SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

SEXTA-FEIRA 28 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Deixar-se - conduzir

Motivação

O amor é ainda a lei que nos humaniza. Humanizar não fragilizar. Nem tudo o que é humano é frágil. Humanizar significa conduzir com mais afeto as coisas e assegurar relacionamentos saudáveis. É perceber a dificuldade do outro e ajuda-lo. Deus sabe das suas dificuldades e quer ajudá-lo. Você quer deixar-se conduzir?

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Marcos 12, 28-34
Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.


O que o texto nos diz

Medite

Um escriba, conhecedor da lei interpela Jesus. Não consta na Palavra que ela tenha a intenção de prejudicar Jesus como muitos fariseus e outros doutores da lei. Enfim, conhecedor da lei ele se surpreende com a novidade de Jesus convidando-o a praticar a Palavra. Teoria e prática precisam andar juntas. Oração e ação devem estar interligadas.

Reze

Procure o silêncio por um tempo. Em média uns dez minutos, não mais. Silencie o coração e coloque-se nas mãos de Deus. Não se preocupe com as palavras ou pensamentos. Fique em silêncio. Vamos lá?

Reflita

Confronte-se

Sabemos de cor a passagem que lemos anteriormente. O amor é a lei da civilização que acredita num tempo desigualdade e solidariedade para todos. Jesus veio pregar este amor e não outro. No versículo 34 do evangelho de hoje Jesus dá uma resposta maravilhosa ao escriba. Perceba você como católico ou cristão praticante. Você é digno de ouvir a mesma resposta de Jesus. Seja sincero. Não se faça de vítima e nem minta pra você mesmo. Se sim, diga que sim. Se não, diga que não. Se tem dúvida opte pelo sim. E aí?

Compreenda

Amor é lei difícil. Somos acostumados e formados para revidar, bater se somos provocados, insultar se somos insultados e nunca levar desaforo para casa. Não é assim? Mas Jesus não ensinou nada disso. Temos que amar os inimigos. Esta é a lei de Jesus. Se amar apenas os que nos amam que recompensa teremos? Nenhuma, segundo Jesus. Reze assim: “Senhor, meu Deus, dói-me o coração por não ser tão exato com o que me pedis. Minha alma não tem sossego diante das minhas fragilidades. Conceda-me, hoje, a graça de ser mais forte. Preciso encontrar consolo em mim para viver dignamente Sua Palavra. Ajude-me”.

Entregue

Faça o seguinte exercício:
Primeiro: Pense nas pessoas que você NÃO ama. Visualize-as, uma por uma. Pense agora naquelas que você ACHA que não te ama. Quais foram as motivações para as duas coisas não amar e não ser amado?
Segundo: Deixe tudo fluir nesse momento. Feche os olhos e pense em Jesus naquela cena bíblica em que ele acolhe a mulher que está prestes a ser apedrejada. Vá até lá e entregue-se a Jesus e coloque essas motivações em suas mãos.
Terceiro: Reze a oração do Pai Nosso.
Quarto: o que você sentiu? ANOTE.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES