SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL SEGUNDA 17 DE MARÇO DE 2014




Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

misericórdia – julgamento – graça

Motivação
Acompanhe este raciocínio: Cristo no texto de hoje, que você lerá em seguida, nos convida a usar de misericórdia para que não sejamos julgados ou percamos a graça de Deus. Correto? Sim, correto, mas como entendemos estes três pontos em nossa vida? Vejamos o que a Palavra tem a nos dizer.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Lucas 6, 36-38:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

O que o texto nos diz

Misericórdia é olhar dentro do coração do outro e resgatá-lo de sua miséria. É ter o outro como referencia do amor de Deus independente da sua cor, sexo ou religião. O outro deve ser visto como imagem e semelhança de Deus.
O Julgamento é uma das faculdades que temos e não pode ser desprezada. É preciso orientá-la ao serviço do bem comum e não dos meus próprios interesses. Se julgo, permito que me julguem. Sou tolerante a isso?
Graça de Deus é o que buscamos incessantemente. Ela é força, bênção e dinamismo. É transformadora quando permito. Ela dá a centralidade que me ajuda a ser sóbrio nas decisões. Tenho experimentado isso?

Reflita

Reze confiante e complete a oração com suas palavras “Meu Senhor e meu Deus, sou argila pronta para ser conduzida. Modele o que precise e retire o que me gasta. Apare as arestas do meu ser e transforme com sua misericórdia a minha vida. Preciso buscar...

É importante

Reveja a sua vida e pergunte-se sobre os traços de misérias a que você se submeteu, vivenciou e induziu que outros vivenciassem. Busque no mais íntimo de sua lembrança dos momentos em que você foi motivo para que outros pecassem ou fossem vítimas de seus maus desejos, julgando, motivando o julgamento e sendo pedra de tropeço para os seus irmãos. É importante conhecer-se para conhecer Jesus.
Reze sobre a sua vida [Se quiser colocar uma música de fundo para alimentar este momento, esteja à vontade].
1 - Qual foi o momento mais marcante no início de sua vida cristã? Como foi o seu primeiro contato com Deus? Ore sobre isso. Tome consciência de que Deus vem agindo em sua vida.
2 - Qual foi a primeira decepção?

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

Releia a leitura de hoje e tome como referencia as três Palavras de Força. Escreva-as separadamente em seu diário e ao lado de cada uma, cite uma situação em que elas foram usadas por você.
- Misericórdia:
- Julgamento:
- Graça:

Ação de graças

Fique um instante em silêncio e reze a oração que você completou e em seguida a oração que Jesus te ensinou.


Fonte: www.eadseculo21.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES