AGENDA DO 4º DOMINGO DA PÁSCOA
8h: BATIZADO NA IGREJA MATRIZ;
08h30m: MANHÃ DE FORMAÇÃO A NÍVEL PAROQUIAL
17h: MISSA CAPELA DE SANTA TEREZINHA - VILA NOVA
19h: NOVENA E MISSA NA IGREJA MATRIZ
4º DOMINGO DA PÁSCOA
Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, — aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós.11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo (Salmos 117)
— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular.
— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular.
Segunda leitura (1João 3,1-2)
- Graças a Deus.
Evangelho (João 10,11-18)
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
- Palavra da Salvação.
PROGRAMAÇÃO DO DIA
14h: REUNIÃO COM OS CASAIS NA IGREJA MATRIZ
15h: REUNIÃO GRUPO DE JOVEM ELSHADAI
16h: REUNIÃO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
19h: REUNIÃO DE PREPARAÇÃO PARA O BATISMO
19h: LOUVOR
SANTO DO DIA!
Santo Anastácio (2 de Maio)
Anastácio nasceu em Alexandria, no Egito, em 296. Dotado de inteligência raríssima, fez rápidos progressos nos estudos das Ciências da época. No ano de 325, deu-se o I Concílio Ecumênico, em Nicéia, para definir a doutrina autêntica contra a heresia tão capciosa dos arianos, a qual fazia de Jesus uma criatura inferior a Deus Pai. Atanásio participou do Concílio na qualidade de assessor do seu bispo, embora fosse somente diácono na época. O arianismo foi condenado e deu-se a definição solene do Credo, o qual nós o rezamos até hoje. A atuação de Atanásio foi primorosa tanto pela lucidez de sua doutrina quanto pela argumentação bíblica apresentada. Os erros dos arianos foram por ele refutados com tanto brilho, clareza e evidêcia, que causou admiração a todos. Anastácio foi o sucessor do bispo de Alexandria, embora tivesse apenas 31 anos, e dirigiu a Igreja de Alexandria por 46 anos, período de muito sofrimento e perseguição. Os arianos não lhe deram descanso, que, com o apoio do imperador, espalharam muitas calúnias contra Atanásio, que por cinco vezes teve de fugir de sua sede episcopal. Refugiava-se no deserto onde conheceu e conviveu com o grande Santo Antão. Durante cinco anos ficou lá escondido, saindo somente à noite para dirigir sua igreja e consolar seus fiéis. Atanásio foi firme e inquebrantável com seus numerosos escritos, manteve viva a fé no Verbo Encarnado. Faleceu reconhecido por toda a Igreja, com 77 anos. E como reconhecimento de seu trabalho, fidelidade e fundamentais obras escritas para a Santa Igreja foi declarado Doutor da Igreja.
Santo Anastásio, rogai por nós!
SÁBADO 02 DE MAIO - LITURGIA DIÁRIA
Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. 32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor. 36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então levaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.
— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
— O Senhor esteja convosco.
A QUEM IREMOS SENHOR? SÓ TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!!! (Rosa Camila.)
O evangelho de hoje é a finalização dos evangelhos que foram refletidos durante toda essa semana. Ele nos traz dois ensinamentos que precisamos guardar por toda a vida. O primeiro deles está no versículo 63 que diz: "O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida." Jesus disse isso porque no meio deles havia alguns discípulos que não criam Nele nem em suas palavras e que O havia de trair também. Então, Ele prosseguiu relembrando que: "Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido." Depois de dizer essas palavras muitos dos seus discípulos se retiraram ficando apenas os doze discípulos e então Jesus perguntou: "Quereis vós também retirar-vos?" Pedro respondeu: "Senhor a quem iríamos? Só tu tens as palavras da vida eterna..." E permaneceram com Jesus, porém no meio deles ainda havia um traidor e Jesus sabendo disso por fim comentou: "Contudo um de vós é um demônio!" Então, o segundo ensinamento consiste exatamente em crer que só Jesus tem palavras de vida eterna e dessa forma unido ao primeiro ensinamento podemos ter a certeza de que ao acolher a palavra de Deus estaremos vivificando o nosso espírito para a eternidade.
Todo esse diálogo de Jesus com seus discípulos nos leva a refletir a enorme importância de um dia termos sido escolhidos por meio do Pai para seguir Jesus e acreditar em suas palavras. Quantas vezes tentamos alimentar o nosso espírito com as coisas do mundo, vendo no dinheiro, na posição social, no cargo ocupado e nos bens adquirido um meio de melhorar a vida??? Porém, eu pergunto: quantas vezes tudo isso realmente foi sensação de vida plena para você??? Nunca, não é verdade? E sabe por quê? Porque tudo isso alimenta apenas a tua carne, o teu ego, a tua vaidade, o teu orgulho, porém apenas o amor de Deus encontrado em suas palavras é que alimenta o teu espírito e te dão vida e vida em abundância.
Que através desse evangelho você possa valorizar as coisas que não passam na sua vida e buscar viver alimentado pelo espírito de Deus, pois só assim você conseguirá encontrar a felicidade plena e o caminho para a vida eterna!!! Não faça como Judas que acompanhou Jesus todo o tempo, ouviu suas palavras, mas não as escutou; viu Jesus tantas vezes de pertinho, mas não o enxergou; pôde se alimentar de suas palavras, mas não aproveitou; soube da eternidade que o aguardava, mas a desperdiçou; teve a chance de ser perdoado, mas a rejeitou. Enfim, Judas desperdiçou a eternidade junto do Pai, não cometa o mesmo erro!!!!
Deus abençoe vocês sempre!!!!
ABERTURA DO MÊS MARIANO
SANTO DO DIA!
1 de Maio
LITRUGIA DIÁRIA
Leitura do Livro do Gênesis:26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação. Ou (escolhe-se uma das leituras)Cl 3,14-15.17.23-24Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.14Irmãos, acima de tudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 23Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens. 24Pois vós bem sabeis que recebereis do Senhor a herança como recompensa. Servi a Cristo, o Senhor!
— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!
— O Senhor esteja convosco.
MÊS DE MAIO: MÊS MARIANO
Ao longo da História, foram poucas as mulheres que romperam com o preconceito e conseguiram participar efetivamente dos fatos e acontecimentos significativos de seu tempo, alcançando seus objetivos e ganhando o devido reconhecimento. Maria foi uma dessas mulheres, senão, a principal delas.
Ainda muito jovem, ficou noiva de José, um homem honesto e bem mais velho do que ela, que não tardaria em tomá-la como esposa. Vivendo em uma sociedade judaica que estava sob a dominação dos romanos, onde a mulher pouco ou quase nada valia, esta jovem percebe, em um momento de inconfundível beleza, a presença de Deus em sua vida. E Deus a convida para ser a mãe de seu Filho predileto, Jesus Cristo, que assumiu a condição humana e veio ao mundo para nos ensinar que o amor é o único caminho que, verdadeiramente, nos leva à felicidade.
Maria disse "sim" a Deus e levou este "sim" às últimas conseqüências. Por ação direta e exclusiva do Espírito Santo, ficou grávida antes de se casar e correu o risco de ser apedrejada, conforme mandava a lei daquela época. Suportou a desconfiança de seu esposo; suportou as dificuldades inerentes à pobreza; suportou a perseguição de homens poderosos e cruéis, como Herodes, que tentou matar Jesus ainda quando criança. Por fim, suportou a dor de ver seu Filho inocente ser condenado, cruelmente agredido e crucificado. Suportou tudo isso sem perder a fé, a confiança, a dignidade e a esperança em seu Deus. Suportou tudo por amor, já que o amor tudo suporta (1°Coríntios 13,7). Suportou tudo em silêncio. Silêncio que não significa covardia e omissão, mas que se traduz em serviço constante, em humildade, em entrega total e absoluta ao papel que lhe havia sido reservado por Deus na história da humanidade. Em silêncio Maria viveu sua opção por Cristo. E, agindo assim, deu exemplo de fé, de coragem, de conversão autêntica, de adesão absoluta ao plano de Deus para a salvação dos homens. Ao mesmo tempo iniciou uma luta pelo resgate da dignidade da mulher, perdida em meio aos abusos de uma sociedade patriarcal, preconceituosa e machista. Essa luta sobreviveu até hoje e se fortaleceu ao longo de inúmeras gerações. Muitas vitórias já foram conquistadas. Entretanto, muita coisa precisa melhorar.
Existem no mundo milhões de "Marias" que, a despeito de toda a evolução política, econômica, social e tecnológica, ainda não conseguiram um local digno para morar, assistência médica eficiente, emprego e salários compatíveis com suas necessidades, respeito profissional e igualdade de direitos e deveres em relação aos homens. A mulher segue sendo marginalizada, discriminada e explorada. Muitas ainda comercializam seus corpos e até mesmo seus filhos para conseguirem um mísero pedaço de pão.Ao dizer a Deus "Faça-se em mim segundo a vossa palavra", Maria revolucionou a História. Em seu silêncio, disse mais do que ninguém que é preciso lutar constantemente pelo estabelecimento da justiça, da paz, da liberdade, da fraternidade e da igualdade em nosso mundo. Ao abrir seu coração a Cristo, ela rompeu com as barreira do egoísmo humano e nos ensinou que é preciso amar a todos, independente da raça, da cor da pele e do sexo.
Apesar de todo o sofrimento que vivenciou, Maria tornou-se uma mulher vitoriosa e feliz. Nós a chamamos de bendita e bendizemos também a seu Filho, Jesus, que num gesto de amor, fez com que ela se tornasse mãe de todos nós (João 19, 25-27).
Em maio, o desabrochar das flores manifesta com originalidade e beleza o milagre da vida. A tradição católica escolheu este período do ano para venerar com especial devoção a Maria, que, com simplicidade e fidelidade inimitáveis, vivenciou os ensinamentos de Cristo, caminho, verdade e vida. Rezemos com fé renovada a Ave Maria, oração que exprime com perfeição o mistério da serva bem-aventurada de Deus.
NOSSO CULTO A MARIA, MÃE DE JESUSDepois da ascensão de Jesus ao céu, Maria permaneceu no cenáculo juntamente com os apóstolos e discípulos, aguardando a vinda do Espírito Santo. Podemos dizer que ela continuava sua maternidade, agora, na Igreja nascente. O autor do livro dos Atos dos Apóstolos, São Lucas, nos oferece uma passagem que é, ao mesmo tempo, de profundo significado teológico: “Todos eles, unânimes, perseveravam na oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus” (Atos dos Apóstolos 1,14). Vemos, neste trecho, não apenas a presença de Maria mas sua perseverante oração. Ela intercedia junto ao seu Filho por aquela pequena comunidade no Cenáculo, nos primórdios de sua caminhada.
Sua presença intercessora continuará, ao longo da história da Igreja, ímpar e singular. Encontramos no Cemitério de Priscila, na via Salária em Roma, a mais antiga imagem de Maria, com o menino Jesus em seus braços, demonstrando assim que os antigos cristãos, no final do segundo século, já veneravam sua memória com grande devoção.
Quando os primeiros concílios definiam as verdades da fé e se organizavam as primeiras formulações do “Creio”, o nome de Maria era inserido em todos os documentos: “Nasceu da Virgem Maria!”.
Os grandes teólogos dessa época como Hipólito, Ambrósio, Agostinho, Ildefonso de Toledo e tantos outros, transmitem as verdades reveladas e inserem o nome da Virgem Maria em seus tratados sobre as Profissões de Fé.
No dia 22 de junho de 431, no Concílio de Éfeso, era lida a carta de Cirilo de Alexandria a Nestório, onde ele transmitia aquilo que os padres conciliares haviam definido: a Santa Virgem Maria é Mãe de Deus. Dela nasceu o santo corpo de Jesus dotado de alma racional, ao qual o Verbo está unido substancialmente.
Ela é Mãe de Deus e, mesmo depois do parto, permanece sempre Virgem. Jesus nasceu segundo a natureza humana, porém, como Pessoa divina.
O culto a Maria é fundamentado na Sagrada Escritura, na tradição litúrgica e no magistério da Igreja. A religiosidade popular colhe nestas grandes fontes as suas mais autênticas expressões. Basta considerarmos o número de paróquias, santuários, igrejas e capelas consagrados a Maria Santíssima. Quantas arquidioceses e dioceses na América Latina e, particularmente no Brasil, a têm por padroeira! Quantos profissionais a escolhem por protetora! Quantas congregações religiosas e sociedades de vida apostólica a têm por inspiradora!
Todas essas evidências nos colocam diante de uma realidade que precisa ser considerada: se o Salvador da humanidade cumulou sua Mãe de predicados tão excelentes e ela, por sua vez, colaborou com a graça a ponto de ser chamada de “plena de graça” pelo arcanjo São Gabriel, tudo isso nos mostra um caminho de esperança. Podemos, contemplando Maria, alcançar a salvação em Jesus e por Jesus.
Em 29 de abril de 1965, no segundo ano do pontificado, Paulo VI promulgou a encíclica “Mês de Maio”, dedicada a Maria Santíssima. A Igreja estava vivendo o Concílio Vaticano II e o Papa se preocupava com a paz no mundo. Nessa encíclica de apenas doze parágrafos, Paulo VI pedia orações por dois motivos: o êxito do Concílio e um apelo à paz do mundo.
Maria, diz o Papa Paulo VI, foi constituída administradora e dispensadora generosa dos tesouros da divina misericórdia. Nessa mesma carta incentiva o Papa a prática da reza do Santo Rosário, oração tão agradável à Virgem Maria. Nove anos depois, o mesmo Paulo VI promulgava a Exortação Apostólica “Marialis Cultus”: para a reta compreensão e desenvolvimento verdadeiro do culto à Bem-aventurada Virgem Maria.
A Sagrada Escritura traz muitos exemplos de figuras de linguagem com motivos florais que os Padres da Igreja, sem muita dificuldade, aplicaram a Maria: Cântico dos cânticos, Provérbios, Eclesiástico, etc.
O mês de Maio se tornou mês de Maria, como sabemos, por causa das oferendas florais, muito comuns na Europa com a chegada da primavera, que no hemisfério norte acontece neste mês.
Seguindo o conselho da Igreja, procuremos imitar a Virgem Maria não apenas por atos de piedade, que são muito edificantes, mas sobretudo por atitudes.
Buscamos em Maria um modelo a ser imitado: modelo de mulher, enquanto “filha de Sião”, sempre consciente de seu papel de cidadã; modelo de esposa, que partilhou com São José as tarefas quotidianas de um lar comum para o seu tempo; modelo de mãe que não apenas se dedica, com o mesmo São José, à educação de Jesus, mas o prepara para assumir seu ministério.
Finalmente, o Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática “Lumen Gentium” lhe confere o título de “Mãe de Deus e Mãe dos Homens”. E por isso, o culto à Santíssima Virgem Maria deve ser equilibrado e digno. O texto conciliar nos alerta sobre o perigo de um estéril e transistório afeto. A verdadeira devoção deve proceder da fé verdadeira que nos leva a contemplar a Virgem Mãe de Deus para lhe dedicar o nosso amor e nossa filial devoção em decorrência do mistério de Cristo.
Enquanto sinal de esperança e de conforto ao peregrinante povo de Deus, convidam-se os cristãos a suplicar, instantemente, até que todas as famílias dos povos, tanto as que estão ornadas com o nome de cristãos, como as que ainda ignoram o seu Salvador, sejam felizmente congregadas na paz e na concórdia (GS 69).
Na exortação apostólica pós sinodal “Evangelii Nuntiandi”, Maria é assim invocada: “Que seja Maria a estrela da evangelização. Que a Igreja, obediente ao mandato do Senhor, promova e realize, sobretudo nestes tempos difíceis, cheios de esperanças, essa grandiosa obra da Evangelização!
D. EUSÉBIO OSCAR SCHEID
SANTO DO DIA!
Hoje, lembramos São José Benedito nasceu em Bra, na Itália, onde desde de pequeno demonstrou-se inclinado a caridade. Com o passar do tempo e trabalho com sua vocação tornou-se um sacerdote dos desprotegidos na diocese de Turim.Quando teve que atender uma senhora grávida, que devido à falta de assistência social, morreu nos braços do Padre Cottolengo; o Santo, "espantado," retirou-se em oração e nisto Deus fez desabrochar no seu coração uma casa de abrigo que, mesmo em meio dificuldades, foi seguida por outras. São José Benedito Cottolengo acolhia pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.Confiando somente nos cuidados do Pai do Céu, estas casas desde a primeira até a verdadeira cidade da caridade que surgiu, chamou-se Pequena Casa da Divina Providência. Diante do Santíssimo Sacramento, José Cottolengo e outros cristãos, que se uniram a ele nesta experiência de Deus, buscavam ali forças para bem servir os necessitados, pois já dizia ele: "Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!". Entrou no Céu com 56 anos.
Quinta-Feira, 30 de Abril de 2009
Leitura dos Atos dos Apóstolos.Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.
Salmo (Salmos 65)
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.
— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!
Evangelho (João 6,44-51)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
- Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA!
LITURGIA DO DIA
Leitura dos Atos dos Apóstolos.1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria.2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.
- Graças a Deus.
Salmo (Salmos 65)
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
Evangelho (João 6,35-40)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
PUBLICAÇÕES
-
►
2015
(7)
- ► 03/01 - 03/08 (1)
- ► 02/22 - 03/01 (6)
-
►
2014
(80)
- ► 08/10 - 08/17 (12)
- ► 08/03 - 08/10 (1)
- ► 06/29 - 07/06 (3)
- ► 06/22 - 06/29 (1)
- ► 06/01 - 06/08 (1)
- ► 05/11 - 05/18 (2)
- ► 04/06 - 04/13 (8)
- ► 03/30 - 04/06 (4)
- ► 03/23 - 03/30 (11)
- ► 03/16 - 03/23 (11)
- ► 03/09 - 03/16 (12)
- ► 03/02 - 03/09 (3)
- ► 02/23 - 03/02 (5)
- ► 01/19 - 01/26 (3)
- ► 01/12 - 01/19 (2)
- ► 01/05 - 01/12 (1)
-
►
2013
(76)
- ► 12/29 - 01/05 (1)
- ► 12/01 - 12/08 (1)
- ► 11/24 - 12/01 (3)
- ► 10/13 - 10/20 (1)
- ► 07/14 - 07/21 (5)
- ► 07/07 - 07/14 (7)
- ► 06/30 - 07/07 (3)
- ► 06/23 - 06/30 (4)
- ► 06/16 - 06/23 (2)
- ► 06/09 - 06/16 (4)
- ► 06/02 - 06/09 (5)
- ► 05/12 - 05/19 (2)
- ► 05/05 - 05/12 (6)
- ► 04/28 - 05/05 (4)
- ► 03/31 - 04/07 (2)
- ► 03/24 - 03/31 (5)
- ► 02/24 - 03/03 (1)
- ► 02/17 - 02/24 (4)
- ► 02/10 - 02/17 (5)
- ► 01/27 - 02/03 (4)
- ► 01/20 - 01/27 (2)
- ► 01/13 - 01/20 (3)
- ► 01/06 - 01/13 (2)
-
►
2012
(172)
- ► 12/30 - 01/06 (1)
- ► 12/16 - 12/23 (2)
- ► 12/09 - 12/16 (2)
- ► 12/02 - 12/09 (13)
- ► 11/25 - 12/02 (6)
- ► 11/18 - 11/25 (1)
- ► 11/11 - 11/18 (4)
- ► 11/04 - 11/11 (3)
- ► 10/28 - 11/04 (6)
- ► 10/21 - 10/28 (3)
- ► 09/30 - 10/07 (3)
- ► 09/16 - 09/23 (4)
- ► 09/09 - 09/16 (1)
- ► 09/02 - 09/09 (2)
- ► 08/19 - 08/26 (2)
- ► 08/12 - 08/19 (1)
- ► 08/05 - 08/12 (4)
- ► 07/29 - 08/05 (4)
- ► 07/22 - 07/29 (1)
- ► 07/08 - 07/15 (2)
- ► 07/01 - 07/08 (1)
- ► 06/24 - 07/01 (2)
- ► 06/17 - 06/24 (4)
- ► 06/10 - 06/17 (16)
- ► 06/03 - 06/10 (1)
- ► 05/27 - 06/03 (5)
- ► 05/20 - 05/27 (2)
- ► 05/13 - 05/20 (2)
- ► 05/06 - 05/13 (2)
- ► 04/29 - 05/06 (6)
- ► 04/22 - 04/29 (3)
- ► 04/15 - 04/22 (7)
- ► 04/08 - 04/15 (3)
- ► 04/01 - 04/08 (11)
- ► 03/25 - 04/01 (6)
- ► 03/18 - 03/25 (6)
- ► 03/11 - 03/18 (19)
- ► 02/26 - 03/04 (2)
- ► 02/19 - 02/26 (1)
- ► 02/12 - 02/19 (1)
- ► 01/08 - 01/15 (5)
- ► 01/01 - 01/08 (2)
-
►
2011
(197)
- ► 12/04 - 12/11 (16)
- ► 11/27 - 12/04 (8)
- ► 11/20 - 11/27 (3)
- ► 11/13 - 11/20 (3)
- ► 11/06 - 11/13 (1)
- ► 10/30 - 11/06 (6)
- ► 10/23 - 10/30 (8)
- ► 10/16 - 10/23 (9)
- ► 10/09 - 10/16 (23)
- ► 10/02 - 10/09 (7)
- ► 09/25 - 10/02 (3)
- ► 09/18 - 09/25 (2)
- ► 09/11 - 09/18 (6)
- ► 09/04 - 09/11 (6)
- ► 08/28 - 09/04 (6)
- ► 08/21 - 08/28 (20)
- ► 08/14 - 08/21 (11)
- ► 08/07 - 08/14 (9)
- ► 07/31 - 08/07 (3)
- ► 07/24 - 07/31 (7)
- ► 06/26 - 07/03 (1)
- ► 06/19 - 06/26 (3)
- ► 05/29 - 06/05 (4)
- ► 05/22 - 05/29 (1)
- ► 05/15 - 05/22 (6)
- ► 05/08 - 05/15 (4)
- ► 05/01 - 05/08 (10)
- ► 04/10 - 04/17 (3)
- ► 04/03 - 04/10 (1)
- ► 03/13 - 03/20 (1)
- ► 03/06 - 03/13 (3)
- ► 02/06 - 02/13 (2)
- ► 01/30 - 02/06 (1)
-
►
2010
(139)
- ► 12/19 - 12/26 (1)
- ► 11/21 - 11/28 (5)
- ► 10/31 - 11/07 (10)
- ► 10/10 - 10/17 (4)
- ► 09/26 - 10/03 (3)
- ► 09/19 - 09/26 (5)
- ► 09/12 - 09/19 (6)
- ► 07/18 - 07/25 (2)
- ► 07/04 - 07/11 (2)
- ► 06/20 - 06/27 (4)
- ► 06/13 - 06/20 (1)
- ► 06/06 - 06/13 (3)
- ► 05/30 - 06/06 (4)
- ► 05/23 - 05/30 (2)
- ► 05/16 - 05/23 (8)
- ► 05/09 - 05/16 (10)
- ► 05/02 - 05/09 (13)
- ► 04/25 - 05/02 (3)
- ► 04/18 - 04/25 (1)
- ► 04/11 - 04/18 (2)
- ► 04/04 - 04/11 (6)
- ► 03/21 - 03/28 (2)
- ► 03/14 - 03/21 (6)
- ► 02/28 - 03/07 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (2)
- ► 02/07 - 02/14 (1)
- ► 01/31 - 02/07 (15)
- ► 01/24 - 01/31 (7)
- ► 01/17 - 01/24 (7)
- ► 01/03 - 01/10 (3)
-
▼
2009
(230)
- ► 11/29 - 12/06 (5)
- ► 11/22 - 11/29 (6)
- ► 11/01 - 11/08 (1)
- ► 10/25 - 11/01 (1)
- ► 10/18 - 10/25 (2)
- ► 10/11 - 10/18 (5)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 09/27 - 10/04 (9)
- ► 09/20 - 09/27 (13)
- ► 09/13 - 09/20 (12)
- ► 09/06 - 09/13 (4)
- ► 08/30 - 09/06 (14)
- ► 08/23 - 08/30 (1)
- ► 08/16 - 08/23 (2)
- ► 08/09 - 08/16 (8)
- ► 08/02 - 08/09 (10)
- ► 07/26 - 08/02 (16)
- ► 07/19 - 07/26 (9)
- ► 07/12 - 07/19 (11)
- ► 07/05 - 07/12 (1)
- ► 06/28 - 07/05 (7)
- ► 06/21 - 06/28 (5)
- ► 06/14 - 06/21 (10)
- ► 06/07 - 06/14 (11)
- ► 05/31 - 06/07 (5)
- ► 05/24 - 05/31 (13)
- ► 05/17 - 05/24 (5)
- ► 05/03 - 05/10 (7)
- ▼ 04/26 - 05/03 (13)
- ► 03/29 - 04/05 (1)
- ► 03/15 - 03/22 (5)
- ► 03/08 - 03/15 (2)
- ► 03/01 - 03/08 (4)
- ► 02/22 - 03/01 (2)
- ► 02/15 - 02/22 (3)
- ► 02/08 - 02/15 (6)