SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES




Caso Araceli

Constituído pela Lei Federal nº 9.970, o dia 18 de Maio foi instituído o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, em razão do crime que comoveu o Brasil em 1973: o caso Araceli, ocorrido em Vitória, no Espírito Santo. Era uma menina de oito anos que foi brutalmente espancada, estuprada, drogada e teve seu rosto desfigurado com ácido, por jovens de famílias poderosas do Estado. Desde então o país se mobiliza nesta data para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os tipos mais comuns de violência contra a criança e o adolescente são:

Violência Física é qualquer ato que machuque como dar tapas, atirar objetos, espancar, queimar, bater com vara, cinto e entre outros.

A Violência Psicológica é quando um adulto ou pessoa mais velha deprecia a criança, rejeita, isola, discrimina, desrespeita, faz ameaças, agressões verbais e humilhação.

A Negligência ocorre quando não é dado à criança o básico para sua vida, como alimentação, higiene, saúde, educação, proteção e atenção. É quando os responsáveis não satisfazem as necessidades físicas e emocionais da criança para o seu desenvolvimento saudável.

Há também a Violência Sexual que se caracteriza em duas formas: o Abuso Sexual com ato sexual ou sem, onde há a mostra do corpo, toque nas partes íntimas, quando a criança é obrigada a assistir à filmes e ver revistas de pessoas nuas. E a outra é a Exploração Sexual onde crianças e adolescentes são obrigados pelos pais ou outras pessoas a terem relações sexuais em troca de dinheiro e outros bens.

As vítimas que sofre alguma dessas violências podem apresentar comportamentos como ficar muito triste ou muito agitada, têm tendências autodestrutivas, têm medo, apresentam problemas de aprendizagem, apresentam comportamento sexual inadequado à idade e tem problemas com sono.

Se você conhece uma criança ou adolescente que sofre violência comunique o Conselho Tutelar da nossa cidade. O Conselho Tutelar é o órgão de proteção dos direitos da criança e do adolescente que averigua a situação e encaminha a família para o atendimento no CREAS. O trabalho é desenvolvido por uma equipe formada por Assistente Social, Psicólogos, Educadores Sociais e por profissionais qualificados.

REFUGIUM PECATORUM ( REFÚGIO DOS PECADORES)


ESSA É DO PADRE WALTER;

Não sei se vocês ouviram dizer que um dia desses São Pedro quase que ia ser demitido do seu emprego de Porteiro do Céu. É que Deus fazia a sua costumeira ronda pelo céu, quando percebeu que algumas pessoas, que tinham entrado no céu, não estavam ainda suficientemente puras para esta-rem ali.
Elas mesmas se envergonhavam diante dos Santos e Bem-aventurados, gente de imaculada beleza!
– O que está acontecendo? – pensou Deus – Será que o Pedro não está vigiando bem a porta do céu? Por que ele está deixando entrar essa gente? Será que a idade avançada debilitou a sua coragem? Bom, isso não pode continuar!
Pediu, então, a um anjo mensageiro (Gabriel ou algum outro) que fosse chamar Pedro.
O anjo chegou onde Pedro estava: tomando conta da entrada do céu.
Parecia muito feliz e tranqüilo.
– Pedro – disse o anjo – vim substituir você um pouquinho, Deus precisa falar com você.
Pedro foi depressa ao encontro do Senhor.
Chegando à sua presença, fez uma profunda reverência.
O Senhor foi logo dizendo:
– Há muita gente que não deveria estar aqui nesta santa e celestial morada. Por que você os deixou entrar?
Pedro respondeu assustado:
– Não é possível! Como é que isso pôde acontecer? Estou tão surpreso quanto o Senhor! Não tem coisa melhor do que a consciência tranqüila! Tenho certeza que o responsável de tudo isso não sou eu! Fico no meu lugar, dia e noite, vigiando a entrada do céu. Permaneço atento para que só entrem as pessoas que estão purificadas.
– Ainda bem, Pedro. Então, talvez alguém esteja trapaceando. Olhe aí de lado, Pedro! Você conhece, pos exemplo, aquelas pessoas que estão lá, ao lado?
– Não Senhor. Francamente, nunca as vi e com certeza não passaram por mim. Mas eu lhe prometo que vou encontrar o responsável por isso. Se eu não conseguir, o Senhor pode me tirar o cargo de porteiro do céu!
Pedro voltou rapidamente para o seu lugar. Mas estava preocupado.
Conferiu a fechadura, os ferrolhos, as traves, o olho-vivo...
Verificou se não havia alguma entrada clandestina.
Nada. Tudo estava na mais perfeita ordem.
Sorriu tranqüilo e continuou vigiando a grande porta.
Poucos dias depois para a sua surpresa, constatou a presença de novos intrusos.
Por onde entraram? Como? Quando?
Foi logo procurar Deus.
Ambos resolveram então fazer uma vistoria, a começar na proximidade da entrada, para descobrir o que estava acontecendo.
E sabe o que foi que viram?
Uma cena fantástica!
Fora do céu, nas proximidades da porta de entrada, uma multidão chorava.
Eram as pessoas que Pedro não havia deixado entrar.
Profundamente comovida, lá estava Maria consolando-os.
A Mãe de Deus havia encostado uma escada no muro e fazia as pessoas subir por ela e entrar no céu.
Pedro suspirou aliviado.
Tendo provado a sua inocência, disse para Deus:
– Talvez seja bom o Senhor ter uma conversa com ela!
Mas Deus, vendo o carinho, a doçura e a ternura com que Nossa Senhora tratava aqueles infelizes, concluiu:
– Não adianta nada, Pedro. Você a conhece bem. Ela sempre vai conseguir um jeitinho de continuar ajudando! Mãe é mãe mesmo... E além do mais estamos no mês de maio... o mês dela....

Bom! Se esta estória é verdade ou não, eu não sei. Mas, seja como for, acho que não é bom se confiar demais nesta escada... Vai que acontece que, antes da gente, sobe alguém com a consciência tão pesada que quebra os degraus da escada e acaba com o barato da gente... como é que fica, então?!

É melhor tentar aliviar a consciência com o EXAME DE CONSCIÊNCIA e a CONFISSÃO!
Tem uma outra estória que tem a ver com a Confissão, porque CONFISSÃO é também CONVERSÃO.

Era uma menino que dava muito trabalho em casa, porque tinha um temperamento difícil, respondia mal, era preguiçoso, não queria estudar, encrencava com todos... era um desastre. m belo dia a mãe o chamou e falou para ele:
– Zezinho, não é este o exemplo que eu e seu pai lhe damos. Eu estou com vergonha de você! Você precisa se ajeitar! Pense quando você for casar e tiver uns filhos... se forem como você, vai sofrer um bocado!
O menino ficou pensativo por um bom tempo, depois prometeu que iria se ajeitar.
– Vamos fazer um trato – disse a mãe – toda vez que você levanta a voz, briga, teima, faz uma travessura, enfim apronta ou faz coisa errada, você pega um desses pregos (está aqui um saco de pregos) e vai cravá-los detrás da porta. O menino aceitou a proposta, que parecia até uma brincadeira. Mas já no primeiro dia o garoto cravou 27 pregos atrás da porta.
As semanas se seguiram, e à medida que se esforçava para controlar seu gênio, plantava cada vez menos pregos e descobriu que era mais fácil controlar sua natureza que cravar pregos detrás da porta.
Chegou o dia em que pode conseguiu controlar seu caráter durante o dia todo.
Imagine a satisfação dele e dos pais!
– Muito bem filho! – disse a mãe, muito satisfeita – Agora a cada dia sem malfeitos, você arranca um prego!

Um a um o menino conseguiu arrancar todos os pregos! O pai e a mãe mostraram para ele que tinham ficado muitos buracos dos pregos. São as conseqüências do mal que fazemos. Elas ficam para sempre!

São cicatrizes que só DEUS pode consertar.
A Confissão quer remover estas cicatrizes também! Hoje você pode tirar todos os pregos da sua vida!
Que alívio! Depois da Confissão você terá a surpresa de perceber que a porta ficou novinha.
Os pregos da cruz de CRISTO tem cancelado até a lembrança de todos os pregos do mal que você fez e que lhe fizeram!!!


* Mensagem do Pe. Walter Collini por ocasião da Missão 13 de maio de 2011 

MARIA: MÃE DE DEUS, MÃE DA IGREJA E NOSSA MÃE!

A Igreja nos convida, de modo especial, no mês de maio, a celebrar o mês de Maria, e com Ela, o dia das mães. Para nós, devoto de Maria, maio é sinônimo de ternura, de afeto, de amor e de família. Somos convidados a saborear a riqueza do feminino, da mulher no Plano de Deus, tanto em nossa vida pessoal quanto na vida da nossa Igreja. Somos chamados a mergulhar no amor da Mãe do Céu e descobrir porque nós cristãos, amamos e veneramos Maria como a Mãe de Jesus, nossa Mãe e Mãe da Igreja.
A Bíblia nos fala que o próprio Deus, através do anjo Gabriel, a saúda de uma forma muito linda e pura: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo, bendito é o fruto do teu ventre, Jesus” (Lc.1,28s). Isabel a reconhece como a Mãe do Salvador: “Donde me vem a honra de receber a Mãe de meu Salvador” (Lc.1,43), e profetiza que Maria “será a bendita de todas as gerações” (Lc.1,48).
Dentro deste contexto, compreendemos que Maria não é apenas a Mãe de um grande homem, nem do maior dos profetas, mas a Mãe do Filho de Deus. Foi ela quem gerou e educou Jesus ao longo da vida, e se fez presença em todos os momentos, até na sua morte e ressurreição. Num gesto extremo de amor a cada um de nós, o próprio Jesus Cristo a entregou como a Mãe de toda a humanidade ao pé da cruz, nos momentos finais de sua vida: “Mãe, eis aí o teu filho, filho eis aí tua Mãe”(Jo.19,26). Jesus sabia da importância de Maria na vida da Igreja e em nossa vida pessoal, enquanto vocacionados à santidade.
É claro que Maria se encontra presente no coração de Deus Pai, no coração e na vida de Jesus, no coração da Igreja e dos povos que a veneram. Sua presença em nossa vida é a certeza de que temos alguém muito especial no céu que nos acolhe com todo amor e carinho, assim como acolheu e amou o seu filho Jesus Cristo.

Prof. Dieikson de Carvalho

A COMUNICAÇÃO NA VIDA DA IGREJA


Quando falamos em comunicação, estamos nos referindo a toda e qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos ou informações para outras pessoas. O termo comunicação é abrangente e não se restringe aos meios midiáticos (rádio, TV, jornal impresso, site e etc), mas a toda e qualquer forma de relacionamento humano.
Sendo assim, a Pastoral da Comunicação tem uma importância muito grande na vida de qualquer paróquia, pois tudo o que é feito e realizado em nossas comunidades têm como objetivo a evangelização.
Sabemos que não existe evangelização sem comunicação. Evangelizar implica necessariamente em comunicar. Até mesmo o testemunho de vida como ação evangelizadora é uma forma de comunicação. O ato de testemunhar é comunicar com a própria vivência a mensagem do evangelho. As pessoas testemunham, porque outras entendem e captam a mensagem que elas transmitem através da sua forma de viver.
A Pastoral da Comunicação cumprirá o seu papel em nossa Paróquia quando assumir a formação e o compromisso de conscientizar a todos os agentes de pastorais da necessidade de se comunicar e comunicar-se bem. Só comunica quem tem algo a dizer. E nós temos a melhor mensagem, o melhor conteúdo, a melhor notícia e a melhor informação a ser anunciada: a pessoa de Jesus Cristo.
Essa missão por si só exige de cada um de nós a excelência na comunicação. Comunicar com Qualidade Total não é uma prepotência nossa, mas um dever de cristão, um compromisso que assumimos com a Igreja de Cristo em anunciar o amor de Deus a todas as pessoas. Não podemos comunicar Jesus Cristo de qualquer maneira, pois isso pode prejudicar as pessoas na vivência da sua fé ou na sua conversão pessoal.


Prof. Dieikson de Carvalho


O Documento de Aparecida nos exorta a uma Conversão Pastoral. A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Upanema quer se abrir a esta mudança, deixar-se guiar pela ação do Espírito Santo que comunica em cada um de nós a presença viva do Cristo Ressuscitado. Queremos buscar a excelência em todas as formas e meios de comunicação com o objetivo de evangelizar com renovado ardor missionário... Esta é a nossa missão.

NA NOSSA PARÓQUIA ESTA MISSÃO FOI ASSUMIDA POR RICARDO E SUELY, os mesmos vão ter a contribuição de uma equipe de trabalho formada por Ana Paula, Luanna, Xavier Gondim, Alana, Fabiano, Roberto e Derivânio e é claro, a nossa presença também. QUE DEUS NOS ILUMINE!









PASCOM É IMPLANTADA NA PARÓQUIA DE UPANEMA - RN



Marcos falando O que é a Pascom ?






A Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Upanema, ganhou no domingo passado, dia 15, a implantação de sua Pascom. A reunião contou com a presença de representantes das pastorais, movimentos e comunidades e do pároco, Pe. Francinaldo Macário, que está dando total apoio a essa nova pastoral que está nascendo na paróquia.

Os coordenadores da Pastoral da Comunicação da Diocese de Mossoró comemoram a 16ª implantação na Diocese.

Nossos parabéns à paróquia de Upanema ao mais novo grupo da Pascom na Diocese. Que cada comunicador e comunicadora seja um(a) apaixonado(a) pela comunicação e pela PASCOM.


Marcos e Rejane
Coordenação Diocesana

NOTA DO BLOG: NÓS QUE FAZEMOS A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE UPANEMA QUEREMOS AGRADECER A PRESENÇA DA COORDENAÇÃO DIOCESANA QUE COM MUITA COMPETENCIA FAZ ESTE BELÍSSIMO TRABALHO EM TODA A NOSSA DIOCESE.

PASCOM - PASTORAL DA COMUNICAÇÃO


POR QUE PASCOM?

Para muitos, Pascom (Pastoral da Comunicação) significa a pastoral que cuida do boletim, ou do mural, ou do jornal e site paroquial. Ora, se na paróquia não há nenhum desses meios de comunicação, ou mesmo que existam, não são expressivos, não se vê necessidade de criação de uma Pascom. No entanto, mais que cuidar dos meios de comunicação, ela cuida da interação das pastorais, da formação dos agentes para se comunicarem, do acolhimento e de como lidar com a cultura mediática que domina o mundo atual. Esse fenômeno cultural deve levar a Igreja à "conversão" pastoral e cultural, como bem expressou o Documento de Aparecida, para ser capaz de responder adequadamente à época que vivemos.

O papa Paulo VI, na encíclica Evangelii Nuntiandi, já alertava que deveriam ser utilizados os meios de comunicação: “A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela ‘proclama sobre os telhados’, a mensagem de que é depositária. Neles encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles consegue falar às multidões” (EN n°45).

O Documento de Aparecida, em seu capítulo 10, expressa que os meios de comunicação social podem ser empregados para o primeiro anúncio, a catequese ou o posterior aprofundamento da fé, e aponta, dentre outros, tópicos de ação missionária nessa área de formação que cabe a Pascom exercer: “promover a formação profissional na cultura da comunicação de todos os agentes e cristãos; educar na formação crítica quanto ao uso dos meios de comunicação a partir da primeira idade”.

No mesmo capítulo, encontramos que “são muitos os que se dizem descontentes, não tanto com o conteúdo da doutrina da Igreja, mas com a forma como ela é apresentada. Para isso, na elaboração de nossos planos pastorais queremos favorecer a formação de um laicato capaz de atuar como verdadeiro sujeito eclesial e competente interlocutor entre a Igreja e a sociedade e entre a sociedade e a Igreja”.

João Paulo 2°, na sua carta apostólica ‘O Rápido Desenvolvimento’, conclama: “Não tenhais medo das novas tecnologias! Elas incluem-se ‘entre as coisas maravilhosas’ ‘inter mirifica’ que Deus pôs à nossa disposição para as descobrirmos, usarmos, fazer conhecer a verdade, também a verdade acerca do nosso destino de filhos seus, e herdeiros do seu Reino eterno”.

Diácono Francisco de Assis Gonçalves



PUBLICAÇÕES