SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

LITURGIA DIÁRIA


20 de setembro de 2009 — Domingo
25º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)

“Seguir Jesus é servi-lo
no amor aos irmãos”


A vida cristã tem sua base no amor e não no poder. O amor é a única força capaz de transformar a vida e o mundo. Quem ama, torna-se parceiro da justiça, denuncia a maldade, reprova o erro e, por isso, é perseguido. Jesus propõe aos discípulos um novo jeito de pensar e agir. “Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.” É preciso fazer-se pequeno, como Jesus, para servir mais. Que a Palavra de Deus nos renove e nos conduza à prática da justiça e a gestos concretos de solidariedade!


LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

Os justos incomodam por seu jeito de ser e de viver. Guiados pelo Espírito de Deus, eles reprovam o erro e fazem o bem. O espírito do mundo produz ciúmes, rivalidades e toda espécie de desordem; enquanto a sabedoria é pura, pacífica, cheia de misericórdia. A sabedoria nos conduz à justiça que produz a paz. Quem acolhe a Palavra de Deus torna-se pequeno para servir e amar a todos, como fez Jesus.


Primeira Leitura
(Sb 2,12.17-20)

Livro da Sabedoria:
Os ímpios dizem: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos.
19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 53)

— É o Senhor quem sustenta minha vida!
— É o Senhor quem sustenta minha vida!
— Por vosso nome, salvai-me, Senhor;/ e dai-me a vossa justiça!/ Ó meu Deus, atendei minha prece/ e escutai as palavras que eu digo!
— Pois contra mim orgulhosos se insurgem,/ e violentos perseguem-me a vida;/ não há lugar para Deus aos seus olhos./ Quem me protege e me ampara é meu Deus;/ é o Senhor quem sustenta minha vida!
— Quero ofertar-vos o meu sacrifício/ de coração e com muita alegria;/ quero louvar, ó Senhor, vosso nome,/ quero cantar vosso nome que é bom!


Segunda Leitura
(Tg 3,16—4,3)

Carta de São Tiago:
Caríssimos: 3,16Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más.
17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento.
18O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz.
4,1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?
2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1. Eu te louvo, ó Pai Santo/ Deus do céu, Senhor da terra:/ os mistérios do teu reino aos pequenos, Pai, revelas!


Anúncio do Evangelho
(Mc 9,30-37)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”
34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”
36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, (inclina-se até às palavras da Virgem Maria)/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

—Senhor, a preocupação conosco, e com nossa segurança pessoal e material, torna-nos escravos de nós mesmos e do mundo. Libertai-nos com vosso amor e abri-nos à solidariedade e ao serviço dos irmãos! Confiantes, pedimo-vos.
— Senhor, atendei nosso pedido!
1. PELO Santo Padre, o Papa; pelos bispos e seus auxiliares, para que, guiados por vossa palavra, sejam instrumentos eficazes na orientação e animação de toda a Igreja, rezemos!
2. PARA que todos os que professam a fé em Jesus Cristo deem testemunho de amor e, com simplicidade, coloquem-se a serviço dos pobres e mais abandonados, rezemos!
3. PARA que a Palavra de Deus, proclamada e partilhada nesta celebração, fecunde nosso coração e produza abundantes frutos na vida de todos nós, rezemos!
4. PELOS gananciosos que colocam a razão de suas vidas nas coisas materiais, para que descubram que só em Deus e no serviço aos irmãos encontram razão para viver, rezemos!
(Intenções próprias da comunidade.)
—Acolhei, ó Pai de bondade, os pedidos que vos apresentamos e socorrei-nos em todas as nossas necessidades! Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES