SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

LITURGIA DIÁRIA


4 de setembro de 2009 — Sexta-feira
22ª Semana Comum
Sagrado Coração de Jesus - 6
(Cor Branca)


Amar o Coração de Jesus é mergulhar na eternidade de sua presença e de sua misericórdia. O eterno se faz presente no provisório, no passageiro, no temporal. Só um Coração que ama aproxima-se de nossa humanidade, tão pequena e tão frágil. Esse é o Coração que tanto nos amou, e por isso armou sua tenda no meio de nós. E todos os que o amam aprendem a ter os mesmos sentimentos dele: compaixão, bondade, perdão, fraternidade. Sejamos, pois, cheios de amor, como o Coração de Jesus.


Deus nos fala

Todos podem alegrar-se no Cristo, pois, Ele é Senhor da humanidade e de toda a criação. Qual é o jejum e a penitência que agradam ao Senhor? São os da prática da misericórdia, da bondade e do amor. Isto nos ensinou e praticou Jesus, Senhor do tempo e da história.


Primeira Leitura (Cl 1,15-20)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
15Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.
Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e 20por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 99)

— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos o seu povo e seu rebanho.
— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!
— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!


Aclamação (Jo 8,12)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.


Evangelho (Lc 5,33-39)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fari­seus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES