o convite que estou mais disposto a aceitar?


Primeira Leitura (Rm 9,1-15)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 1não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência: 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça.
4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos – Deus bendito para sempre! – Amém!

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.
— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.


Aclamação (Jo 10,27)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.


Evangelho (Lc 14,1-6)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

— Palavra da Salvação.
— Graças a Deus.

PUBLICAÇÕES