SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL SEGUNDA-FEIRA 07 DE ABRIL DE 2014

Preparação

PROPÓSITO:

Superação do pecado.

Motivação

Há uma observação a fazer neste dia. Por mais que confessem, as pessoas ainda se sentem pecadoras. Este é um grande erro do católico. Pecado confessado é pecado lavado, extirpado, dilacerado e tirado de nós. Deus não retém nossas faltas para um dia nos cobrar disso ou daquilo. A MEMÓRIA DE DEUS SE PERDE QUANDO CONFESSAMOS porque Ele perdoa. Pense nisso, não há pecado que resista ao perdão de Deus.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 8, 1-11
Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

O que o texto nos diz

Medite
A mulher apresentada a Jesus não só carregava os seus pecados como também os pecados dos outros. Eles depositavam nela as próprias culpas e livrando-se da mulher, se sentiriam livres de um dia tê-la buscado. Jesus ao perdoar a mulher, a veste de conversão. Ele se torna outra não por abandonar o pecado, mas por aderir a Jesus. ELA ACREDITOU e seguiu sua vida percebendo que ela era mais do que até então imaginava ser. A graça é assim, transforma.

Reze
Qual é o valor da confissão para você? Você frequentemente tem passado por este sacramento e tem se vestido da graça de Deus por ele? Abra a Palavra de Deus, reze ao Espírito Santo e apresente em seu íntimo, sem anotar, os seus pecados. Depois, reze de novo a oração Espírito Santo.

Confronte-se
AUSÊNCIA DE FÉ, MANIFESTAÇÃO DO PECADO. Vimos ontem que a fé é a permanência da graça de Deus e nos fortalece em todas as dimensões da vida, mesmo quando estamos mais fracos. Como a sua fé pode te ajudar a superar os seus erros? Qual é a intensidade dos seus propósitos para que você continue se superando?

Compreenda
Somos filhos de Deus pela graça e pelo amor. Nascemos por isso. Deus nos dá o direito de viver e de permanecer livres para escolhermos o que quisermos. CRIA-NOS E NOS DÁ A LIBERDADE. Ama-nos e deixa-nos livres. Hoje fazemos o contrário até mesmo com as amizades. Nem sempre deixamos a pessoa que amamos livre, cobramos, policiamos e achamos que o amor pode ser controlado. Isso, jamais. O que você faz com a liberdade que Deus te confiou?

Reflita
Hoje você fez uma confissão pessoal na oração. Não é uma confissão sacramental porque nada substitui uma confissão individual. Há confissões comunitárias onde não há a possibilidade de um sacerdote presente em tempos fortes da Igreja. Agora, faça uma confissão com o padre. Procure um padre em sua paróquia ou na paróquia vizinha e organize-se para confessar. Estamos na última semana do retiro e seria importante que você fizesse isso. A oração do Pai Nosso e a Ave Maria podem te ajudar neste final de reflexão.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES