SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

LEITURAS BÍBLICAS DO DIA




18 de julho de 2009 — Sábado
15ª Semana Comum
Formulário do 15º Domingo Comum
(Cor Verde)

Jesus age com humildade. Ele é servidor de todos e mostra-nos a infinita misericórdia do Pai. Mas a maldade, muitas vezes enraizada no coração humano, dispensa a humildade e planeja eliminar aqueles que fazem o bem. É o que queriam para Jesus. O evangelho cria relações novas de vida e de atitudes; e quem deseja permanecer nas velhas formas de viver não aceita a revolução transformadora de Cristo. Nós mesmos ainda precisamos acordar para a verdade do evangelho de Jesus.


Deus nos fala

O povo de Israel pôde sair do Egito, pois o Senhor velava sobre ele. Sua mão divina conduzia-o. Mesmo que os fatos mostrem a ação de Deus junto de seu povo, ainda há o infeliz desejo de eliminar Jesus, porque apegados à lei os fariseus não aceitam seu ensinamento, que atrai a multidão.


Primeira Leitura (Êx 12,37-42)

Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 37os filhos de Israel partiram de Ramsés para Sucot. Eram cerca de seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças. 38Além disso, uma multidão numerosa subiu com eles, assim como rebanhos consideráveis de ovelhas e bois.
39Com a massa trazida do Egito fizeram pães ázimos, já que a massa não pudera fermentar, pois foram expulsos do Egito, e não tinham podido esperar, nem preparar provisões para si.
40A permanência dos filhos de Israel no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41No mesmo dia em que se concluíam os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. 42Aquela foi uma noite de vigília para o Senhor, quando os fez sair da terra do Egito: essa noite em honra do Senhor deve ser observada por todos os filhos de Israel em todas as suas gerações.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 135)

— Eterna é a sua misericórdia.
— Eterna é a sua misericórdia.
— Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: porque eterno é seu amor! De nós, seu povo, humilhado, recordou-se: porque eterno é seu amor! De nossos inimigos libertou-nos: porque eterno é seu amor!
— Ele feriu os primogênitos do Egito porque eterno é seu amor! E tirou do meio deles Israel: porque eterno é seu amor! Com mão forte e com braço estendido: porque eterno é seu amor!
— Ele cortou o Mar Vermelho em duas partes: porque eterno é seu amor! Fez passar no meio dele Israel: porque eterno é o seu amor! E afogou o Faraó com suas tropas: porque eterno é seu amor!


Aclamação (2Cor 5,19)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação.


Evangelho (Mt 12,14-21)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES