SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: JOVENS SÃO EXORTADOS A SEREM TESTEMUNHAS DE CRISTO


JMJ-CatequeseDDino3MADRI - A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Madri, ficou lotada, nesta sexta-feira, 19, de angolanos, brasileiros, moçambicanos, portugueses, espanhóis e bolivianos para a terceira catequese da Jornada Mundial da Juventude. A catequese foi dada pelo bispo de Caruaru (PE) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, dom Bernardino Marchió, mais conhecido como dom Dino.
Os mais de 400 jovens que participaram do encontraram mostraram muita animação e entusiasmo com as palavras de dom Dino, que desenvolveu o tema do dia, “testemunhas de Cristo no mundo”
“Somos rodeados de testemunhas, santos e santas, e, às vezes, não sabemos”, disse o bispo. Ele lembrou as figuras de dom Helder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, dom Francisco Van Thuan, Beata Irmã Dulce, Chiara Lubich e a jovem Chiara Luce, beatificada no ano passado.
“Dom Helder era voltado para os mais pobres; era um poeta, profeta e sonhador. Sonhava com um sem fome e de paz”, disse. “Dom Luciano era o homem do diálogo e da paz”, disse dom Dino.
JMJ-CatequeseDDino1O bispo recordou a história do cardeal Van Thuan, vietnamita, que ficou preso por 13 anos, destacou o amor da Irmã Dulce aos pobres e a obra de Chirara Lubich, fundadora do Movimento Focolares.
Da jovem Chiara Luce, dom Dino recordou sua resignação diante da doença e da morte. “Poucos meses antes de sua morte, o quarto da jovem Luce se tornou lugar de evangelização dos jovens”, sublinhou o bispo. Luce morreu em 1990 aos 18 anos com câncer nos ossos.
Dom Dino provocou os jovens a assumirem compromissos após a Jornada e indicou a leitura do Documento 85 da CNBB, sobre a Evangelização dos jovens. Ele explicou a criação do Setor Juventude nas dioceses, proposta do Documento.
“O Setor Juventude quer valorizar e respeitar todas as expressões juvenis desde as pastorais da juventude até as novas expressões juvenis e as novas comunidades, que surgem com novos carismas”, disse.
O bispo incentivou os jovens a terem participação ativa nas comunidades e lembrou os trabalhos da catequese, liturgia, canto, comunicação, turismo, política e pastorais sociais. “Os jovens devem ser protagonistas dessa nova época missionária. Vocês devem ser apóstolos evangelizadores dos jovens”, exortou.
JMJ-CatequeseDDino2Chamou a atenção dos jovens a palavra do arcebispo de Maputo, no Moçambique, dom Francisco Chimoio, que falou da realidade de seu país cuja população jovem é de 50%. “Nosso país esteve 26 anos em guerra e perdemos muitas pessoas, inclusive padres, religiosas, catequistas”, contou.
Segundo dom Francisco, que responsável pela área da juventude da Conferência Episcopal de Moçambique, a Igreja moçambicana valoriza muito a pastoral juvenil. “O futuro de nosso país depende do que damos aos jovens a fim de tomarem responsabilidade sobre todos os setores”, lembrou o bispo.
O bispo de Registro (SP), dom José Luiz Bertanha, ex-presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, também participou da catequese. Ele recordou aos jovens o tema da jornada e animou os jovens a fazerem de Cristo a raiz de suas vidas.
Após a palestra, dom Dino respondeu a perguntas dos jovens, feitas por escrito. Em seguida, presidiu a missa, concelebrada por dom Francisco e dom Bertanha, além de vários padres que, durante a catequese, padres atenderam confissões.

FONTE:

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES