SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


6 de setembro de 2009 — Domingo
23º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)

“Abri vossos olhos e proclamai a misericórdia
do Senhor!”


Os poderosos, fundamentados no orgulho e na injustiça, não raramente, atentam contra a dignidade dos mais empobrecidos. A exploração econômica dos grandes sobre os pequenos tem contribuído muito para o aumento da exclusão social. Soma-se a essa prática de exclusão, o favoritismo que não se concilia com a fé cristã, porque atenta contra o mandamento do amor. Portanto, abramos nossos ouvidos e nossa boca para ouvir e proclamar a Palavra de Deus com ardor missionário, para transformar o mundo onde vivemos.



LITURGIA DA PALAVRA


Deus nos fala

A exploração e o favoritismo contribuem para a existência da exclusão entre nós. Muitos são os que vivem à custa do sofrimento dos pobres. O orgulho e a injustiça afastam-nos da Palavra de Deus. O mandamento do amor, a prática da justiça e do direito, e a ação misericordiosa só serão possíveis por meio de nossa aproximação da Palavra de Deus, que abre nossos ouvidos para ouvir o clamor dos pobres e gritar por um mundo de justiça e paz.

Primeira Leitura (Is 35,4-7a)

Livro do Profeta Isaías:
4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo.
7aA terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 145)

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor./ Bendirei ao Senhor toda a vida!
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor./ Bendirei ao Senhor toda a vida!
— O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.
— O Senhor abre os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído;/ o Senhor ama aquele que é justo./ É o Senhor quem protege o estrangeiro.
— Ele ampara a viúva e o órfão,/ mas confunde os caminhos dos maus./ O Senhor reinará para sempre!/ Ó Sião, o teu Deus reinará/ para sempre e por todos os séculos!


Segunda Leitura (Tg 2,1-5)

Carta de São Tiago:
1Meus irmãos: a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas.
2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”, 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos?
5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1. Tanta coisa boa fez/ e bem feito ele fez tudo,/ fez os surdos escutarem,/ ele fez falar o mundo!


Anúncio do Evangelho (Mc 7,31-37)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole.
32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!”
35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.
37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, (inclina-se até às palavras da Virgem Maria)/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

— Iluminados pela Palavra de Deus, queremos fazer nossas preces. Que o Senhor nosso Deus, rico em amor, atenda-nos e nos ajude a romper definitivamente com a exploração social e a prática do favoritismo.
1. Ó DEUS, que a Igreja tenha sempre coragem profética para combater as forças sistêmicas que promovem a exploração social e o favoritismo, e faça valer o mandamento do amor, nós vos pedimos.
— Deus, fiel e justo, contemplai-nos com a vossa misericórdia e com o vosso amor.
2. Ó DEUS, que nossa comunidade tenha sempre sensibilidade e amor para com os nossos irmãos mais necessitados, nós vos pedimos.
3. Ó DEUS, que o cristão tenha sempre como meta a prática do amor, da justiça e do direito e procure sempre respeitar e acolher a todos com amor e misericórdia, nós vos pedimos.
4. Ó DEUS, iluminai com vosso espírito e com vosso amor nossos governantes, para que, ao governar, criem políticas sociais em favor dos pobres e abandonados, nós vos pedimos.
(Intenções próprias da comunidade.)
— Deus, Pai bondoso e misericordioso, atendei as preces de nossa comunidade, que colocamos publicamente, e também todas as outras que ficaram no silêncio de nosso coração. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

— Amém.

LITURGIA DIÁRIA


5 de setembro de 2009 — Sábado
22ª Semana Comum
Formulário do 22º Domingo Comum
(Cor Verde)

Jesus é o Senhor. Ele está acima de toda e qualquer lei, mesmo as religiosas. Todas as leis criadas pelos homens, mesmo as religiosas, se impedem a aproximação com a misericórdia de Deus, e se impedem o acesso às coisas mais necessárias para sobreviver, não precisam ser respeitadas. Foi o que aconteceu com Jesus e os discípulos, quando estes apanharam as espigas de trigo. Jesus não se preocupa nem um pouco, porque era dia de sábado, sagrado para os judeus, e reage diante da acusação que lhe fazem. É o que vai nos dizer hoje a Palavra de Deus.


Deus nos fala

Deus é fonte eterna e infinita de misericórdia. A ela todos nós podemos sempre recorrer. Jesus é o Senhor da história, do tempo e da salvação, e por isso mesmo está acima de toda lei; nele encontramos a salvação. Ele é o Senhor de toda a história dos homens e mulheres.


Primeira Leitura (Cl 1,21-23)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos, 21e vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si.
23Mas é necessário que per­maneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 53)

— Quem me protege e me ampara é meu Deus.
— Quem me protege e me ampara é meu Deus.
— Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!
— Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!


Aclamação (Jo 14,6)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Sou o Caminho, a Verdade e a Vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Evangelho (Lc 6,1-5)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”
3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LITURGIA DIÁRIA


4 de setembro de 2009 — Sexta-feira
22ª Semana Comum
Sagrado Coração de Jesus - 6
(Cor Branca)


Amar o Coração de Jesus é mergulhar na eternidade de sua presença e de sua misericórdia. O eterno se faz presente no provisório, no passageiro, no temporal. Só um Coração que ama aproxima-se de nossa humanidade, tão pequena e tão frágil. Esse é o Coração que tanto nos amou, e por isso armou sua tenda no meio de nós. E todos os que o amam aprendem a ter os mesmos sentimentos dele: compaixão, bondade, perdão, fraternidade. Sejamos, pois, cheios de amor, como o Coração de Jesus.


Deus nos fala

Todos podem alegrar-se no Cristo, pois, Ele é Senhor da humanidade e de toda a criação. Qual é o jejum e a penitência que agradam ao Senhor? São os da prática da misericórdia, da bondade e do amor. Isto nos ensinou e praticou Jesus, Senhor do tempo e da história.


Primeira Leitura (Cl 1,15-20)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
15Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.
Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e 20por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 99)

— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos o seu povo e seu rebanho.
— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!
— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!


Aclamação (Jo 8,12)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.


Evangelho (Lc 5,33-39)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fari­seus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC

TÉRMINO DO ENCONTRO
SÓ FALTOU O PE. IVAN

I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC


I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC

CAPELA DO CONVENTO

I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC

VÁRIOS CASAIS DIOCESANOS ESTIVERAM PRESENTES

I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC


I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC

DA NOSSA DIOCESE ESTAVAM PRESENTES:

- PE. FREIRE - CAMPO GRANDE;
- PE. ERIVON - ITAÚ;
- PE. POSSÍDIO - PATU;
- PE. JANEDSON (COORDENADOR DIOCESANO) - ALTO SÃO MANOEL;
- PE. FRANCISCO - PAU DOS FERROS;
- PE. IVAN - LUIS GOMES;
- PE. RIERSON - SÃO JOÃO BATISTA - MOSSORÓ;
- PE. VALDECI - SÃO MIGUEL;
- PE. ELISEU - SÃO JOSÉ - MOSSORÓ;
- PE. JOÃO BATISTA - UMARIZAL;
- PE. LUIS SAMPAIO - AREI BRANCA;
- PE. FRANCINALDO MACÁRIO - CARNAUBAIS;

ALÉM É CLARO DO CASAL DIOCESANO, ERIVAM E ANA



I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC


I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC

VÁRIOS PADRES DE TODO O REGIONAL NORDESTE II (RN, PB, PE e AL), DE VÁRIAS DIOCESES, ESTIVERAM PRESENTES NAQUELE ENCONTRO.


I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC

DOM LINO - ASSISTENTE ECLESIÁSTICO NACIONAL - ECC

I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC

NA TERÇA-FEIRA 01 DE SETEMBRO, DOM LINO CONTINUOU FALANDO SOBRE A MISSÕA DO DIRETOR ESPIRITUAL NOS ENCONTROS E PÓS-ENCONTROS.

I ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC

DE 31 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2009, ACONTECE NO CONVENTO IPUARANA EM LAGOA SECA-PB, O PRIMEIRO ENCONTRO DE DIRETORES ESPIRITUAIS DE ECC:
NA TARDE DO PRIMEIRO DIA TIVEMOS UMA PALESTRA COM DOM JAIME (BISPO DE CAMPINA GRANDE) SOBRE O ANO SACERDOTAL -ESPIRITUALIDADE E MISSÃO; AINDA NAQUELA TARDE TIVEMOS CÍRCULO DE ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃOS DOS ENCONTROS PROVINCIAIS; À NOITE ESTEVE CONOSCO O ASSISTENTE ECLESIÁSTICO NACIONAL REPRESENTANTE DA CNBB DOM LINO QUE FALOU SOBRE O ECC E SUA MISSÃO.


PUBLICAÇÕES