SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL DOMINGO 23 DE MARÇO DE 2014

Preparação
PALAVRAS DE FORÇA:
Diálogo – fonte - entrega

Motivação

Há monólogos no teatro onde um ator, durante uma hora e meia precisar entreter uma plateia de 300 pessoas. É uma árdua tarefa e só os competentes o fazem. Mesmo assim, diante da reação da plateia, no riso ou indiferença, ele continua ou cessa com a temporada do seu espetáculo. Em Deus não há monólogo, há diálogo, partilha de ideias, projetos. Deus não permite monólogos porque ele sabe da nossa dependência e, por isso, procura se comunicar conosco. Ele sempre tem a inciativa de dar o primeiro passo para a conversa. Egoístas que somos, nem sempre permitimos.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 4, 5-42
Naquele tempo, 5Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia. 7Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.
8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.
10Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
11A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?”
13Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.
15A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. 19b“Senhor, vejo que és um profeta!” 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”.
21Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
25A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”.
39aMuitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.

O que o texto nos diz

Medite

Diálogo é a capacidade de ouvir e ser ouvido. Só se conversa com quem pode interagir conosco, caso contrário, torna-se um monólogo. Deus escolhe comunicar e o faz até hoje através das pessoas ou situações. Como foi o diálogo de Jesus com a samaritana?
Fonte é onde no imaginário popular se encontra água limpa. No jornalismo é onde encontramos a notícia fresquinha. Fonte é de onde tudo provém. O amor que temos provém de Deus. A felicidade que temos, provém de Deus. Ele é a raiz. O que Jesus esperava encontrar nesta fonte? Entrega deve ser traduzida por um gesto de abandono na confiança do outro. A samaritana encontrou em Jesus abertura para abandonar-se em suas palavras. Em que momento a samaritana abandonou-se em Jesus?

Reze confiante e complete a oração com suas palavras

“Quando rezo, Senhor, nem sempre me concentro. As palavras escapam da minha boca automaticamente. Não sei o que rezo, apenas balbucio. Me dê a constância na fé para que eu não perca momentos essenciais em minha vida como na oração. Desperta o meu coração para...”

É importante

Acreditar que todo encontro com Deus é um diálogo. Portanto, Ele também precisa falar. Deus se reveste em Eucaristia através de seu Filho e dá-se a cada um de nós. Não esmorecer na fé. Nada deve nos abalar diante das contrariedades da vida. Deus tudo pode e tudo nos faz poder.

Reflita

Reze sobre a sua vida

[Se quiser colocar uma música de fundo para alimentar este momento, esteja à vontade].
Para celebrar a sua vida inteira, reze o salmo 138: “Senhor, tu me conheces, sabes o que penso”. Quais são as citações neste salmo que mais de dão uma sensação de segurança em Deus?

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

1. O amor de Deus por nós é sublime. Um amor incansável. Ele me propõe todos os dias viver mergulhado neste amor. Insiste em dialogar comigo sobre o quanto esse amor pode conduzir a minha vida de maneira diferente. A samaritana aceitou o convite de Jesus numa época difícil onde a mulher era marginalizada. Mas ela não se importou com isso. Como está o seu diálogo com Deus? Você o tem ouvido?
2. As suas orações têm sido um monólogo onde só você fala, pede e pede de novo? Deus tem tido espaço no seu momento de oração?

Ação de graças


Não se esqueça de que a oração do Pai Nosso é um projeto de vida. Reze-a calma e pausadamente. A Ave-Maria é um canto de louvor, por isso, reze pausadamente esta oração, fruto do encontro de duas mulheres que amaram a Deus e abandonaram-se em suas mãos, mesmo nos tempos mais difíceis de suas vidas. Termine a sua oração com um “Glória ao Pai...”. Amém.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES