SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

30º Domingo do Tempo Comum - Dia Nacional da Juventude

25 de outubro de 2009 – Domingo
30º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)


“Senhor, tende compaixão de vosso povo”

Dia Nacional da Juventude


Embora as realidades históricas, quando marcadas pelo pecado, provoquem sofrimento e morte, a fé como dom de Deus sustenta no coração humano a esperança. Deus, em sua infinita compaixão, envia-nos Jesus como único sacerdote. Ele, mesmo não tendo cometido pecado algum, ofereceu-se a si mesmo para nos resgatar do pecado e da morte. Abrindo-nos os olhos para as necessidades dos irmãos(ãs), Jesus nos resgata de nossa pobreza e envia-nos como missionários da esperança. Acolhamos seu chamado e assumamos nossa missão na Igreja e no mundo!


LITURGIA DA PALAVRA

Deus nos fala

A missão daqueles que creem comporta o anúncio da esperança de superação de toda dor e sofrimento. Em Jesus, que se compadece da marginalização (cegueira) de Bartimeu, Deus estende sua mão para nos resgatar da corrupção e do pecado. Desta forma, Jesus, o sacerdote enviado do Pai, manifesta a vontade de Deus e nos convida a experimentar sua misericórdia.


Primeira Leitura (Jr 31,7-9)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
7Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’.
8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam.
9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Salmo Responsorial (Sl 125)

— Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!
— Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!
— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,/ parecíamos sonhar;/ encheu-se de sorriso nossa boca,/ nossos lábios, de canções.
— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas/ fez com eles o Senhor!”/ Sim, Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!
— Mudai a nossa sorte, ó Senhor,/ como torrentes no deserto./ Os que lançam as sementes entre lágrimas/ ceifarão com alegria.
— Chorando de tristeza sairão,/ espalhando suas sementes;/ cantando de alegria voltarão,/ carregando os seus feixes!


Segunda Leitura (Hb 5,1-6)

Leitura da Carta aos Hebreus:
1Todo sumo-sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios.
4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão.
5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo-sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!



Anúncio do Evangelho (Mc 10,46-52)

— O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!”
52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ (inclina-se até às palavras da Virgem Maria)que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

— Senhor, nosso Deus, confiando em vosso amor misericordioso e desejosos de viver vossa graça, a vós suplicamos.
— Fazei-nos, Senhor, anunciadores do Evangelho da vida!
1. SENHOR, que a Igreja, sacramento do Reino de Deus, manifeste vossa misericórdia e acolha a todos sem discriminação, nós vos pedimos.
2. DEUS de bondade, que a humanidade, superando o egoísmo e o ódio, empenhe-se na busca da paz e da concórdia, nós vos pedimos.
3. PAI da vida, que haja empenho de todos os seres humanos na preservação da natureza e da vida, nós vos pedimos.
4. SENHOR da história, que todos os jovens se sintam amados e possam colaborar na construção da fraternidade e da justiça, nós vos pedimos.
5. DEUS da esperança, que nossos parentes e amigos falecidos, livres de seus pecados, possam participar da vida eterna, nós vos pedimos.

— Acolhei, Senhor, os nossos pedidos e dai-nos perseverar na missão que recebemos em nosso batismo. Que o amor nos faça superar o ódio e que a vingança e a maldade deem lugar à reconciliação, à misericórdia e à justiça de vosso Reino. É o que vos pedimos, por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

13ª ROMARIA DA JUVENTUDE NO SANTUÁRIO DO LIMA





Cerca de 6 mil jovens estão sendo esperados pela Diocese de Mossoró para participarem da 13ª Romaria da Juventude, neste domingo, dia 25 de outubro, no Santuário do Lima, em Patu/RN. A Pastoral da Juventude, em consonância com o Dia Nacional da Juventude da CNBB, escolheu como tema “Juventude e Criminalização” e como lema: “Juventude em Marcha contra a Violência”. A missa de abertura será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana. Segundo o membro do setor diocesano de juventude, seminarista Júlio César Lima, a violência contra os jovens é preocupante. “Dados mostram que 39,7% dos jovens são vítimas de homicídios”, revela. Ele afirma que é preciso se discutir e refletir sobre essa realidade. “A romaria é um espaço privilegiado para se fomentar a discussão e ação com vista a um mundo melhor para todos nós, mas para isso é preciso que os jovens participem”, desabafa. Criada em 1997, a romaria se constitui, ao longo do tempo, em um momento destinado a anunciar o Cristo jovem numa mobilização voltada para toda a Região Oeste. Na última edição, o evento levou mais de cinco mil jovens a refletir sobre a missão de Jesus Cristo na terra. A romaria celebra também o Dia Nacional da Juventude, comemorado no dia 30 de outubro.


PROGRAMAÇÃO:

4:30h - Acolhida

5h - Santa missa com o bispo, Dom Mariano Manzana

7h - Caminhada animada por trio elétrico

8h - Expocarisma

9h - Apresentações e teatro

10h - Shows no palco principal

12h - Encerramento com bênção de envio


FOTO E MATÉRIA TIRADAS DO BLOG DIOCESANO



A PARÓQUIA DE SANTA LUZIA CONFIRMA PRESENÇA COM ÔNIBUS E ALGUNS CARROS PATICULARES

PUBLICAÇÕES