SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

Dia Mundial das Missões e da Santa Infância

18 de outubro de 2009 — Domingo
29º Domingo do Tempo Comum

(Cor Verde)


“Em cristo é maior quem serve na humildade”

Dia Mundial das Missões e da Santa Infância

Jesus nos mostra o lado exigente e radical do seguimento. Quem quer ser seu discípulo e deseja chegar com ele até Jerusalém terá de passar por grandes mudanças no modo de agir e de pensar. Hoje, celebramos o “Dia Mundial das Missões e o Dia da Infância Missionária”. Que esta divina liturgia nos renove, fazendo de cada um de nós discípulos missionários capazes de servir na humildade nossos irmãos e irmãs, sobretudo nas missões além-fronteiras.


LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

Seguido por seus discípulos em meio ao tumulto de sua viagem, rumo à meta final, em Jerusalém, Jesus, o Servo Sofredor e Sumo Sacerdote eminente, propõe o serviço, a doação e a vida em comunidade fraterna como sinais da presença do Reino em nosso meio.


Primeira Leitura (Is 53,10-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
10O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura, e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor.
11Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 32)

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ pois, em vós, nós esperamos!
— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ pois, em vós, nós esperamos!
— Pois reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!


Segunda Leitura (Hb 4,14-16)

Leitura da Carta aos Hebreus:
Irmãos: 14Temos um sumo-sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos.
15Com efeito, temos um sumo-sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.
16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação ao Evangelho

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1. Jesus Cristo veio servir,/ Cristo veio dar sua vida./ Aleluia.../ Jesus Cristo veio salvar,/ viva Cristo, Cristo viva!


Anúncio do Evangelho(Mc 10,35-45)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”.
36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”
37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”
38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”
39Eles responderam: “Podemos”.
E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim; quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ (inclina-se até às palavras da Virgem Maria)que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

— Certos de que o Pai e o Espírito Santo enviam Jesus Cristo para nós na Eucaristia, rezemos para que todos cheguem ao conhecimento e experimentem o grande amor que Deus Uno e Trino tem por cada um de nós.
1. SENHOR, Deus de misericórdia, concedei ao Papa, aos Bispos, Presbíteros, Diáconos e Agentes de Pastoral as graças necessárias para que orientem com segurança vosso povo. Rezemos confiantes.
— Senhor, escutai-nos por vossa bondade!
2. SENHOR, Deus infinito, concedei que vossa divina Palavra transforme nossas comunidades e nos torne discípulos missionários de vosso Filho. Rezemos confiantes.
3. SENHOR, Deus fonte de vida plena, concedei a cada um de vossos filhos e filhas, a graça de superar com gestos solidários o espírito de competição, a inveja, a ganância e o desejo de dominação existentes em nosso meio. Rezemos confiantes.
4. SENHOR, Deus de bondade, concedei às nossas famílias a graça de a cada dia assumir sua missão batismal, vivendo seu discipulado por meio do serviço gratuito. Rezemos confiantes.
5. SENHOR, Deus de ternura, neste dia Mundial da Missões e da Infância Missionária concedei àqueles que anunciam a tua palavra coragem, sabedoria e santidade de vida. Rezemos confiantes.


— Senhor, Deus nosso Pai, na força do Espírito Santo que faz novas todas as coisas acolhei estas suplicas e, por amor, atendei as necessidades de vossos filhos e filhas que confiam em vós. Por Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Contagem regressiva: VEM AÍ A 13ª ROMARIA DA JUVENTUDE


ROMARIA DA JUVENTUDE





Veja quem já confirmou sua presença em nossa caravana rumo ao Santuário de Nossa dos Impossíveis, na serra do Lima em Patú-RN:

Paróquias:

Paróquia de Apodí: 2 onibus

Paróquia de Areia Branca: 1 onibus

Paróquia de Luiz Gomes: 1 onibus

Paróquia de Portalegra: 2 Topics

Paróquia de Carnaubais: 2 onibus

Paróquia de Gov. Dix-Sept Rosado: 1 onibus

Paróquia de São Paulo - Mossoró: 1 onibus

Paróquia de São João - Mossoró: 1 onibus

Paróquia de Alto da Conceição - Mossoró: 2 onibus

Área Pastoral Menino Jesus de Praga - 1 onibus

Movimentos e Comunidades Novas:

Projeto Geração Profeta: 1 onibus

Comunidade Obra de Maria: 1 vam


Confirme também a caravana da sua paróquia, movimento ou comunidades novas.

Contatos: 84 3314 0107


Severino Júnior

Setor Diocesano de Juventude/ Comunidade Obra de Maria
ATENÇÃO CARNAUBAIS:
AINDA RESTAM ALGUMAS VAGAS, CONFIRME SUA PRESENÇA COM O COORDENADOR PAROQUIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE CIRO OU COM SINARA.
QUALQUER DÚVIDA: 33382575

LITURGIA DIÁRIA

1ª LEITURA


Leitura da Carta de São paulo aos Romanos
1Ó homem, qualquer que sejas, tu que julgas, não tens desculpa; pois, julgando os outros, te condenas a ti mesmo, já que fazes as mesmas coisas, tu que julgas.2Ora, sabemos que o julgamento de Deus se exerce segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. 3Ó homem, tu que julgas os que praticam tais coisas e, no entanto, as fazes também tu, pensas que escaparás ao julgamento de Deus? 4Ou será que desprezas as riquezas de sua bondade, de sua tolerância, de sua longanimidade, não entendendo que a benignidade de Deus é um insistente convite para te converteres?5Por causa de teu endurecimento no mal e por teu coração impenitente, estás acumulando ira para ti mesmo, no dia da ira, quando se revelará o justo juízo de Deus. 6Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras. 7Para aqueles que, perseverando na prática do bem, buscam a glória, a honra e a incorruptibilidade, Deus dará a vida eterna; 8porém, para os que, por espírito de rebeldia, desobedecem à verdade e se submetem à iniquidade, estão reservadas ira e indignação.9Tribulação e angústia para toda pessoa que faz o mal, primeiro para o judeu, mas também para o grego; 10glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, primeiro para o judeu, mas também para o grego; 11pois Deus não faz distinção de pessoas.

SALMO DE RESPOSTA

— Senhor, pagais a cada um, conforme suas obras.
Senhor, pagais a cada um, conforme suas obras.
— Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!
— Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, nele jamais vacilarei!
— Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós!

EVANGELHO

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas
Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. 45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.

7º DIA DE MONSENHOR AMÉRICO

Muita emoção na missa de 7º dia de saudade de Monsenhor Américo. Mossoró, ou melhor a diocese de Mossoró perdeu um grande Pastor.

PUBLICAÇÕES