SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL 21 DE MARÇO DE 2014 - SEXTA-FEIRA

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Vingança – intolerância - serenidade

Motivação
Somos movidos pelos mais diferentes sentimentos. A cada dia estamos sujeitos a ter as mais variadas reações diante do que o ambiente nos oferece. Raiva, medo, angústia, felicidade, paz são sentimentos recorrentes que nos fazem entender o quão complexo somos nós. Por mais que queiramos explicar não conseguimos. É preciso equilibrar os sentimentos. Já sei que não é fácil. É um exercício cotidiano porque algumas situações são tão fortes que nos descontrolam. A oração tem seu papel fundamental neste aspecto. Além de treinos que podemos fazer rotineiramente, temos uma aliada poderosa que é a oração. Você tem rezado pedindo a Deus sabedoria, prudência e generosidade?

Texto Bíblico

Abra a Palavra
Anúncio feito por Mateus 21, 33-43.45-46
Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes:33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram.40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?” 41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. 45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles.46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

O que o texto nos diz

Medite
Um patrão, em princípio cuidadoso e dedicado, confia aos mais próximos a sua vinha. Pessoas dignas de confiança que não respondem da mesma maneira ao dono da vinha. São hostis, matam e sacrificam o seu próprio filho. O que você faria se estivesse no lugar do dono da vinha? Ele envia o seu filho e eles também não o respeitam. Por acaso você conhece outra história parecida? É certo que sim. Deus nos confiou o seu único Filho e nós o matamos porque não compreendemos a sua palavra. Você já agiu movido pela vingança, pela intolerância? Você já foi vítima de pessoas que agiam a partir destes sentimentos? Escreva.

Reze confiante e complete a oração com suas palavras
“Senhor sou fruto do seu amor. A cada dia tento caminhar na sua graça, mas nem sempre consigo. Tenha paciência comigo. Aceite a minha lentidão em dar passos. Conto apenas com a sua graça para...”

É importante
Vasculhar o coração. Sinta-o como um porão cheio de coisas encostadas, jogadas e quebradas. Tudo está revirado e nada de bom surge daí a não ser um coração confuso, atribulado. Mas, lá no fundo há algo que pode organizar, jogar fora e resgatar aquilo que ainda tem conserto. O que seria isso?
Serenidade é a capacidade de conceber as várias opiniões e não sofrer demasiadamente para tomar uma ou outra. É o um som tranquilo que se ouve depois que passa o turbilhão pela nossa vida. Ela é, portanto, a capacidade que temos de amadurecer diante do revés. Busque a serenidade.

Reflita

Reze sobre a sua vida

[Se quiser colocar uma música de fundo para alimentar este momento, esteja à vontade].
O ser humano diz “Vingança”, Jesus diz “amor”. O ser humano diz “intolerância”, Jesus diz “amor”. O ser humano diz “serenidade”, Jesus diz “amor”. Nele, o amor, fundamentos os mais nobres sentimentos e com ele enfrentamos os mais diferentes desejos.
No seu trabalho ou família, quais são os sentimentos mais nobres que você tem? Quais são as dificuldades? O que você tem feito para melhorar?


Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

1.Há alguém por quem você nutre algum tipo de vingança? Há alguém com quem você agiu de forma intolerante? Reze sobre isso.
2.Você tem inveja de alguém?
3.Você se sente incapaz diante de alguém ou alguma situação em especial?

Ação de graças

Deus é soberano. Compreende como ninguém nossas limitações. Vela-nos quando andamos por caminhos tortuosos ou quando, por desobediência, caímos em ciladas do inimigo.

Reze, agradeça. Deus conta com sua oração e com sua humildade em prostrar-se e sentir-se dependente, com alegria, do amor e misericórdia de Deus.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES