SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL - DOMINGO 06 DE ABRIL DE 2014

Preparação

PROPÓSITO:

Fé inabalável.

Motivação
Você conseguiria explicar o que é a fé? Se alguém lhe perguntasse e você tivesse que traduzir em palavras o que é a fé, o que você escreveria? Vamos lá? Portanto, eu lhe pergunto caro retirante, para você, o que é a fé? Anote, não se esqueça.

Texto Bíblico

Abra a Palavra
Anúncio feito por João 11, 1-45
Naquele tempo, 3as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”.
4Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”.
5Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. 6Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. 7Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judéia”.
17Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
33bJesus ficou profundamente comovido 34e perguntou: “Onde o colocastes?”
Responderam: “Vem ver, Senhor”. 35E Jesus chorou. 36Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!” 37Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?” 38De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. 39Disse Jesus: “Tirai a pedra!”
Marta, a irmã do morto, interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”. 40Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” 41Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”.43Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!”
44O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!”
45Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.

O que o texto nos diz

Medite
Fé e dúvida caminham junto. Não são iguais, claro, mas caminham lado a lado como se um precisasse justificar o outro. Como se um tivesse que negar a existência do outro. QUANDO TEMOS DÚVIDA NÃO TEMOS FÉ E QUANDO TEMOS FÉ, A DÚVIDA É SEMPRE UMA FUMAÇA QUE SOME NO AR. Os discípulos não entenderam muito bem o discurso de Jesus sobre Lázaro e Jesus nem fez questão de esclarecer. Era importante que eles vissem e viram e se deixaram seduzir por aquele que ressuscitou Lázaro. Fé é um exercício de entrega, de abandono total. Fé é o encontro amoroso entre você e Deus.

Reze
O terço da misericórdia será seu guia no dia de hoje. Ele te fará forte e irresoluto na caminhada. Reze-o, pedindo por ele, constância em sua fé. Constância, constância sempre.

Confronte-se
Por que é que o sofrimento, a perda de alguém, desafios constantes nos afastam de Deus? Não é uma regra geral, mas muitos se afastam de Deus porque ficam desorientados. Há casos em que uma família inteira se desestrutura por causa de uma doença familiar. Começam as brigas, dificuldades, desentendimentos para saber quem deve ficar com o doente e se ocupar dele. É um caso típico de perda de constância na fé. A FÉ UNE, FAZ SUPERAR MESMO QUANDO OS DESENTENDIMENTOS VÊM. Ela agrega, solidifica e torna-nos mais eficazes e capazes. Você é constante em sua fé?

Compreenda
Você é igual a qualquer outra pessoa quando se trata de fé, compreenda isso. NÃO HÁ UMA FÉ MAIOR DO QUE A OUTRA há sim, fidelidade nos momentos de oração que alimentam, fortalecem a fé. Determine-se a manter sua adesão a Deus pela fé e veja como as coisas podem ser superadas com mais maturidade.

Reflita

Lázaro foi ressuscitado por Jesus. Havia fé nas palavras de fé. Vamos atualizar de maneira simples este fato no retiro de hoje: quais são as atitudes que você tem e que fazem ressuscitar os seus irmãos na fé? O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA QUE ISSO ACONTEÇA? Não se esqueça, anote.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES