SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL

RETIRO PARA A QUARESMA

ITINERÁRIO DE FÉ

Meditação quaresmal

Para início de conversa temos que saber que quaresma é um tempo litúrgico que a Igreja celebra desde a quarta-feira de cinzas até o domingo de ramos. Tempo de conversão. Tempo de penitência. Tempo de retirar o lixo e coloca-lo na rua para que o lixeiro o leve para longe. Neste tempo tudo pode acontecer em nossa vida e, de modo especial, em nosso coração. Para não desanimarmos no caminho, não pensemos na quaresma como um número a ser ceifado a cada dia que passa. Pensemos neste tempo como um respiro em nossas atividades cotidianas.

Diário de Descobertas

Diários eram moda há alguns anos. Hoje ainda há quem se habilite, mas é muito menos a vontade de colocar no papel a própria história e os acontecimentos diários. Mas, aqui neste retiro, você será convidado a desenvolver o seu Diário de Descobertas para diariamente confrontar o que você é, foi e será. Os passos serão anotados, confrontados e através deles você verá que tudo pode acontecer. Pra que ficar parado se podemos dar passos largos em nossa espiritualidade, né não?

O que você vai precisar

Uma bíblia, companheira diária neste itinerário de fé. As traduções das bíblias podem ser diferentes, mas isso não importa. A bíblia que você tiver, esta será a sua companheira. Um caderno de anotações que será transformado num Diário de Descobertas. Ali, você anotará os passos e responderá as perguntas conforme for progredindo. Um lápis. Fácil de apagar e reescrever o que for necessário. Em outro caso, sendo mais fácil, você poderá usar o próprio computador para montar este diário. Basta abrir um documento ou um blog onde você anotará as observações e conclusões ao longo do retiro.

Mãos à obra, ou melhor, Coração em Deus. Como fazer o retiro?

Encontre o tempo que você puder para desenvolver as questões e meditar. Nos primeiros dias o retiro será composto de duas leituras, meditações e reflexões. Nos dias seguidos, em cada etapa, as citações bíblicas mudarão, serão textos menores que te ajudarão a meditar, refletir e tomar decisões. Tudo bem simples, mas profundamente ligado à espiritualidade da Igreja neste tempo de penitência e oração.

Por que fazer o retiro?

Porque precisamos mudar sempre. Conformar-nos com o que somos não é bom. Se formos bons, precisamos ser melhores. Se tivermos defeitos, precisamos aparar as arestas. E nada melhor do que ouvir a Palavra de Deus para isso. Quer tentar? Vale à pena.

O que esperar?

Que tal ser um homem novo e uma nova mulher de espírito rejuvenescido pela fé. É isto que te aguarda. É com se você fosse costurando uma roupa, medindo e acertando os detalhes para no dia da festa vestir-se e encantar-se com ela. Se você acha que ter um espírito rejuvenescido é uma coisa boa, aposte em você e cumpra este itinerário da fé.


Última atualização: Friday, 28 February 2014, 

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES