SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

FESTA DE MÃE RAINHA 2011


FOTOS

Confira a COBERTURA da Parte Social da noite de ontem (Sexta Feira) da Festa de Mãe Rainha 2011 que teve a apresentação da Banda Deus Conosco no Blog do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo.
Veja: http://jovemcaminhandocomcristo.blogspot.com/

TRIMESTRAL DIOCESANA DE AGOSTO




 A “A Missão da Pastoral Social”, baseado neste livro, o Padre Hermínio Canova da Arquidiocese da Paraíba está assessorando nestes dias 26 e 27 a Trimestral de Pastoral, no Centro de Treinamento. Nesta sexta-feira, o mesmo fez uma rápida introdução do livro e disse que  é preciso intensificar a formação dos agentes e missionários que atuam nas Pastorais e Organismos vinculados às pastorais sociais. “As comunidades e as pastorais apresentam certa dificuldade metodológica para a formação, diante dos novos contextos culturais, sociais e eclesiais”, esclarece o presidente da Comissão. “A mesma dificuldade constata-se em relação aos conteúdos de Doutrina Social da Igreja, compromisso social do cristão, missão social da Igreja, a relação entre fé e política e a presença pública da Igreja”.

Este livro que foi publicado após dois anos de reflexão e estudos, contém sete capítulos distribuídos em 134 páginas e aborda teologia bíblica, documentos da doutrina social da Igreja, estudos de metodologia, princípios de organização e sustentabilidade e propostas de ações transformadoras na sociedade.
O Pe. Hermínio encerrou os trabalhos na tarde de hoje fazendo um estudo em grupos  sobre os capítulos 4 que diz respeito a metodologia e o capítulo 5, sobre a ação transformadora e o diálogo com a sociedade, as pastorais sociais estão no coração da identidade e da missão da Igreja.
A assembléia foi dividida em 4 grupos de estudos.   Neste sábado apresentaremos o resultado do Estudo feito nos grupos.
Às 17h os trabalhos desta sexta-feira foram encerrados com a Celebração Eucarística 

FESTA DE MÃE RAINHA 2011

 
Dia 27/08 ( Sábado)
18h30min – Terço
19h00min – Celebração
Noiteros: Ministros, Apostolado da Oração e Apostolado da Mãe Rainha.
 
 

FESTA DE SANTO AGOSTINHO 2011

ALGUMAS FOTOS DA ABERTURA DA FESTA DE SANTO AGOSTINHO NA COMUNIDADE DE BOM LUGAR (A qualidade não é das melhores pq foram tiradas de um celular)






FESTA DE MÃE RAINHA 2011

NOITE DAS FAMÍLIAS



Continuamos hoje com mais uma noite de festa dentro da programação da Festa de Mãe Rainha, às 18h e 30 minuto tivemos a oração do Terço, e em seguida às 19h, celebração da palavra, sendo que os noiteiros responsáveis foram a Pastoral Familiar e os Casais Encontristas. Com pregação de Canindé, a Capela de Mãe Rainha recebeu grande participação dos fiés. 
Nesta noite estive na comunidade de Bom lugar abrindo os festeijos de Santo Agostinho, mais ainda deu tempo participar do show religioso da nossa banda Deus Conosco, aliás muito bem animado e muito bem participado! em breve teremos fotos postadas no blog da pastoral da juventude que estava cobrindo o evento.

AS VOCAÇÕES NA IGREJA

“O dom do Espírito torna atual e possível para todos o antigo mandato de Deus ao seu povo: «Sede santos, porque Eu, Javé, o vosso Deus, sou santo» (Lv 19, 2). Tornar-se santo parece uma meta árdua, reservada a pessoas inteiramente excepcionais, ou adequada a quem quer permanecer estranho à vida e à cultura da própria época.
Pelo contrário, tornar-se santo é um dom e uma tarefa, arraigados no Batismo e na Confirmação, confiados a todos na Igreja e em todos os tempos. É dom e tarefa tanto dos leigos como dos religiosos e dos ministros sagrados, quer no setor particular quer no empenhamento público, na vida tanto das pessoas como das famílias e das comunidades.
Todavia, no interior desta vocação comum que chama todos a conformar-se não ao mundo mas à vontade de Deus (Rm 12, 2), diversos são os estados de vida e multíplices são as vocações e as missões” (João Paulo II – XIII Dia Mundial da Juventude – 1998).
1. Na Igreja há muitas vocações. Essas muitas vocações costumam ser divididas de diversos modos e apresentadas de maneiras diferentes.
Aqui iremos simplificar o “panorama” ou o “quadro geral” das vocações , dizendo que: na Igreja há quatro grandes vocações que se sobressaem e se distinguem de modo especial.
Essas quatro vocações são:
1. a vocação laical (dos cristãos leigos)
2. a vocação aos ministérios ordenados (dos bispos, padres e diáconos)
3. a vocação religiosa (irmãs ou freiras e irmãos religiosos)
4. a vocação missionária (leigos, ministros ordenados ou religiosos e religiosas).
2. De que modo as quatro grandes vocações se distinguem umas das outras? As quatro grandes vocações na Igreja se distinguem umas das outras pela sua “função” ou “funcionalidade”, ou “tipo de serviço” a ser feito em favor da comunidade.
a) A vocação laical:
É a vocação dos “leigos” na Igreja.
A função ou funcionalidade da vocação laical está ligada e relacionada com as coisas desse mundo, com as coisas temporais, com as coisas dessa terra, com as coisas que passam.
O Concílio Vaticano II exprime esta função própria da vocação laical com as palavras “índole secular”. “Índole” que significa: marca, característica, distintivo. “Secular”, que significa: aquilo que é deste mundo, aquilo que pertence ao mundo das criaturas terrenas, aquilo que é temporal, passageiro, que não é eterno.
Assim, aquilo que distingue e é próprio da vocação do leigo são as coisas deste mundo, as coisas terrenas, as coisas temporais, as coisas que passam. E a vocação própria do leigo, isto é, sua função ou funcionalidade é a de “santificar” estas coisas temporais, passageiras, deste mundo terreno.
b) A vocação aos ministérios ordenados:
É a vocação dos bispos, padres e diáconos.
É próprio dessa vocação o “ministério sagrado”. E esse ministério sagrado consiste em três serviços:
. o serviço da pregação da Palavra de Deus (ser profeta);
. o serviço da santificação, sobretudo através dos sacramentos (ser sacerdote, no sentido próprio da palavra);
. o serviço do pastoreio, sobretudo organizando, animando e conduzindo a comunidade eclesial (ser pastor).
c) A vocação religiosa:
É a vocação das religiosas (irmãs ou freiras) e dos religiosos (cristãos ou sacerdotes consagrados em congregações religiosas).
As religiosas e os religiosos já tinham sido consagrados a Deus pelo batismo. Mesmo assim, por um chamado especial, são consagrados a Deus de um “modo novo”, comprometendo-se a viver com três votos ou promessas:
. na castidade consagrada: consagrando a sua pessoa a Deus somente, no celibato e renunciando, assim, a consagrar-se a uma pessoa humana, no matrimônio:
. na pobreza evangélica: deixando de por sua confiança e esperança nos bens terrenos e pondo-os a serviço dos irmãos;
. na obediência apostólica; renunciando à sua vontade própria, a fim de buscar fazer sempre e em tudo só a vontade de Deus.
A “função” ou “serviço” próprios dos religiosos é mostrar, pelo exemplo, que só o espí-rito das bem-aventuranças do Evangelho é capaz de transformar o mundo (LG 31/777). É também “função” dos religiosos serem “sinal” capaz de atrair e animar os cristãos a cumprir com alegria e dedicação os compromissos da vocação cristã (LG 44/119).
d) A vocação missionária:
É a vocação das pessoas que se ocupam:
. em levar e anunciar Jesus e seu Evangelho onde eles ainda não chegaram;
. em organizar a comunidade eclesial, onde ela ainda não existe.
Quem pode ser missionário? Podem ser missionários tanto os leigos como os ministros ordenados (padres, bispos, diáconos), como também os religiosos e as religiosas.
As quatro grandes vocações na Igreja, quando existem juntas, colaboram, cada uma a seu modo, para o bem de toda a Igreja e para a implantação do Reino de Deus no mundo (veja 1Cor 12).
3. É importante entender que cada uma das quatro grandes vocações contém em si outras vocações, como “subvocações”. Assim:
a) Dentro da vocação aos “ministérios ordenados”, existem três graus de vocação:
. a vocação episcopal (bispo);
. a vocação presbiteral (padre);
. a vocação diaconal (diácono);
(ver Lumen Gentium Cap. III, do Concílio Vaticano II).
b) Dentro da vocação “religiosa”, existem as mais variadas formas de vida religiosa:
. vida contemplativa;
. vida ativa;
. vida mista (contemplativa e ativa);
(ver Perfectae Caritatis, do Concílio Vaticano II).
c) Dentro da vocação “missionária”, existem as mais variadas formas de ser missionário:
. missionários leigos;
. missionários religiosos e religiosas;
. missionários padres;
(ver Ad Gentes, documento do Concílio Vaticano II).
d) Dentro da vocação “laical” existem sobretudo três outras vocações:
. A vocação matrimonial.
Desta vocação nos falam, por exemplo, Jesus (Mt 19,1-12), o apóstolo Paulo (Cor 7) e, ultimamente ainda, o papa João Paulo II, na encíclica “Sobre a Família Cristã) (Familiares Consortium).
Fique claro, portanto, que a vocação matrimonial é uma das modalidades de se viver a vocação laical. É um estado de vida.
. A vocação de consagrados no mundo.
Fala desta vocação o documento do Papa Pio XII que oficializa na Igreja os “institutos seculares”, isto é, as organizações de leigos consagrados, que vivem no mundo, e não em conventos, ou comunidades religiosas. São verdadeiros “leigos”, mas leigos “consagrados”, atuando como cristãos, nos ambientes do mundo, nos quais vivem e trabalham.
. A vocação de solteiros.
São as pessoas que se sentem chamadas a viver como cristãos leigos, não se sentindo chamadas nem para o matrimônio, nem para a vida religiosa e nem para algum ministério ordenado (sacerdócio ou diaconato).
(ver 1Cor 7).
Fonte: http://soucatequista.com.br

Carta final do 13º Congresso Nacional da Pastoral Famíliar

 

Carta final do 13º Congresso Nacional da

Pastoral familia


A Pastoral Familiar Nacional reuniu seus agentes no 13º Congresso Nacional nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2011 na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais; realizou palestras, debates e painéis, cujo tema foi “Família, Pessoa e Sociedade” e o lema “Somos cidadãos e membros da família de Deus” (cf Ef 2, 19) e sob a proteção de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado de Minas Gerais, se dispõe a continuar afirmando que a família é a primeira e fundamental célula da sociedade e a base para a ação missionária da Igreja.

A Pastoral Familiar reconhece sua missão como incentivadora de uma experiência familiar como desejo vivo de comunhão entre as pessoas, tendo como modelo a Comunhão Trinitária, para que os membros de cada família sejam iluminados pelo Espírito Santo em sua vivência de fé, fraternidade e caridade.

“A família é um espaço de convivência humana ao qual cada membro pertence. Ela constitui uma rede de relacionamentos que define o “rosto” com o qual cada um participa dos diversos ambientes que cotidianamente frequenta e no qual encontra as outras pessoas”¹

A Pastoral Familiar se empenha ainda na busca do bem do homem ajudando-o a redescobrir os valores implantados em seu coração por seu Criador.

É claro para a Pastoral Familiar que “se a família de Deus alimentada for pela Palavra, Eucaristia e Oração, com sabedoria viverá então, nesta tal globalização, num lar cristão”².

Que cada pessoa se reconheça como membro de sua família e participante da sociedade, ciente que todos “somos cidadãos e membros da família de Deus” (cf. Ef 2,19) e por isso cada um é co-responsável pelo bem do mundo, nossa casa.

Os congressistas, no intuito de serem fiéis à história do povo de Deus, desejam caminhar unidos como Pastoral Familiar no empenho de suscitar grupos de vidas fraternas pois, como diz o Bem Aventurado João Paulo II “ A família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos e é patrimônio da humanidade inteira”³.

Pedimos, pois, à Senhora da Piedade, padroeira de Minas, que interceda por todas as famílias brasileiras, para que nunca falte em nossos lares a harmonia, o amor, a graça e a Paz de Deus.

Belo Horizonte, 21 de agosto de 2011.

Pe. Jorge Alves Filho
Ass. Arquidiocesano da PF
da Arquidiocese de BH/MG

Pe. Rafael Fornasier
Ass.Nacional da Comissão Episcopal
Vida e Família/CNBB
Secretário Executivo da CNPF



1. SCOLA, A. O Mistério Nupcial. Bauru: EDUSC, 2003.
2. Refrão do Hino do 13º Congresso Nacional da Pastoral Familiar (Composição de Mirani e Valéria)
3. Documento de Aparecida, 432.

FESTA DE MÃE RAINHA 2011


Muito bem participada ontem, a abertura da Festa do Santuário de Mãe Rainha! Muitos carros e motos na carreata de abertura, após hasteamento das bandeiras que contou com a presença do Prefeito em exercício Manoel Carlos de Oliveira, tivemos a celebraçãos da Santa Missa!  

Hoje continuam os festejos de Mãe Rainha com a seguinte programação:
 
Noite da Juventude
18h30min – Terço
19h00min – Celebração
Noiteros: Grupo de Jovens Caminhando com Cristo, Coroinhas e Catequese.
PARTE SOCIAL
Dia 25/08 – Barracas e Show Religioso com a Banda Deus Conosco.
 
 
 

Catequese do Papa sobre a JMJ 2011

 

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje gostaria de dedicar um breve pensamento de coração sobre os extraordinários dias passados em Madri, na 26ª Jornada Mundial da Juventude. Vocês sabem, foi um evento eclesial emocionante; cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz.
Agradeço a Deus por este dom precioso, que dá esperança para o futuro da Igreja: jovens com o firme e sincero desejo de enraizar suas vidas em Cristo, permanecer firmes na fé, caminhar juntos na Igreja.

Um obrigado a todos aqueles que trabalharam generosamente por esta Jornada: o Cardeal Arcebispo de Madri, seus Auxiliares, os outros bispos da Espanha e de outras partes do mundo, o Pontifício Conselho para os Leigos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos... Renovo meu reconhecimento às Autoridades espanholas, às instituições e associações, aos voluntários e àqueles que oferecerem seu apoio na oração. Não posso esquecer a calorosa recepção que recebi de suas Majestades, os Reis da Espanha, como de todo o país.

Em poucas palavras naturalmente não posso descrever os momentos tão intensos que vivemos. Tenho em mente o entusiasmo irreprimível com o qual os jovens me receberam, no primeiro dia, na Praça de Cibeles, suas palavras cheias de expectativas, o forte desejo de se orientarem sobre a verdade mais profunda e de radicar-se nela, aquela verdade que Deus nos deu de conhecer em Cristo.

No imponente Monteiro de El Escorial, rico de história, espiritualidade e cultura, encontrei as jovens religiosas e os jovens docentes universitários. Primeiro, às jovens religiosas, recordei a beleza da vocação delas, vivida com fé, e a importância do serviço apostólico delas e seu testemunho profético. E permanece em mim a impressão do entusiasmo delas, de uma fé jovem, cheia de coragem em relação ao futuro, de vontade de servir assim a humanidade.

Aos professores recordei de ser verdadeiros formadores das novas gerações, guinado-se na busca da verdade não só com as palavras, mas também com a vida, cientes de que a verdade é o próprio Cristo. Encontrando Cristo, encontramos a verdade.

A noite, na celebração da Via Sacra, uma multidão variada de jovens reviveu com intensa participação as cenas da paixão e morte de Cristo: a cruz de Cristo dá muito mais do que o que é necessário, dá tudo, porque nos leva a Deus.

O dia seguinte, a Santa Missa na Catedral da Almudena, em Madri, com os seminaristas: os jovens que querem enraizar-se em Cristo para tornarem-se depois Seus ministros. Espero que cresçam as vocações ao sacerdócio!

Entre os presentes haviam alguns que tinham ouvido o chamado do Senhor justamente nas Jornadas da Juventude anteriores; estou certo que, também em Madri, o Senhor bateu às portas dos corações de muitos jovens para que o sigam com generosidade no ministério sacerdotal ou na vida religiosa.

A visita a um centro para jovens com diversas deficiências físicas me fez ver o grande respeito e amor que se nutre para cada pessoa e me deu a ocasião de agradecer aos milhares de voluntários que testemunham silenciosamente o Evangelho da caridade e da vida.

A Vigília de Oração, a noite, e a grande Celebração Eucarística conclusiva, no dia depois, foram dois momentos muito intensos: a noite uma multidão de jovens em festa, nada intimidados pela chuva e pelo vento, permaneceu em adoração silenciosa a Cristo presente na Eucaristia, para louvá-lo, agradecê-lo, pedir a ele ajuda e luz. E depois, no domingo, os jovens manifestaram a exuberância e a alegria de celebrar o Senhor na Palavra e na Eucaristia, para juntos sempre mais a Ele, reforçar sua fé e a vida cristã.

Num clima de entusiasmo encontrei os voluntários e os agradeci pela generosidade deles. E, na cerimônia de despedida, deixei o país levando no coração aqueles dias como um grande dom.

Queridos amigos, o encontro de Madri foi uma estupenda manifestação de fé para a Espanha e para o mundo antes de tudo. Para a multidão de jovens, provenientes de cada ângulo da Terra, foi uma ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar junto e renovar o empenho de radicar a própria vida em Cristo, Amigo fiel.

Estou certo que eles retornaram a suas casas e retornam com o firme propósito de ser fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé. Da minha parte, continuo a acompanhá-los com a oração, para que permaneçam fiéis aos empenhos assumidos. À materna intercessão de Maria, confio os frutos desta Jornada.

E agora quero anunciar os temas das próximas Jornadas Mundias da Juventude. Aquela do próximo ano, que se desenvolverá nas dioceses, terá como tema: “Alegrai-vos sempre no Senhor!”, da Carta aos Filipenses (4,4); enquanto na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o tema será o mandamento de Jesus: "Ide e fazei discípulos todos os povo!” (cfr Mt 28,19). Desde já, confio às orações de todos para a preparação destes encontros muito importantes. Obrigado.




Saudação em português

Saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os grupos vindos do Brasil e de Portugal! A Jornada Mundial da Juventude em Madri renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro. Que Deus vos abençoe!

Boletim da Santa Sé


Papa Bento XVI anuncia tema da JMJ no Brasil

O Papa Bento XVI disse na Catequese desta quarta que o encontro com os jovens em Madri lhe trouxe mais esperança quanto ao futuro da Igreja
O Nosso Papa anunciou durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 24, o tema da Jornada Mundial da Juventude 2013 que será realizada no Rio de Janeiro. “Ide e façais discipulos em todas as nações!”, uma referência ao Evangelho de Mateus (28,19).

Já para a Jornada diocesana do próximo ano, o Pontífice deu como tema uma passagem da Carta aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (4,4).

Durante o encontro com os fiéis e peregrinos no pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Santo Padre recordou com entusiasmo a JMJ em Madri e enfatizou que estes dias lhe trouxeram mais esperança quanto ao futuro da Igreja.

“Foi um evento eclesial emocionante; cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, salientou durante a Catequese.

Bento XVI destacou que os jovens demonstraram o firme e sincero desejo de enraizar suas vidas em Cristo, permanecer firme na fé e caminhar junto na Igreja.

"Tenho em mente o entusiasmo irreprimível com o qual os jovens me receberam,no primeiro dia, na Praça de Cibeles, suas palavras cheias de expectativas, o forte desejo de se orientarem sobre a verdade mais profunda e de radicar-se nela, aquela verdade que Deus nos deu a conhecer em Cristo”, recordou o Papa.

Ao lembrar do encontro com as jovens religiosas no Mosteiro de El Escprial, o Pontífice disse que o que mais lhe chamou a atenção ali foi ver o entusiasmo delas, uma fé jovem, cheia de coragem em relação ao futuro e a vontade de servir a humanidade.

Aos jovesn Professores universitários, o Santo Padre recordou o que significa ser verdadeiros formadores das novas gerações, enfatizando que é preciso guiar-se na busca da verdade não só com as palavras, mas também com a vida, cientes de que a verdade é o próprio Cristo. “Encontrando Cristo, encontramos a verdade”, ressaltou.


Chamados de Deus

O Papa recordou também os momentos intensos na celebraçãos da Via Sacra, onde uma multidão variada de jovens reviveu com intensa participação as cenas da paixão e morte de Cristo. “A cruz de Cristo dá muito mais do que o que é necessário, dá tudo, porque nos leva a Deus, salientou.

Na Missa na Catedral da Almudena, em Madri, com os seminaristas, o Papa destacou o desejo para que cresçam as vocações para o sacerdócio e para a vida religiosa, lembrando que muitos jovens sentiram o chamado para essas vocações em Jornadas anteriores.

“Estou certo que, também em Madri, o Senhor bateu às portas dos corações de muitos jovens para que o sigam com generosidade no ministério sacerdotal ou na vida religiosa”, afirmou.

Outro momento emocionante para o Papa foi a visita a um instituto que cuida de jovens com diversos tipos de deficiências físicas. Para ele, os voluntários que ali trabalham são testemunhas silenciosas do Evangelho da caridade e da vida.


Momentos intensos

Bento XVI recordou ainda a Vigília de Oração no Aeroporto CuatroVientos, onde nem a forte chuva e o vento puderam diminuir o entusiasmo dos jovens.

“Uma multidão de jovens em festa, nada intimidados pela chuva e pelo vento, permaneceu em adoração silenciosa a Cristo presente na Eucaristia, para louvá-lo, agradecê-lo, pedir a ele ajuda e luz”, lembrou o Papa.

Na Celebração Eucaristica do domingo, 21, contou o Santo Padre, os jovens manifestaram a exuberância e a alegria de celebrar o Senhor na Palavra e na Eucaristia, para juntos sempre mais a Ele, reforçar sua fé e a vida cristã.

Para Bento XVI, o encontro de Madri foi uma estupenda manifestação de fé para a Espanha e para o mundo antes de tudo que trouxe aos jovens uma ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar junto e renovar o empenho de radicar a própria vida em Cristo, amigo fiel.

“Estou certo que eles retornaram às suas casas e retornam com o firme propósito de ser fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé. Da minha parte, continuo a acompanhá-los com a oração, para que permaneçam fiéis aos empenhos assumidos”, afirmou.

http://noticias.cancaonova.com/noticia

QUEM É JESUS CRISTO?

<> 
Quem é Jesus Cristo?
Jesus é o Filho de Deus Vivo. Mt 16,16

Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem n'Ele. Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. Cl 1, 15-18

"Veio de Deus" (Jo 13,3), "desceu do céu" (Jo 3,13; 6,33), "veio na carne", pois "o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e nós vimos sua glória, glória que Ele tem junto ao Pai, como Filho único, cheio de graça e de verdade... Pois de sua plenitude nós recebemos graça por graça" (Jo 1,14-16).

Nele se cumpre as promessas que Deus fez a Abraão e a sua descendência, no tempo do rei Herodes e do imperador César Augusto, enviando «o Seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei, e nos tornar seus filhos adotivos» (Gal 4, 4-5).
Como e Onde nasceu Jesus?
Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito, nasceu da Virgem Maria, na cidade de Belém, no tempo do rei Herodes Magno e do Imperador César Augusto. Carpinteiro de profissão, morto e crucificado em Jerusalém, sob o procurador Pôncio Pilatos, durante o reinado do Imperador Tibério

Assumiu um corpo animado por uma alma racional humana. Como homem, o Filho de Deus tinha um conhecimento íntimo e imediato de Deus seu Pai. Penetrava igualmente os pensamentos secretos dos homens e conhecia plenamente os desígnios eternos que Ele viera revelar.

Foi concebido por obra do Espírito Santo no seio da Virgem Maria e sem a colaboração de homem: «O Espírito Santo descerá sobre ti» (Lc 1, 35), disse-lhe o Anjo na Anunciação. Ele é o Filho do Pai celeste, segundo a natureza divina, e Filho de Maria segundo a natureza humana, mas propriamente Filho de Deus nas suas naturezas, existindo n'Ele uma única Pessoa, a divina.
(Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. nº 98)

Durante a vida oculta em Nazaré, Jesus permanece no silêncio duma vida normal. Permite-nos assim estar em comunhão com Ele, na santidade duma vida quotidiana feita de oração, de simplicidade, de trabalho, de amor familiar. A sua submissão a Maria e a José, seu pai putativo, é uma imagem da sua obediência filial ao Pai. Maria e José, com a sua fé, acolhem o Mistério de Jesus, ainda que nem sempre o compreendam.
Jesus é Deus?
Jesus é a 2ª Pessoa da Santíssima Trindade, sendo assim, Jesus é Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Deus de Deus, Luz da Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro. Gerado, não criado, consubstancial ao Pai (da mesma substância), por Ele todas as coisas foram feitas.

Jesus é, inseparavelmente, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade da sua Pessoa divina. Fez-se verdadeiramente homem, nosso irmão, sem com isto deixar de ser Deus, nosso Senhor.

Perfeito na sua divindade e perfeito na sua humanidade; verdadeiro Deus e verdadeiro homem, composto de alma racional e de corpo, consubstancial ao Pai pela sua divindade, consubstancial a nós pela humanidade, “em tudo semelhante a nós, exceto no pecado”
(Heb 4, 15); gerado pelo Pai antes de todos os séculos, segundo a divindade e, nestes últimos tempos, por nós homens e para nossa salvação, nascido da Virgem Maria e Mãe de Deus, segundo a humanidade».

Dado pelo Anjo no momento da Anunciação, o nome «Jesus» significa «Deus salva». Exprime a sua identidade e a sua missão, «porque é Ele que salvará o seu povo dos seus pecados»
(Mt 1,21). Pedro apóstolo afirma que «não existe debaixo do céu outro Nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos» (At 4,12).

Jesus é o Filho Unigênito de Deus, no sentido único e perfeito. No momento do Batismo e da Transfiguração, a voz do Pai designa Jesus como seu «Filho predileto». Apresentando-se a Si mesmo como o Filho que «conhece o Pai» (Mt 11,27). Jesus afirma a Sua relação única e eterna com Deus Seu Pai. Ele é «o Filho Unigênito de Deus» (1 Jo 2, 23). É o centro da pregação apostólica: os Apóstolos viram «a Sua glória, como de Unigênito do Pai» (Jo 1, 14).
O que significa o nome: Filho de Deus?
Este nome significa a relação única e eterna de Jesus Cristo com Deus seu Pai: Ele é o Filho Único do Pai e o próprio Deus. Crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus é necessário para ser cristão.
Por que Deus enviou seu Filho?
Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial. Deus Pai cumpre as promessas feitas a Abraão e à sua descendência.
Quais são os três Ministérios de Cristo?
O Pai mandou Jesus para n'Ele formar o novo povo de Deus, no qual são chamados todos os homens e a Ele constituiu herdeiro de todas as coisas, para ser Mestre, Rei e Sacerdote Universal, cabeça do novo e universal Povo dos Filhos de Deus.
De que maneira Jesus é Senhor?
O Nome Senhor ("Kyrios") designa a soberania divina. Confessar ou invocar Jesus como Senhor é Crer na sua divindade. Ao longo de toda a sua vida pública, seus gestos de domínio sobre a natureza, sobre as doenças, sobre os demônios, sobre a morte e o pecado, demonstravam a sua soberania divina.

Ao atribuírem a Jesus o título divino de Senhor, as primeiras confissões de fé da Igreja afirmam, desde o início, que o poder, a honra e a glória devidos a Deus Pai cabem também a Jesus, por ser Ele de "condição divina"(Fl 2,6) e ter o Pai manifestado esta soberania de Jesus ressuscitando-o dos mortos e exaltando-o na sua glória.

Desde o princípio da história cristã, a afirmação do senhorio de Jesus sobre o mundo e sobre a história significa também o reconhecimento de que o homem não deve submeter a sua liberdade pessoal, de maneira absoluta, a nenhum poder terrestre mas somente a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo: "César não é o "Senhor". A Igreja crê que a chave, o centro e o fim de toda a história humana se encontram no seu Senhor e Mestre.
Como se deu a Encarnação de Jesus?
"O Verbo de fez carne" - Jo 1,14. A Igreja denomina "Encarnação" o fato de o Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para realizar nela a nossa salvação. "Sendo Ele de condição divina, não se considerou o ser igual a Deus como algo a se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a Si mesmo e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E achando em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até à morte e morte de Cruz!" (Fl 2,5-8).

A fé na Encarnação verdadeira do Filho de Deus é o sinal distintivo da fé cristã: "Nisto reconheceis o Espírito de Deus: Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio da carne é de Deus"(1Jo 4,2).
De que maneira Jesus é verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem?
Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e homem (tanto Deus como igualmente homem): é Deus gerado antes dos séculos da substância do Pai, e é homem nascido no século da substância da Mãe; perfeito Deus, perfeito homem, subsistente de alma Racional (dotada de razão) e carne humana; igual ao Pai segundo a divindade, inferior ao Pai segundo a humanidade; Ele apesar de ser Deus e homem, contudo não é dois mas um só Cristo; um só, porém não pela transformação da divindade em carne (na carne), mas pela assunção da humanidade em Deus; absolutamente um só, não por confusão da substância mas pela unidade da pessoa. Pois como uno é alma racional (dotada de razão) e carne, assim o Cristo uno é Deus e homem.
Como se deu a Morte Redentora de Cristo?
"Jesus foi entregue segundo o desígnio determinado e a presciência de Deus" (At 2,23). Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras, e sua morte cumpre em particular a profecia do Servo Sofredor. A nossa salvação deriva da iniciativa de amor de Deus para conosco, pois "foi Ele quem nos amou e enviou seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados (1Jo 4,10). Foi Deus que em Cristo reconciliou o mundo consigo" (2Cor 5,19). Nisto consiste a redenção de Cristo: Ele "veio dar a sua vida em resgate por muitos" (Mt 20,28), isto é, "amar os seus até o fim" (Jo 13,1), pra que sejais "libertados da vida fútil que herdastes dos seus pais" (1Pd 1,18).
Por que Jesus é o Cordeiro de Deus?
Depois de ter aceito dar-lhe o Batismo junto com os pecadores, João Batista viu e mostrou em Jesus o "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo"(Jo 1,29). Manifesta assim que Jesus é ao mesmo tempo o Servo Sofredor que se deixa levar silencioso ao matadouro (Is 53,7) e carrega o pecado das multidões, e o Cordeiro Pascal símbolo da redenção de Israel por ocasião da primeira Páscoa (Ex 12,3-14). Toda a vida de Cristo exprime a sua missão: 'servir e dar sua vida em resgate por muitos'( Mc 10,45).
Por que a Morte de Cristo é o Sacrifício único e perfeito? E onde ele se consuma?
A Morte de Cristo é ao mesmo tempo o sacrifício pascal que realiza a redenção definitiva dos homens pelo "Cordeiro que tira o pecado do mundo"(Jo 1,29) e o sacrifício da Nova Aliança que recoloca o homem em comunhão com Deus, reconciliando-o com Ele pelo "sangue derramado por muitos para a remissão dos pecados" (Mt 26,28).

Na Cruz, Jesus consuma seu sacrifício. É "o amor até ao fim"(Jo 13,1) que confere seu valor de redenção e de reparação, de expiação e de satisfação ao sacrifício de Cristo. Ele nos conheceu e amou na oferenda de sua vida. A caridade de Cristo nos compele, quando consideramos que um só morreu por todos e que, por conseguinte, todos morreram"(2Cor 5,14). Nenhum homem, ainda que o mais santo, não tinha condições de tomar sobre si os pecados de todos os homens e de oferecer-se em sacrifício por todos. A existência em Cristo da Pessoa Divina do Filho, que supera e, ao mesmo tempo, abraça todas as pessoas humanas, e que o constitui Cabeça de toda a humanidade, torna possível o seu sacrifício redentor por todos.

"Sua sanctíssima passione in ligno crucis nobis iustificationem meruit" - Pela sua santíssima Paixão no madeiro da cruz mereceu-nos a justificação", ensina o Concílio de Trento. E a Igreja venera a cruz cantando: "O Crux, ave, spes unica - Salve, ó Cruz, única esperança".(Catecismo Igreja Católica n. 616- 617).
Qual a Nossa Participação no Sacrifício de Cristo?
Jesus chama seus discípulos a "tomar Sua cruz e O segui-lo"(MT 16,24), pois "sofreu por nós, deixou-nos um exemplo a fim de que sigamos os seus passos"( 1Pd 2,21). Quer associar a seu sacrifício redentor aqueles mesmos que são os primeiros beneficiários dele. Isto realiza-se de maneira suprema em sua Mãe, associada mais intimamente do que qualquer outro ao mistério do seu sofrimento redentor.

"Fora da cruz não existe outra escada por onde subir ao céu" (Santa Rosa de Lima)
Como Entender que Cristo Desceu aos Infernos?
Na expressão "Jesus desceu à mansão dos mortos" o símbolo dos Apóstolos confessa que Jesus morreu realmente, e que, pela sua morte por nós, venceu a morte e o Diabo, "o dominador da morte"(Hb 2,14). O Cristo morto, na sua alma unida à sua pessoa divina, desceu à Morada dos Mortos. Abriu as portas do Céu aos justos que o haviam precedido. Lá foi como salvador, proclamando a boa notícia aos espíritos que ali estavam aprisionados.

A morada dos mortos é designada pelas Escrituras como os infernos, o sheol ou o Hades, onde todos estão privados da visão de Deus.Tanto justos como os maus, estão à espera do Redentor, o que não significa que suas sortes sejam iguais. Jesus não desceu aos infernos para ali libertar os condenados nem para destruir o Inferno da condenação, mas para libertar os justos que o haviam precedido.
Como Cristo Ressuscitou ao Terceiro Dia?
A Ressurreição de Jesus é a verdade culminante de nossa fé em Cristo, crida e vivida como verdade central pela primeira comunidade cristã, transmitida como fundamental pela Tradição, estabelecida pelos documentos do Novo Testamento, juntamente com a Cruz pregada como parte essencial do Mistério Pascal.

Os padres da Igreja contemplam a Ressurreição a partir da Pessoa Divina de Cristo que ficou unida à sua alma e a seu corpo separados entre si pela morte: "Pela unidade da natureza divina, que permanece presente em cada uma das duas partes do homem, estas se unem novamente. Assim, a morte se produz na separação do composto humano, e a Ressurreição, pela união das duas partes separadas". (São Gregório de Nissa).

O Corpo ressuscitado é o mesmo que foi martirizado e crucificado, pois ainda trás as marcas de sua paixão. Porém este corpo é agora glorioso, Sua humanidade a partir daí não pode ficar presa à terra, mas já pertence exclusivamente ao domínio divino do Pai. Cristo, "primogênito dentre os mortos" (Cl 1,18), é o princípio da nossa própria ressurreição, desde já pela justificação da nossa alma, mais tarde pela vivificação do nosso corpo.
Depois de sua morte e ressurreição, onde está Cristo?
"E o Senhor depois de ter-lhes falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus" (Mc 16,19). O corpo de Cristo está glorificado desde o instante da sua Ressurreição, como provam as propriedades novas e sobrenaturais de que desfruta a partir de agora seu corpo, em caráter permanente.

Por direita do Pai entendemos a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus antes de todos os séculos como Deus e consubstancial ao Pai se sentou corporalmente depois de encarnar-se e de a Sua carne ser glorificada. O sentar-se à direita do Pai significa a inauguração do Reino do Messias. Jesus Cristo cabeça da Igreja, nos precede no Reino glorioso do Pai para que nós, membros de seu Corpo, vivamos na esperança de estarmos um dia eternamente com Ele. E tendo entrado um vez por todas no santuário do céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito.
O quer dizer: Jesus virá julgar os vivos e os mortos?
Cristo Senhor já reina pela Igreja, mas ainda não lhe estão submetidas todas as coisas deste mundo. O triunfo do Reino de Cristo não se dará sem a última investida das potências do mal. No dia do juízo, por ocasião do fim do mundo, Cristo virá na glória para realizar o triunfo definitivo do bem sobre o mal, os quais, como o trigo e o joio, terão crescido junto ao longo da história.
Ao vir no fim dos tempos julgar os vivos e os mortos, Cristo glorioso revelará a disposição secreta dos corações e retribuirá a cada um segundo suas obras e segundo tiver acolhido ou rejeitado a sua graça.

FESTA DE MÃE RAINHA 2011



DE 24 A 26 DE AGOSTO DE 2011

PROGRAMAÇÃO

Dia 24/08 (Quarta Feira)

18h00min – Carreata de Abertura (Saindo da Igreja Matriz)

19h00min – Celebração Eucarística e Hasteamento das Bandeiras.

PASTORAIS SOCIAIS temática principal da Trimestral Diocesana, no Centro de Treinamento


Nos dias 26 e 27 acontece a Trimestral de Pastoral, no Centro de Treinamento. Durante o encontro estará sendo discutido o papel das pastorais sociais com a assessoria do coordenador da Pastoral Rural do Regional Nordeste 2, padre Hermínio Canova. Na oportunidade, os presentes estarão estudando o livro “A Missão da Pastoral Social”, elaborado a partir da reflexão sobre a prática das pastorais sociais, da Palavra de Deus e do ensino social da Igreja.

Arcebispo de Madri faz um balanço da Jornada Mundial da Juventude

Ainda embalados pelo clima da Jornada Mundial da Juventude de Madri, o arcebispo anfitrião, cardeal Antônio Maria Rouco Varela, fez um balanço do evento.
“Um balanço pastoral, espiritual, apostólico e humano riquíssimo”, disse o cardeal, ressaltando o encontro dos jovens com Cristo. “Sim, o papa estava ali, mas quem estava presente era Deus. E o papa quis favorecer essa profunda relação pessoal com Cristo”, ressaltou.
O cardeal disse acreditar que esse encontro será um marco de grandes mudanças na vida de muitos jovens ali presentes. Sublinhou também a grande comunhão eclesial reforçada pelo evento, no qual as várias realidades da Igreja trabalharam juntas.
Dom Antônio Maria falou ainda sobre as fortes imagens da noite da Vigília de Oração, no aeroporto de Quatro Vientos, acometida por uma tempestade de 20 minutos que não intimidou nem o papa nem os jovens. Ressaltou o momento da adoração eucarística: “o silêncio imenso daquela multidão infinita, concluída com uma demonstração de grande alegria originada diretamente do coração”.
“Sim, a alegria dos jovens foi esplêndida”, enfatizou o cardeal, que concluiu: “foi um testemunho do Evangelho, um testemunho de que a vida pode ser vivida com alegria mesmo nas situações difíceis”.

FESTA DE MÃE RAINHA 2011


PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE MÃE RAINHA 2011


DE 24 A 26 DE AGOSTO DE 2011
PROGRAMAÇÃO
Dia 24/08 (Quarta Feira)
18h00min – Carreata de Abertura (Saindo da Igreja Matriz)
19h00min – Celebração Eucarística e Hasteamento das Bandeiras.

Dia 25/08 – (Quinta Feira)
Noite da Juventude
18h30min – Terço
19h00min – Celebração
Noiteros: Grupo de Jovens Caminhando com Cristo, Coroinhas e Catequese.

Dia 26/08 (Sexta Feira)
Noite das Famílias
18h30min – Terço
19h00min – Celebração
Noiteros: ECC E Pastoral Familiar

Dia 27/08 ( Sábado)
18h30min – Terço
19h00min – Celebração
Noiteros: Ministros, Apostolado da Oração e Apostolado da Mãe Rainha.


Dia 28/08 ( Domingo)
Encerramento da Festa
18h30min – Procissão
19h00min – Celebração Eucarística e arreamento das Bandeiras.

PARTE SOCIAL
Dia 25/08 – Barracas e Show Religioso com a Banda Deus Conosco.
Dia 26/08 – Barracas e Seresta com Jeovan Bezerra
Dia 27/08 – Leilão e Seresta com Valdemar Costa
Dia 28/08 – Sorteio após a Procissão
 

JMJ Rio será um grande evento para o Brasil

Jovens brasileiros comemoram anúncio do Papa e erguem a cruz da JMJ
O anúncio feito pelo Papa Bento XVI de que a 27ª Jornada Mundial da Juventude acontecerá na cidade do Rio de Janeiro foi recebido com grande entusiasmo também pela prefeitura e pelos governos estaduais e federais, que garantiram a colaboração em tudo que lhes for solicitado.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esteve em Madri para acompanhar o anúncio oficial e esclarece que a prefeitura trabalhará seguindo as orientações da Igreja representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Eduardo Paes ressaltou também que este é mais um importante evento no qual a cidade se orgulha em sediar.

“O espírito fraterno, carinhoso, do povo carioca vai confraternizar com a juventude católica do mundo inteiro. Tenho certeza que os cristãos de outras religiões, os não cristãos e os ateus estarão juntos para receber esses jovens. É um evento que está acima de qualquer religião, um evento com uma carga emocional muito forte e com uma grande repercussão para o mundo”, destacou o prefeito do Rio de Janeiro.

Com a mesma felicidade que o Brasil recebeu a notícia que sediaria a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, o estado recebeu a notícia JMJ 2013, salienta o governador do Rio, Sérgio Cabral.

“Em 2013, a capital fluminense será tomada por jovens católicos do mundo todo. O Rio é uma cidade abençoada por Deus. A cidade toda é um templo de Deus com a imagem do Cristo Redentor abençoando-a lá de cima”, enfatiza Sérgio Cabral.


Mais valores para a juventude Brasileira
Para o representante do governo federal, Gilberto Carvalho, a JMJ será um importante evento num momento que a juventude brasileira precisa tanto cultivar bons valores, como a esperança e a cidadania. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República destaca ainda as grandes ameaças que a juventude está vivendo, como as drogas e a violência.

“É mesmo uma graça de Deus para nós. Um presente. E nós queremos colocar todo empenho do governo brasileiro para que realizemos este grande evento. Toda a preparação deste evento será um momento de graça para cultivar esses valores para a juventude”, salienta Gilberto Carvalho.


Dois anos de muito trabalho

“Daqui pra frente começa nossa tarefa de preparar bem essa jornada para que ela seja marcante para o Brasil e para mundo. O Brasil tem muito a oferecer ao mundo: nossa cultura, religiosidade, nossa maneira de ser... Coisas que marcaram a JMJ 2013”, destaca o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.


Chegada da Cruz no Brasil

No domingo, dia 18 de setembro, a cruz da JMJ chegará em São Paulo. Dom Odilo conta que será realizado um grande ato no Campo de Marte, zona norte de São Paulo. O dia todo será marcado por shows e testemunhos. Às 16h chegará a cruz e logo depois será celebrada uma Missa campal.

A cruz peregrinará por todo país antes de chegar no Rio de Janeiro para o grande evento da juventude católica.


http://noticias.cancaonova.com


SANTA ROSA DE LIMA - PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA



Santa Rosa de Lima

23 de Agosto

 
Santa Rosa de Lima
 
 
Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!".

Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência".

A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: "O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto".

Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: "Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco".

Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

FESTA DE NOSSA SENHORA RAINHA

22 DE AGOSTO

Nossa Senhora Rainha


Instituída pelo Papa Pio XII, celebramos hoje a Memória de Nossa Senhora Rainha, que visa louvar o Filho, pois já dizia o Cardeal Suenens: "Toda devoção a Maria termina em Jesus, tal como o rio que se lança ao mar".

Paralela ao reconhecimento do Cristo Rei encontramos a realeza da Virgem a qual foi Assunta ao Céu. Mãe da Cabeça, dos membros do Corpo místico e Mãe da Igreja; Nossa Senhora é aquela que do Céu reina sobre as almas cristãs, a fim de que haja a salvação: "É impossível que se perca quem se dirige com confiança a Maria e a quem Ela acolher" (Santo Anselmo).

Nossa Senhora Rainha, desde a Encarnação do Filho de Deus, buscou participar dos Mistérios de sua vida como discípula, porém sem nunca renunciar sua maternidade divina, por isso o evangelista São Lucas a identifica entre os primeiros cristãos: "Maria, a mãe de Jesus" (Atos 1,14). Diante desta doce realidade de se ter uma Rainha no Céu que influencia a Terra, podemos com toda a Igreja saudá-la: "Salve Rainha" e repetir com o Papa Pio XII que instituiu e escreveu a Carta Encíclica Ad Caeli Reginam (à Rainha do Céu): "A Jesus por Maria. Não há outro caminho".

Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!

Diocese de Mossoró celebra o Dia do Catequista


Queridos catequistas de toda Diocese de Mossoró, é com grande alegria que convidamos todos vocês à celebrar o Dia do Catequista.

A comissão Diocesana de Catequese estará realizando um encontro a fim de suscitar a sublime vocação do Catequista e lembrar deste dia tão importante para a Igreja no Brasil.
O evento será no Centro de Treinamento Libânia Lopes, localizado na rua Melo Franco, em frente à Praça dos Hospitais, em Mossoró/RN. O horário está previsto de 08h às 12h.
Conforme a tradição, a data será no dia 28 de Agosto, último domingo do mês, escolhida especialmente para o catequista.
Os catequistas que desejarem participar, deverão se inscrever com o articulador da sua comunidade ou paróquia, ou ainda com o Padre.

Mais informações-Ligar para a Coordenadora Diocesana, Irmã Juliana Galeno: 84 8735 3270 ou nos mande um recado pelo blog www.catequesemossoro.blogspot.com

DOM ORANI JOÃO TEMPESTA ACEBISPO DO RIO DE JANEIRO FALA SOBRE JMJ NO RIO EM 2013

JMJ-dOrani

MADRI - Expectativa, responsabilidade e confiança. Assim o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, recebeu o anúncio de que a arquidiocese vai sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013.
Em entrevista exclusiva ao portal Jovens Conectados, o arcebispo destacou que o evento é uma oportunidade para revigorar a Fé do povo e para manifestar as raízes cristãs da América Latina.
Reproduzimos aqui a entrevista do Jovens Conectados com dom Orani. 

Como o senhor recebe o anúncio da escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada?
Dom Orani:
 Recebo com a grande expectativa de podermos cumprir bem nossa missão, com a grande responsabilidade de fazê-la bem e ao mesmo tempo confiando na graça de Deus de poder conduzi-la para que seja um bem para o Rio, para o Brasil e para o mundo.
Que frutos podemos esperar com o trabalho de preparação da Jornada?
Dom Orani:
 No trabalho de uma jornada, há um momento que antecede, com a Cruz que visita todas as dioceses, há todo o trabalho de aprofundamento do tema. Acho que todos os preparativos ajudarão muito a nos abrirmos ainda mais ao outro, a acolhermos o diferente e aprendermos com os que vêm de longe a viver a nossa fé; e tenho certeza que os que vêm de longe também irão conhecer um pouco o jeito de ser católico do nosso povo brasileiro.
A Jornada Mundial da Juventude também vai ser um marco para a America Latina e vai movimentá-la em torno do Brasil. Como o senhor vê isso?
Dom Orani:
 O Papa Bento XVI está chamando a atenção do mundo para as raízes cristãs da Europa. A América Latina tem muito fortes suas raízes cristãs, que estão se perdendo pouco a pouco devido à falsa compreensão de o que é um país laico; às idéias que vão aparecendo com a crise dos valores. Creio que este momento é de vivermos nossa vocação de um país que tem raízes cristãs e de podermos manifestar isso seja através daquilo que vai acontecer na Jornada, seja também com a vinda do Papa; e de reafirmarmos tudo aquilo que acreditamos que ajude o mundo, o Brasil, a cidade a caminhar cada vez melhor.
O senhor já pode antecipar alguma coisa a respeito da preparação do Rio de Janeiro para a JMJ?
Dom Orani:
 Ainda está sendo tudo elaborado. No primeiro momento, vai acontecer o lançamento do site da Jornada em sua primeira versão, e depois disso teremos que organizar várias equipes, que começarão os seus trabalhos.
A cidade já está se preparando para eventos como a Copa do mundo e as olimpíadas. Isso favorece a Jornada?
Dom Orani: A Jornada aconteceria mesmo sem essas estruturas, porque ela acontece na cidade como ela é. Mas não há dúvida de que os preparativos para a Copa e as Olimpíadas ajudarão também no receptivo, nos aeroportos, na locomoção dentro da cidade.
O senhor pode destacar alguns pontos em que, de forma geral, a vinda do Papa pode renovar na vida do carioca?
Dom Orani:
 Toda oportunidade é bem-vinda para renovar a vida de todos nós. Também para o povo que vive na cidade do Rio de Janeiro, é uma oportunidade de revigorar a fé, a participação, e principalmente de mostrar o rosto jovem da Igreja do Rio de Janeiro.

PUBLICAÇÕES