SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL, QUINTA - FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Arrogância – remorso - arrependimento

Motivação

O que é a vida a não ser este monte de ossos recheado de carnes e órgãos que carregamos? Não fosse o Espírito de Deus habitar em nós seríamos um monte de qualquer coisa pronto para apodrecer no dia final. Nada levamos porque nada possuímos. Nada conservamos porque nada nos pertence. O tempo é breve. Muito breve. O que para nós parece ser eterno em Deus é apenas um segundo. Tempo é algo bem relativo. É sempre bom pensar no que vamos deixar quando morrermos. Parece estranha esta reflexão, mas precisamos olhar a nossa vida e semear o que queremos que outros colham em nosso nome. Devemos semear, mas não nos cabe querer ser o protagonista da colheita. Só o tempo dirá.

Texto Bíblico

Anúncio feito por Lucas 16, 19-31

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

O que o texto nos diz

Medite

Arrogância é uma palavra triste, sem música na pronúncia. É a realidade daquele que não se ama porque precisa esconder-se em algo que o faça ser percebido. É próprio de quem não se sente amado e nem é capaz de amar ninguém. Repare no rico do evangelho. Observe bem.

Remorso não deve ser confundido com o arrependimento. O remorso não tem a capacidade da resiliência, ou seja, de ir até o fundo de uma situação de sofrimento e sair inteiro dela. Ele nos afunda no sentimento de impotência e incapacidade. A todo custo ele deve ser evitado porque não transforma o coração. Mais uma vez veja a aflição do rico no diálogo com Abraão.

Arrependimento é o processo mais humano que existe. É o confrontar-se com a nossa limitação e saber que ele pode me levar a redenção. Arrependo-me porque percebo-me limitado naquela situação específica e procuro o perdão. O arrependimento abre-nos a porta para o abraço acolhedor de Deus e do irmão. Nele não há culpa.

Reflita

Reze confiante e complete a oração com suas palavras

“Meu Senhor e meu Deus, sou como um barco perdido em alto mar. Vou conforme o vento e nem sempre tenho as coordenadas necessárias para segurar o leme. Tenho medo, às vezes, mas...”.

É importante

- Descruzar os braços. Nada melhor do que sacudir o pó do chão e lutar. Parece estranho, mas é a mais pura realidade. Olhar-se no espelho e contemplar a criatura que você é. Você não é o rico que impõe um sofrimento a Lázaro, portanto, anime-se.
- Saber-se amado por Deus e pelas pessoas. Quem te ama? Pense. Acolha esta pessoa em seu coração neste momento. Reze por ela.
- Saber que sendo amado não me permite fazer o que quero. Mesmo sabendo que o amor de Deus e do outro podem não ter limites, preciso compreender que não posso errar sempre. O erro desgasta o outro.

Reze sobre a sua vida

[Se quiser colocar uma música de fundo para alimentar este momento, esteja à vontade].
Quais foram as imagens que na sua infância, adolescência e juventude e adulto você fez de Deus? Ele era um investigador, um ser vingativo, um acolhedor, um proibidor? Escreva estas imagens de Deus que você adquiriu. Se quiser, você poderá fazê-lo por ordem cronológica desde criança até a fase em que está hoje. Mas, não se esqueça, escreva.

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

1.Coloque-se diante de Deus em oração. Acalme o coração. Feche os olhos e peça a ação do Espírito Santo. Reze ao Espírito Santo numa oração espontânea. Faça isso por uns 5 minutos.
2.Em que momentos da sua vida você usou de arrogância achando que o outro era inferior a você? Quais sentimentos de motivou a isso? Inveja, raiva, ciúme?
3.Deus te ama, não se esqueça. Nada abalará ou será uma barreira para que Deus se mantenha longe de você. Você tem a Sua palavra.

Ação de graças

Maria foi um exemplo de maturidade, serviço e acolhimento do amor de Deus. Guardava em seu coração os acontecimentos para vislumbrá-los no futuro. Guarde em seu coração o que fica desta oração de hoje. Anote quais sentimentos você traz consigo agora? Como se sente?

Respire fundo e reze a Salve Rainha. Maria te acolherá com carinho.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES