SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL - QUINTA-FEIRA 03 DE ABRIL DE 2014

Preparação

PROPÓSITO:

Testemunhar sem medo.

Motivação

Na passagem bíblica de hoje temos a impressão de que Jesus fala de maneira arrogante sobre ele mesmo. Ainda bem que é só impressão. Jesus apenas qualifica o seu ministério e a sua filiação de Deus. Ele é o próprio testemunho de que o Pai nos ama e veio nos comunicar isso. Ele quer que sejamos testemunhas do seu amor, do amor do Pai e que nos SINTAMOS HERDEIROS de tudo o que o ele nos deixou.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 5, 31-47
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

O que o texto nos diz

Medite

Luz. Uma palavra bem pequena que significa um mundo para Jesus. Ele diz ser a luz de que precisamos. É importante visualizar esta imagem de Jesus que se coloca como o que esvazia a escuridão e enfrenta os maiores medos que temos. Você tem medos? Quais são eles? Por que os tem?

Reze

Reze sobre os seus medos e inseguranças. Reveja cada um deles e pense em como arrancá-los de dentro de você. Medo precisa ser extirpado com oração. Diga si mesmo: “Senhor Deus, perdoe-me pelos medos que me assombram. Sei que eles não estão em mim, mas me assustam. Tire-os do meu coração, eu lhe peço. Torna-me seguro e firme nos propósito de caminhar ao seu lado. Amém. “

Confronte-se

Você já reparou em seus medos? Viu que eles te traem a todo instante? Podemos confiar em nossos medos? Por que então, os alimentamos?
1 - Você já pensou que, às vezes, você perde mais tempo alimentando os seus medos do que a sua própria segurança em Deus?
2 - Por que gastar energia com o que te aflige?
3 - Olhe cada um dos seus medos e sobre cada um, reze uma Ave Maria.

Compreenda

Somos FILHOS DE DEUS. Nada é maior do que a criatura que foi gerada em Deus. Deus nos assegura e isso é real, de que podemos fazer o que quisermos se mantivermos a nossa fé. É óbvio que não somos super-heróis para fazer isso e aquilo como vemos no cinema. Somos de carne e osso e, do nosso jeito, podemos combater o que nos amedronta. Não há mal que resista a quem opte pelo bem. Nada é maior do que isso.

Reflita


1 - Recorte pequenos pedaços de papel. Em cada um deles escreva um medo. Deposite-os num pequeno vaso ou num recipiente que possa ser queimado [com cuidado] enquanto você reza. Coloque os pedaços de papel com os medos pessoais, queime-os e, enquanto isso, reze uma Salve Rainha. Maria foi a que venceu todas as armadilhas do inimigo.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES