SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL, TERÇA-FEIRA 01 DE ABRIL DE 2014

Preparação

PROPÓSITO:

Perceber o outro como irmão.

Motivação

O CIÚME É TERRÍVEL. Não se pode dar tanta atenção a este sentimento que destrói, banaliza a vida e nos torna órfãos de vazios, angústias e sofrimento. ELE ESCRAVIZA. Você tem ciúmes?

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 5, 1-16
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos.
4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?”13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

O que o texto nos diz

Medite

Quando os fariseus souberam da cura de Jesus em dia de sábado, foram possuídos por um sentimento de ira e ciúmes muito grande. Procuraram, por isso, a maneira certa de agir contra Jesus e, matá-lo, já estavam em seus planos. O que é a vida para algumas pessoas? Por medo de perder privilégios, por dinheiro e ganância alguns matam, crucificam com a língua e denigrem a imagem de alguém. VOCÊ ESTÁ INCLUSO neste círculo? Se sim, quer mudar? Coloque mais uma vez suas mãos sobre a Palavra e reze ao Espírito Santo. Calmamente.

Reze

Em seu coração sinta o suave toque das mãos de Jesus. Numa simbologia profunda, imagine o gesto de Jesus de confortá-lo e fortalecê-lo. Reze assim: “Senhor Jesus, há quanto tempo corrói o meu coração sentimentos desregrados como a ira o ciúme e a inveja. Quero libertar-me para que eu seja mais dócil e mais compreensivo. Eu te amo com todo o meu coração e, por isso, fortaleça-me na missão de mudar meu interior. CESSEM AS IRAS, CESSEM OS MEDOS, CESSEM OS CIÚMES. Amém”.

Confronte-se

1. Sou amado por Deus. Não posso ter dúvidas disso.
2. O amor de Deus é também justo e vela pela minha existência. Mas esta existência não pode ser ruim e precisa valer à pena. Nesse sentido ele quer caminhar comigo, ajudando-me a aparar as arestas.
3. Quais são as arestas que precisam ser aparadas? Hoje vou trabalhar a ira e o ciúme.
4. Diga com franqueza pra você mesmo: você tem ciúme e raiva? Do quê ou de quem? [Esta última resposta não precisa ser escrita]
5. O que você fará para trabalhar estes dois sentimentos? Reze um momento e busque e seu coração a resposta. ELA ESTÁ LÁ.

Compreenda

Jesus foi vítima de ira e ciúme por parte das autoridades do seu tempo. Deve ter sido triste. Assim acontece com cada um de nós quando estamos trabalhando em prol do outro na comunidade ou em alguma instituição de resgaste de valores humanos e somos criticados pela ação que temos. Isso acontece na própria família. Se você é atuante numa comunidade ou tem atitudes que ajudam no resgaste da dignidade humana, certamente será vítima de sentimentos ruins como Jesus. Não tenha medo. Seja firme e fiel em seu trabalho.


Reflita


1. Anote o que você puder dos sentimentos que aconteceram hoje. Reserve um tempinho e pense em tudo o que aconteceu nesta oração. NÃO SE PREOCUPE SE ANOTAR DESORDENADAMENTE AS COISAS. Escreva o que vier em seu coração. Termine a oração com a invocação ao Espírito Santo.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES