SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

COM PESAR NOTICIAMOS O FALECIMENTO DE DOM JOSÉ FREIRE


Na madrugada deste dia 10 de janeiro de 2012, Dom José Freire de Oliveira Neto, Bispo Emérito de nossa Diocese, fez sua Páscoa definitiva. Faleceu no Hospital Wilson Rosado.

Agradecemos a Deus toda sua doação e grandes serviços prestados a nossa Diocese. Com fé na Ressuirreição louvamos a Deus por nos ter concedido tão grande servo.

O corpo do bispo irá agora pela manhã para sua cidade Natal, Apodi, para ser velado por seus conterrâneos.

E às 14h, o corpo retornará para ser velado na Catedral de Santa Luzia.

O sepultamento acontecerá amanhã, dia 11 de janeiro de 2012, às 9h, na Catedral de Santa Luzia.


Biografia

Dom José Freire de Oliveira Neto, 5º bispo de nossa Diocese(1984-2004).

Nasceu em Apodi(09/03/1928).

Foi ordenado padre em Roma(22/09/1956),

Cursou Filosofia em São Leopoldo/RS(1950-1952),

Cursou Teologia em Roma(1952-1956),

Especialização em Roma(1972-1975),

Foi sagrado bispo em Roma - Capela do Pontifício Colégio pio Brasileiro(02/06/1974).

Iniciou sua missão episcopal como bispo auxiliar de Dom Gentil(1975-1979), foi bispo Coadjutor (1979-1984) e bispo Diocesano (1984-2004). Escolheu como lema: “Semelhante a Ele na morte.” Foi responsável junto a Dom Albano Cavallim, pela elaboração do documento “Catequese Renovada.” São frutos de sua missão a Comissão Pastoral da Terra, o SEAPAC(Serviço de Apoio a Projetos Alternativos), e a Comissão de Justiça e Paz.

Atualmente era bispo Emérito de nossa Diocese desde 2004.

BISPO EMÉRITO DA DIOCESE DE MOSSORÓ DOM JOSÉ FREIRE FALECEU NESTA MADRUGADA

Dom José falece vítima de uma parada cardíaca em Mossoró


O bispo emérito de Mossoró (RN), Dom José Freire de Oliveira Neto, 83 anos, faleceu na madrugada de hoje, dia 10, no Hospital Wilson Rosado, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde o dia 31 de dezembro de 2011, quando foi surpreendido com um AVC Hemorrágico.
O corpo de Dom José Freire será conduzido para Apodi, sua cidade Natal, onde será velado até as primeiras horas da tarde. A chegada a Mossoró está prevista para às 14h de hoje, sendo velado na Catedral de Santa Luzia até amanhã às 9h, quando será celebrada a Missa de corpo presente e posteriormente realizado o sepultamento na própria Catedral.
FALECE O BISPO EMÉRITO DE MOSSORÓ

NO ALVORECER DESTE DIA 10 DE JANEIRO DE 2012, AINDA ENVOLVIDA PELA GRAÇA DA CELEBRAÇÃO DO BATISMO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, A DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ, COM PROFUNDO PESAR, COMUNICA O FALECIMENTO DO SEU BISPO EMÉRITO, DOM JOSÉ FREIRE DE OLIVEIRA NETO, OCORRIDO HOJE, E O ESPERA AGORA NA CASA DO PAI PARA A JUSTA RECOMPENSA. O FALECIMENTO OCORREU POR VOLTA DAS DUAS E TRINTA DA MANHÃ, NO HOSPITAL WILSON ROSADO.

FIRME NA ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO, A DIOCESE DE SANTA LUZIA ORA E AGRADECE AO SENHOR PELO BOM PASTOREIO DO SEU BISPO EMÉRITO, DOM JOSÉ FREIRE.

BATISMO DE JESUS - COMO VOCÊ TEM VIVIDO O SEU BATISMO?


João Batista não negava que em sua vida havia poder do Alto para operar a obra que já havia sido designada por Deus a ele desde a época dos profetas. Esse poder consistia na pregação do Reino e na remissão dos pecados pelo arrependimento, externado no rito do batismo nas águas.
Hoje nossa cultura religiosa limita o poder do Alto essencialmente a manifestação de milagres de cura e operações sobrenaturais, pelo simples fato de que estes sinais aconteciam no ministério de Jesus. Mas releva-se que o contexto onde estes eventos sobrenaturais aconteciam, eram no fundo para servirem de confronto com a mentalidade religiosa e estas operações sempre serviram para que a consciência dos participantes e espectadores se convertesse de sua acomodação e limitação espiritual.
Reitero que creio em milagres e operações sobrenaturais, no entanto, não firmo minha fé exclusivamente nessas ocorrências. Deus pode não achar bom curar determinadas pessoas, por motivos que competem exclusivamente a Ele decidir não curar ou fazer o milagre que acho necessário que aconteça. Mesmo diante desse contexto, Ele não deixará de ser Deus. Mas se firmar minha fé somente no que vejo de extraordinário, caso um não-milagre aconteça, minha fé corre o sério risco de revelar-se superficial e inoperante para trazer paz a minha vida em momentos de aflição.
O ato de retirar as sandálias era uma função dos escravos da casa de um nobre, para após isso lavar os pés e ungi-los com óleo para que se re-hidratassem da caminhada no clima árido do deserto. Portanto, era uma posição de máxima subserviência ao amo. Observe-se que desamarrar era o mais simples ato deste costume comum à época, que implicava em curvar-se para tanto, um sinal que no contexto espiritual significa reverenciar a Deus.
Por saber que o seu poder vem de Deus, João Batista submete-se a autoridade d´Ele pois sabia que somente prenunciava O mais poderoso que haveria de vir, colocando-se numa posição de máxima subserviência, como os escravos que lavavam e hidratavam os pés do amo e seus convidados.
Mesmo com esse poder, João Batista sabia que por mais que o batismo nas águas significasse que o interior do ser havia se conscientizado do pecado e do amor de Deus em implantar seu Reino entre os arrependidos, esse batismo não era suficiente para fazer o homem a mudar seu instinto natural ao pecado, necessitando da intervenção divina na vida do ser, o que só se realizaria com o batismo no Espírito Santo que só Jesus pode promover.
Para que essa possibilidade se tornasse realidade, Jesus cumpriu o rito do batismo do arrependimento, mesmo sendo Ele um “Rabi”, que quer dizer Mestre. Esse batismo do arrependimento de Jesus foi também Seu batismo com e no Espírito Santo, uma vez que o Espírito Santo desceu como uma pomba sobre Ele. E uma voz se fez ouvir: “Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria”.
Pensemos: se Jesus sendo um dos mestres judaicos, em se “arrependendo” e do ponto-de-vista demonstrado na Bíblia de que Cristo padeceu na carne todo tipo de tentação e inclinação carnal – portanto passível de arrependimento também como homem – abriu a possibilidade para que Deus desse de Seu Espírito para Ele, então essa possibilidade também está aberta a todos que assim o desejar!
Esse objetivo divino – fazer com que Seu Espírito faça habitação em todos os que se arrependem – é cumprido em Cristo em seu batismo no Rio Jordão. E o júbilo divino em ver esse objetivo cumprido em Jesus é traduzido por seu inesperado rompante, declarando Sua alegria em ver Seu filho amado cumprindo Sua vontade. O Espírito Santo é Deus nos guiando em toda a verdade, fazendo florescer os dons – em especial o do amor – e dando-nos a capacitação para mudarmos nossa mentalidade corrompida, frutificando em obras e vida plena.
Como você tem vivido o seu batismo? Quero recordar a você que o nosso batismo é um compromisso de seguimento a Cristo, na transformação deste mundo pelo amor de Deus, incutido em nosso coração por Jesus hoje batizado no Jordão por João Batista.
Padre Bantu Mendonça

AVALIAÇÃO PASTORAL DE 2011

Neste último domingo nos encontramos enquanto pastorais, grupos, serviços e movimentos para fazermos uma avaliação pastoral do ano de 2011, como também programarmos a visita pastoral do nosso pastor, Dom Mariano Manzana. Neste encontro, contamos com as coordenações de pastorais, serviços, grupos e movimentos, contamos ainda com a coordenação diocesana da pastoral da terra na pessoa do nosso conterrâneo José Carlos. Alguns encaminhamentos, inclusive uma assembléia Pastoral para o dia 28 deste.





CONFRATERNIZAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR 07/01/2012







































PUBLICAÇÕES