SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

O VALOR DA PESSOA!

A pessoa deve ser valorizada pelo que ela É e não pelo que ela FAZ.

" Pondo-se eles a caminho, Jesus entrou num povoado. Uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria que, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com o muito serviço. Parou e disse: Senhor, não te importa que minha irmã me deixe sozinha no serviço? Dize-lhe que me venha ajudar. O Senhor lhe respondeu: Marta, Marta, andas muito agitada e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada. "
(Lc 10, 38-42)

A mentalidade moderna está acostumada a valorizar a pessoa por aquilo que ela FAZ. Parece ser consenso que o TER não serve como referência (exceto para os materialistas assumidos) e que o SER é valorizado num nível abaixo do FAZER.
Assim, é muito comum as pessoas serem valorizadas pelo que FAZ e não pelo que ela É. Veja só: Discrimina-se alguém pelo fato de não gostar de estudar, ou por ter dificuldade de exercer sua profissão, ou por não ser uma pessoa dinâmica de um modo geral. São logo rotulados de preguiçosos e incompetentes. Quantas vezes inconscientemente buscamos amizades de pessoas mais capazes, e somos indiferentes e até mesmo nos afastamos de quem aparentemente não tem muito a nos acrescentar?
Elogios rasgados são feitos aos estudiosos, aos bons líderes, aos que se exaustam em trabalhos. Sim, é importante que sejam valorizados, mas é mais importante ainda que os outros não sejam discriminados, mas também valorizados naquilo que são.
Jesus poderia ter elogiado o esforço de Marta para lhe oferecer o melhor, e repreender Maria por não ajudar sua irmã nos afazeres. Essa é a mentalidade comum. Era também a de Marta que repreende sua irmã. Mas não é a de Jesus. Ao contrário, além de não recriminar Maria, Jesus ainda exaltou seu comportamento, colocando-o como melhor do que o de Marta.
"Marta, te preocupas com muitas coisas. Uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte."
Jesus não discrimina ninguém. Simplesmente, valoriza mais o amor, o diálogo, a amizade, enfim, o ser humano em si do que os esforços e tarefas empreendidas. Mas porquê? Porque "uma só coisa é necessária": O homem foi criado para o amor, e só a vivência do amor dá sentido a vida do homem. Os trabalhos e afazeres em geral, quando não estão numa perspectiva subordinada ao que nos é mais importante, ao invés de amor e vida, geram cansaço, orgulho, dispersão, desatenção ao próximo e ao próprio sentido de sua vida.
Graças a Jesus, aprendemos que devemos valorizar mais a pessoa por aquilo que ela É do que por aquilo que ela FAZ. São Paulo exemplifica de uma forma sublime esta verdade:

"Se falar as línguas de homens e anjos, mas não tiver a caridade, sou como bronze que soa ou tímpano que retine.E se tiver o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e toda a ciência e alcançar tanta fé que chegue a transportar montanhas, mas não tiver a caridade, nada sou.E se repartir toda a minha fortuna e entregar meu corpo ao fogo mas não tiver a caridade nada disso me aproveita."
(1Cor 13,1-3)

Claudio Augusto

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES