SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

DOMINGO, 2 DE AGOSTO DE 2009

2 de agosto de 2009 — Domingo
18º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)



Quando nos fizermos fonte, não mais teremos sede!

Dia da Vocação dos Ministérios Ordenados

Criados à imagem de Deus, somente a vida divina é que nos realiza e sacia. Por isso, egoísmo, insensibilidade, ambição, maldade deixam-nos mal com nós mesmos, com os outros, com Deus. Em cada Eucaristia, Jesus, vendo nossa infelicidade, oferece-nos seu divino caminho de ser feliz: Sua força de sempre amar, sempre ser solidário, sempre perdoar! Aprendamos a ser Eucaristia, a não mais ter fome! Neste Mês Vocacional que estamos iniciando, acolhamos esse divino apelo de felicidade no serviço aos irmãos e irmãs que vivem ao nosso lado!


LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

Jamais nos saciaremos se, como pagãos, como homem velho “que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras”, formos gananciosos em acumular bens! Se buscarmos Deus apenas pelo pão que Ele nos dá! Mas, não mais teremos fome se revestirmos “o homem novo, criado à imagem de Deus”! Se, acreditando em Jesus, o pão que dá vida, aprendermos com Ele a nos tornar pão para os irmãos! Fazendo-nos fonte, não mais teremos sede!

Primeira Leitura (Êx 16,2-4.12-15)

Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 2a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3“Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?”
4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia, a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 12Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”.
13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento.
14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra.
15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório (Sl 77)

— O Senhor deu a comer o pão do céu.
— O Senhor deu a comer o pão do céu.
— Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos,/ e transmitiram para nós os nossos pais,/ não haveremos de ocultar a nossos filhos,/ mas à nova geração nós contaremos:/ as grandezas do Senhor e seu poder.
— Ordenou, então, às nuvens lá dos céus,/ e as comportas das alturas fez abrir;/ fez chover-lhes o maná e alimentou-os,/ e lhes deu para comer o pão do céu.
— O homem se nutriu do pão dos anjos,/ e mandou-lhes alimento em abundância;/ conduziu-os para a Terra Prometida, para o Monte que seu braço conquistou.

Segunda Leitura (Ef 4,17.20-24)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 17Eis, pois, o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada.
20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus.
22Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, 23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade.
24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. — Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação ao Evangelho


— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
O homem não vive somente de pão,/ mas vive de toda palavra que sai/ da boca de Deus e não só de pão,/ amém, aleluia, aleluia!

Anúncio do Evangelho (Jo 6,24-35)

— O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”
26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.
28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”
29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.
35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ (inclina-se até às palavras da Virgem Maria) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.

Preces dos Fiéis

— Pai bondoso, para nos atender, vós quereis que vos peçamos. Mas, em nossa fragilidade, nem sequer vos pedir nós sabemos. Vinde em nosso auxílio!
1. Às nossas murmurações e fragilidades vós nos respondeis com novas atitudes de amor. Para que tenhamos sempre mais essa divina força de amar em todos os nossos relacionamentos, nós vos pedimos:
— Dai-nos, senhor, vosso amor, pois só ele nos sacia!
2. Vós nos convocais a renunciar à nossa existência passada, despojando-nos do homem velho e revestindo-nos do homem novo, de vosso próprio Filho, “em verdadeira justiça e santidade”, assim vos pedimos:
3. Tantas vezes vos buscamos apenas porque nos destes pão e ficamos satisfeitos, mas continuamos com fome. Ensinai-nos a ser como vós, fontes de pão, de vida, de esperança aos irmãos, assim vos pedimos:
4. Neste mês vocacional que estamos iniciando, que toda a vossa Igreja redescubra e aprofunde sua vocação de fazer acontecer no mundo vosso amor, mesmo diante de murmurações, de recusas ao mesmo amor, assim vos pedimos:
5. Vós sois o único Pastor, mas vos servistes de Moisés e de Josué para apascentar vosso povo. Chamai muitos jovens a viverem sua disponibilidade no serviço sacerdotal a seus irmãos, assim vos pedimos:

— Pai bondoso, atendei nossos pedidos, dai-nos generosidade e prontidão em responder aos apelos vocacionais que dirigis a todos nós, e enviai-nos à missão que vós tendes para cada um de nós! Por Cristo, nosso Senhor.
— Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES