SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

MISSA DE SANTO ANTÔNIO NA COMUNIDADE DO PORÉ

COM A CAPELA COMPLETAMENTE LOTADA, CELEBRAMOS NESTA NOITE A MISSA DE SANTO ANTÔNIO NA COMUNIDADE DO PORÉ. 
 


 

 
 
 
 
 
 

Santo Antônio, modelo de fé e arauto da Nova Evangelização


 
O mês de junho apresenta um ciclo de santos populares que constituem os oragos ( padroeiros das paróquias ) das comunidades eclesiais, oportunizando um aumento do fervor religioso e festas de devoção. Santo Antônio de Pádua é um dos que polariza mais adesões e centraliza mais pedidos de intercessão.
No entanto, o verdadeiro culto aos santos não se deve limitar ao uso da sua ajuda orante perante Deus, mas inspirar modelos e formas de seguimento a Cristo hoje. Contemplando a figura emblemática de Santo Antônio, descobrimos em primeiro lugar um gigante da fé, que soube pautar a sua vida desde criança, por uma busca constante de Deus e a fidelidade ao seu chamado.
Não nos surpreende a sua ordenação sacerdotal, a procura do martírio e a consequente entrada na ordem franciscana. Tornou-se o guardião das Escrituras, pela sua erudição na Palavra de Deus e sua sabedoria em anunciá-la e aplicá-la. Enfrentou com firmeza, respeito e mansidão as heresias da época, defendendo a santidade do matrimônio contra o priscilianismo, a presença real, substancial e verdadeira de Cristo no Santíssimo Sacramento, levando a conversão um homem cético ao ver em Rimini sua própria mula ajoelhada com as patas dianteiras diante do Ostensório.
Testemunhou uma fé comprometida e atuante ao lutar pela aprovação da Lei, que eliminava a escravidão por dívidas, e combateu os juros escorchantes dos banqueiros, que atormentavam os pequenos. Tornou-se um pregador ungido, microfone de Deus, arauto da Palavra, que convocava para a conversão de vida, restauração dos costumes e vivência da caridade cristã.
Seu perfil missionário e itinerante, indo ao encontro das populações mais carentes e desatendidas, mostra o caminho da Nova Evangelização, para sacerdotes, religiosos e leigos que fieis aos sinais dos tempos atualizam a presença de Cristo, Bom Pastor, Enviado do Pai das misericórdias, para salvar e libertar, gerando e fazendo acontecer o Reino de justiça, amor, paz e fraternidade.
Que Santo Antônio, fortaleça e ilumine nossa fé, empenhando-nos como sujeitos e protagonistas da Nova Evangelização em comunhão com os anseios do Papa Francisco. Deus seja louvado!
 
Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)
 


Cardeal Damasceno revela detalhes sobre a visita do Papa Francisco a Aparecida (SP)

ColetivaSN10062013
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, a Arquidiocese de Aparecida e o Santuário Nacional divulgaram detalhes sobre a visita do Papa Francisco a Aparecida (SP). Será a primeira atividade oficial do Santo Padre, integrando a agenda do Pontífice durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, apresentou as informações ao lado do bispo auxiliar, dom Darci José Nicioli, e do reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio. Ainda não está definido se a celebração será realizada dentro ou fora do Santuário.
De acordo com o cardeal, antes da Missa Solene, o Papa visitará a Capela dos Apóstolos, onde terá a oportunidade de venerar a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no rio Paraíba há quase 300 anos. “O Papa quer que esta visita seja um momento íntimo, como devoto de Nossa Senhora. Vemos nisso uma vontade do Papa em renovar seu pontificado”, explicou.
A Missa Solene será concelebrada pelos bispos que acompanharem o Santo Padre, além dos bispos brasileiros que desejarem participar: “Evidentemente, nós entendemos que o número de concelebrantes não será tão grande, já que a maioria já estará no Rio de Janeiro, em razão da JMJ”, afirmou dom Damasceno.
O texto da missa que o Papa utilizará será o mesmo utilizado no dia da Padroeira do Brasil: “Será uma festa própria de Nossa Senhora Aparecida, com paramentos brancos, já que será uma missa solene, típica do dia 12 de outubro”, revelou o arcebispo. O cardeal informou também que o cerimonial do Vaticano, chefiado pelo monsenhor Guido Marini, voltará ao Santuário cerca de dois dias antes da chegada de Francisco para oferecer treinamento àqueles que estarão próximos ao Santo Padre, o que inclui o credenciamento dos concelebrantes. “Todos os diáconos, padres e bispos que chegarem perto do pontífice estarão credenciados, além dos que vão atendê-lo no Seminário. Autoridades que participarão, como governador e o prefeito, serão credenciados também”, explicou Dom Damasceno.
Segundo dom Darci José, a comitiva de segurança do Vaticano esteve no Santuário no último sábado (08), e fez apenas um pedido: “Solicitaram que todas as lombadas das ruas e avenidas sejam retiradas para facilitar o trajeto do papamóvel”.
As autoridades também informaram que o percurso a ser realizado terá duração de 45 minutos, aproximadamente: “Será um trajeto bem lento, para que todos tenham a oportunidade de vê-lo. O público ficará distante alguns metros, devido às barreiras, mas todos verão o pontífice passar”, garantiu o bispo auxiliar. O tempo estimado não inclui a possibilidade de quebra de protocolo, como tem ocorrido na Praça São Pedro, quando Francisco desce do carro para saudar os fiéis.
Existe a possibilidade de que os devotos que participarão da missa passem por detectores de metais, caso a celebração aconteça no espaço interior da igreja.
 

MANHÃ DE FORMAÇÃO ("AJUNTAMENTO DE PANELAS") COM OS CASAIS DO ECC DE NOSSA PARÓQUIA

Uma manhã de formação bastante frutífera neste último domingo na Fazenda Pe. Geraldo com os casais do ECC de nossa paróquia, agradecer aos proprietários seu José Veríssimo, Caio Venancio e Lourenço Neto, que nos cederam tão agradável espaço para nosso encontro. 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PUBLICAÇÕES