SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL SÁBADO 05 DE ABRIL DE 2014

Preparação

PROPÓSITO:

Presunção e preconceito.

Motivação
Somos criados com um potencial divino capazes de amar, realizar coisas, estabelecer conceitos ideias e inventar o inimaginável. Criamos máquinas que voam e a tecnologia a cada dia toma o lugar que é nosso sem cerimônia e, hoje, vivamos reféns daquilo que deveria nos ajudar. Desenvolvemos inúmeros projetos e elaboramos os mais conceituados estudos sobre isso e sobre aquilo. Porém, apesar disso, não inventamos uma arma contra o preconceito.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 7, 40-53
Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fari­seus disseram-lhes: “Também vós vos dei­xastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse:51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.

O que o texto nos diz

Medite
Jesus mais uma vez, foi vítima do preconceito, do pré-julgamento e é condenado sem poder se defender. A lei que o deveria defender, o pune. Que engraçada é a vida! Isso não é só no tempo de Jesus. Hoje, ainda hoje, criamos leis que sempre estão a nosso favor como por exemplo, encontrar justificativas exatas para dizer que aquela pessoa é boa e a outra é má. Que tal pessoa tem pensamentos estranhos simplesmente porque não comunga com minhas ideias. Será que ainda falta muito pra nos tornarmos civilizados?

Reze
Abra a Palavra no salmo 23, o salmo do bom pastor. Coloque as duas mãos sobre ela e feche os olhos. Reze. Peca a Deus que ele te faça um[a] pastor [a] de muitas ovelhas. Agradeça-O por fazer de você uma colaborada em Sua missão. Peça que Ele tire de você tudo o que te impede de olhar no irmão, principalmente naqueles com os quais você não se relaciona bem, e ver a graça de Deus acontecer.

Confronte-se
O que faz você ser diferente do seu irmão ou irmã em Cristo? Anote isso. Anote também o que te faz igual a ele? O que pode unir você àquela pessoa com a qual você não se relaciona bem?

Compreenda
Não nascemos sabendo tudo. Não conhecemos todas as verdades e nem devemos querer ser o mais sábio de todos. Sabedoria exige experiência, serenidade, discernimento. É bom discernir apenas o que está aos nossos olhos por enquanto e, assim, você conseguirá dar passos importantes neste retiro. Se você não nasceu sabendo tudo, certamente aprendeu tudo o que sabe, inclusive as coisas ruins como o preconceito por exemplo. Será que não está na hora de parar com isso?

Reflita

Pense na seguinte frase: “Cada um sofre um tanto no seu canto”. O que você entende sobre ela? Reze com devoção a oração do Espírito Santo. Ele te guiará amanhã.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES