25 de outubro de 2009 – Domingo
30º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)
“Senhor, tende compaixão de vosso povo”
Dia Nacional da Juventude
30º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)
“Senhor, tende compaixão de vosso povo”
Dia Nacional da Juventude
Embora as realidades históricas, quando marcadas pelo pecado, provoquem sofrimento e morte, a fé como dom de Deus sustenta no coração humano a esperança. Deus, em sua infinita compaixão, envia-nos Jesus como único sacerdote. Ele, mesmo não tendo cometido pecado algum, ofereceu-se a si mesmo para nos resgatar do pecado e da morte. Abrindo-nos os olhos para as necessidades dos irmãos(ãs), Jesus nos resgata de nossa pobreza e envia-nos como missionários da esperança. Acolhamos seu chamado e assumamos nossa missão na Igreja e no mundo!
LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala
A missão daqueles que creem comporta o anúncio da esperança de superação de toda dor e sofrimento. Em Jesus, que se compadece da marginalização (cegueira) de Bartimeu, Deus estende sua mão para nos resgatar da corrupção e do pecado. Desta forma, Jesus, o sacerdote enviado do Pai, manifesta a vontade de Deus e nos convida a experimentar sua misericórdia.
Primeira Leitura (Jr 31,7-9)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
7Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’.
8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam.
9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
Salmo Responsorial (Sl 125)
— Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!
— Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!
— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,/ parecíamos sonhar;/ encheu-se de sorriso nossa boca,/ nossos lábios, de canções.
— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas/ fez com eles o Senhor!”/ Sim, Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!
— Mudai a nossa sorte, ó Senhor,/ como torrentes no deserto./ Os que lançam as sementes entre lágrimas/ ceifarão com alegria.
— Chorando de tristeza sairão,/ espalhando suas sementes;/ cantando de alegria voltarão,/ carregando os seus feixes!
Segunda Leitura (Hb 5,1-6)
Leitura da Carta aos Hebreus:
1Todo sumo-sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios.
4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão.
5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo-sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
Anúncio do Evangelho (Mc 10,46-52)
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!”
52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
Profissão de Fé
Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ (inclina-se até às palavras da Virgem Maria)que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.
Preces dos Fiéis
— Senhor, nosso Deus, confiando em vosso amor misericordioso e desejosos de viver vossa graça, a vós suplicamos.
— Fazei-nos, Senhor, anunciadores do Evangelho da vida!
1. SENHOR, que a Igreja, sacramento do Reino de Deus, manifeste vossa misericórdia e acolha a todos sem discriminação, nós vos pedimos.
2. DEUS de bondade, que a humanidade, superando o egoísmo e o ódio, empenhe-se na busca da paz e da concórdia, nós vos pedimos.
3. PAI da vida, que haja empenho de todos os seres humanos na preservação da natureza e da vida, nós vos pedimos.
4. SENHOR da história, que todos os jovens se sintam amados e possam colaborar na construção da fraternidade e da justiça, nós vos pedimos.
5. DEUS da esperança, que nossos parentes e amigos falecidos, livres de seus pecados, possam participar da vida eterna, nós vos pedimos.
— Acolhei, Senhor, os nossos pedidos e dai-nos perseverar na missão que recebemos em nosso batismo. Que o amor nos faça superar o ódio e que a vingança e a maldade deem lugar à reconciliação, à misericórdia e à justiça de vosso Reino. É o que vos pedimos, por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.