SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL SEGUNDA-FEIRA 24 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Encontro - vivência

Motivação

Terminamos a quarta semana com a palavra diálogo. Diálogo com Deus numa perspectiva de DEIXAR-SE SER OUVIDO. Precisamos falar, precisamos ouvir. Falar é bem diferente de deixar-se ser ouvido. Quando você reza, por exemplo, você precisa sentir que suas palavras não caem no vazio. Deus não te responde prontamente, mas te fala através das pessoas, dos sentimentos, dos discernimentos. Reze e SAIBA que você está sendo ouvido.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Lucas 4, 24-30
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel.26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

O que o texto nos diz

Medite

Jesus foi ouvido pelas autoridades como nos apresenta o evangelho de hoje. As palavras caiam sobre seus ouvidos, mas não penetravam em seus corações porque eles estavam furiosos, sentiam-se ameaçados e por causa da ira, tentaram matar Jesus. O SENTIMENTO DA IRA PROVOCA DANOS IRREPARÁVEIS. Pense nisso.

Reze

Quais os sentimentos que você gostaria de trazer para esta oração de hoje. Faça o seu momento. Traga-os, vista-se deles sem deixar que eles te tomem, mesmo sendo um bom sentimento. Traga-os, sinta-os, mas não se deixe ser tomado por eles.

Reflita

Confronte-se

Lembra-se das anotações? Pois é, elas seriam de grande valia nesta semana. Caso não tenha feito anotações, busque em sua memória os momentos pelos quais passou nestas três últimas semanas.

Primeiro:

Você é uma pessoa abençoada. Começou bem e ainda está vivendo e viverá graças de Deus. Seja fiel.

Segundo:

Olhe em seu diário de descobertas quais foram as palavras negativas que você anotou sobre você, sobre a oração e sobre qualquer circunstâncias. Separe todas elas. Vamos lá, FORÇA.

Terceiro:

Se você anotou num caderno, traga-as para perto da bíblia. Se anotou no computador, repita-as para você mesmo.

Compreenda

ENTENDA BEM:

há maus sentimentos, comportamentos que adquirimos ao longo da vida. Desenvolvemos alguns e escondemos outros. Eles fazem parte de nós e não podemos fingir que eles não existem. Talvez hoje não seja um dia legal para o seu retiro. Não se preocupe. Entenda que este é um processo em nossa vida. Hoje estamos bem, mas amanhã podemos não estar. É importante não fugir dos sentimentos que também fazem parte de nós. Reze sobre cada um deles dizendo: “Senhor, que eu não permita ser invadido por sentimentos contraditórios à Sua vontade. Sou teu [tua] servo [a] e preciso imensamente de Sua graça redentora. Livra-me, Senhor, deste mau sentimento. Amém”.

Entregue

Você precisa deixar-se ser ouvido por Deus. Reze. O seu momento de oração precisa ser intenso agora. Jesus, no deserto, venceu a tentação com oração e súplica. Em muitos momentos ensinou a todos que há alguns inimigos que só são vencidos pela oração. Reze um mistério do terço, se quiser reze ele todo, mas um mistério basta e entregue-se a Deus com alegria.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES