SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

12º Domingo do Tempo Comum

21 de junho de 2009 — Domingo
12º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)


POR QUE SOIS TÃO MEDROSOS? NÃO TENDES FÉ?

Em algumas situações a vida parece-nos uma tempestade interminável. Ficamos desesperados. Gritamos e ninguém nos ouve. Fazemos perguntas e ninguém nos responde. Precisamos ter fé. Deus também pode comunicar-nos algo pelo sofrimento ou por alguma situação desesperadora. Portanto, aproximemo-nos da Palavra de Deus. Nela seremos restaurados. Nela nossa condição humana recupera a liberdade destruída pelo pecado. Coragem! Não tenham medo! Ao contrário, tenham fé! Jesus é o Senhor da história e dos povos.


LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

Temos feito muitas perguntas a Deus, principalmente quando experimentamos algum tipo de dificuldade ou sofrimento inesperado. O encontro com Deus é sempre um desafio, pois a Palavra de Deus não é simplesmente um livro de histórias sobre Deus e seu Filho Jesus Cristo. Ela anuncia a morte e a ressurreição de Jesus, dando-nos a oportunidade de restaurar nossa vida destruída pelo pecado. Portanto, reconciliemo-nos com Deus; não tenhamos medo, pois o Cristo é o Senhor da história e dos povos. Creiamos nele e escutemos a Palavra do Senhor.


Primeira Leitura (Jó 38,1.8-11)

Leitura do Livro de Jó:
1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse:
8“Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno, 9quando eu lhe dava nuvens por vestes e névoas espessas por faixas; 10quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, 11e disse: ‘Até aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?’”

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 106)

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,/ porque eterna é a sua misericórdia!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,/ porque eterna é a sua misericórdia!
— Os que sulcam o alto-mar com seus navios,/ para ir comerciar nas grandes águas,/ testemunharam os prodígios do Senhor/ e as suas maravilhas no alto-mar.
— Ele ordenou, e levantou-se o furacão,/ arremessando grandes ondas para o alto;/ aos céus subiam e desciam aos abismos,/ seus corações desfaleciam de pavor.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,/ porque eterna é a sua misericórdia!
— Mas gritaram ao Senhor na aflição,/ e ele os libertou daquela angústia./ Transformou a tempestade em bonança,/ e as ondas do oceano se calaram.
— Alegraram-se ao ver o mar tranquilo,/ e ao porto desejado os conduziu./ Agradeçam ao Senhor por seu amor/ e por suas maravilhas entre os homens!


Segunda Leitura (2Cor 5,14-17)

Leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 14O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram.
15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim.
17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação

— Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1. Jerusalém, a teu Deus, o teu louvor,/ sobre este chão sua Palavra ele enviou,/ Jerusalém, a teu Deus, tua louvação/ Sua palavra me enviou sobre este chão!


Anúncio do Evangelho (Mc 4,35-41)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!”
36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.
37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher.
38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”
39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria.
40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”
41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ (inclina-se até às palavras da Virgem Maria) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

— Irmãos e irmãs, restaurados pela Palavra de Deus, roguemos com fé para que, acolhendo o amor de Deus por nós, sejamos praticantes de seus ensinamentos.
1. Ó DEUS, que a Igreja tenha sempre fé, principalmente nos momentos de perseguições, para continuar no mundo sua missão de testemunhar o Evangelho. Roguemos.
— Senhor, dai-nos coragem e aumentai nossa fé!
2. Ó DEUS, que o cristão saiba agir sempre com moderação diante dos acontecimentos que atentam contra a dignidade humana e continue comunicando e testemunhando o Evangelho de Jesus. Roguemos.
3. Ó DEUS, fazei que nossa comunidade busque em vossa Palavra o conforto necessário e a capacidade de conhecer-vos como um Deus libertador e aliado. Roguemos.
4. Ó DEUS, fazei que nossos governantes não se percam em si mesmos e em projetos que não favorecem a vida dos mais empobrecidos. Roguemos.
5. Ó DEUS, iluminai nossa mente para que saibamos escolher o que vos agrada e, apesar de nossa pequenez e ignorância, fortalecei-nos em vosso amor e dai-nos coragem e fé. Roguemos.

— Ó Deus, acolhei as preces de nossa comunidade que agora apresentamos publicamente, bem como as que ficaram dentro de nosso coração. Por Cristo, nosso Senhor.
— Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES