SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

SÁBADO 29 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Esperança - maturidade

Motivação

Não somos como os outros. Nem melhor nem pior. Somos irmãos pela mesma fé. Deus nos criou assim, como somos para que pudéssemos nos relacionar, tornar-nos gente a partir do outro. Não somos feitos para ser igual, mas para ser diferentes nos dons, carismas, para que a diferença nos una cada vez mais.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Lucas 18, 9-14
Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos.12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

O que o texto nos diz

Medite

Como pode alguém, dentro de uma Igreja, achar-se melhor do que o outro? Se alguém pensa e age assim como fica a Eucaristia que ele recebe? Ele comunga aquele que não fez nenhuma diferença entre as pessoas, ao contrário, foi atrás da mais simples, mais excluída e marginalizada. Você já agiu assim alguma vez?

Reze

Você tem esperança na humanidade? Você é daqueles que querem que haja mudança no comportamento das pessoas para que o mundo seja melhor? Reze para que isso seja uma realidade. Coloque a sociedade com todos os seus conflitos em sua oração pessoal. Reze.

Reflita

Confronte-se
O que te difere de outra pessoa? Outro dia em nosso retiro apontamos as qualidades que nos fazem ser melhores. Virtudes dignificam. Estas qualidades não te foram oferecidas como prêmio porque você é melhor, mas porque você é amado por Deus. Por acaso, você já usou os seus dons, suas habilidades, seu status, sua maneira de ser para inferiorizar alguém? O dom que te foi oferecido para a graça você o usou para oprimir e ser preconceituoso?

Compreenda

O ser humano é criatura inspirada no amor. Foi gerado nas circunstâncias da alegria e pensado por Deus, idealizado pelo seu carinho para ser feliz. Nem sempre esse caminho é percorrido na sua primeira intenção de procurar a felicidade, mas, às vezes, ele é iluminado pelo ódio, pela indiferença. Somos barro nas mãos do oleiro [Deus]. A terra é a nossa última morada. Portanto, para quê alimentar discórdias e achar que posso ser melhor do que o outro? Reze assim: “Meu Deus, dê-me a serenidade. Meu Deus, dê-me a serenidade. Amém”.

Entregue

Reze calmamente a partir dos seguintes passos:
1 - Releia o texto bíblico de hoje. Duas vezes se possível.
2 - Em sua mente, refaça a cena. Faça passar diante dos seus olhos os personagens. Imagine-se naquele lugar, dentro de um templo e só você e outra pessoa. Coloque-se no lugar do fariseu e pense sobre qual atitude você deve tomar.
3 - Reze a oração dos humildes: o Pai Nosso.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES