SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO QUARESMAL 19 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Humildade – mansidão – paciência

Motivação

No dia de hoje lembramos o patrono da Igreja, São José. Celebrado com carinho e força é para nós mais do que um símbolo ou padroeiro. Ele é um modelo de compreensão da vontade de Deus e, por isso, nesse dia de retiro teremos a grata satisfação de olhar mais profundamente esta pessoa que soube ouvir, como Maria, a voz de Deus e sua vida. Preparado? Vamos lá? Para começo de conversa, você é paciente? Consegue controlar-se diante da morosidade de alguém, diante do semáforo, nas filas, nos mercados? Responda prontamente: você pode mudar o imprevisível? Se sim, parabéns, você é o novo “deus” a quem devemos adorar. Primeiro, vamos ao texto bíblico.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por Mateus 1, 16.18-21.24
16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

O que o texto nos diz

Medite

Humildade é a completa percepção de que sempre temos o que fazer e oferecer ao outro. É a capacidade de voltar-se para uma necessidade que não seja nossa e ser terreno para que o outro consiga realizar-se. Exemplo deste caso, João Batista, que saiu de cena para apresentar Jesus.
Mansidão é considerada uma das virtudes mais desejadas que vem do Coração de Jesus. Por ela adquirimos discernimento e confiança de que nossas palavras e gestos não devem vir cheios de julgamentos, maledicências em direção ao nosso irmão. Ela é o controle que temos sobre as nossas ações.
Paciência está entre as dez das dez virtudes que queremos e almejamos. Sua ausência gera a somatização de inúmeros problemas físicos. Ela nos conduz a serenidade diante das situações de conflitos em todos os níveis.

Reflita

Reze confiante e complete a oração com suas palavras

“Dai-me, Senhor, neste dia, a serenidade para entender as coisas que acontecerão em minha vida. Tornai-me forte, capaz de soluções imediatas diante dos conflitos. Provai-me na humildade, mansidão e paciência para que eu...”

É importante

Não devemos pedir dons a Deus e ficar esperando como se já os tivéssemos recebido. Pedir é a primeira etapa. Depois, somos convidados a colocar em prática aquilo que pedimos. Sua incumbência hoje é pedir a Deus a humildade, mansidão e paciência.
Acompanhe este raciocínio: você é pó da terra. Formado por Deus a partir da simplicidade da terra. Tudo o que você tem, é e pode vir a ser só pode se realizar pela graça de Deus. Você não tem poder de transformar a terra, o ar, o vento, a natureza. Você é limitado. Tem apenas a si mesmo e tudo o que você faz pode ser feito por outra pessoa e melhor do que você. Portanto, você tem motivos para não ser humilde? Já pensou nisso? Você tem motivo para não ser manso? O que acha? Tem ainda motivo para não ser mais paciente com as pessoas em especial? O que me diz?

Reze sobre a sua vida

[Se quiser colocar uma música de fundo para alimentar este momento, esteja à vontade].
Pense na sua infância. Você foi feliz? O que mais te incomodava? Sentiu-se desprezado, renegado? Sentiu-se amado, acolhido?
Hoje, como se sente? O que mudou? Por que mudou?
Não se esqueça de anotar estes sentimentos.

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

Ontem você foi convidado a escrever uma oração. Retome aquela oração que você escreveu e a compare com a vida de São José que foi um exemplar esposo, filho de Deus e pai adotivo de Jesus. Um homem sereno, capaz de servir e abrir mão do próprio projeto pessoal para abrir-se ao projeto de Deus em sua vida.
Reze esta oração e acrescente nela: “São José, meu protetor, rogai por mim que procuro na delicadeza da oração servir mais e estar atento aos desejos de Deus em minha vida. Meu São José, rogai por mim”. Leia atenta e pausadamente a oração completa.

Ação de graças

Para terminar o nosso momento orante, respire fundo, deixe de lado todas as coisas que estão ao seu redor: caneta, bíblia, papéis e tudo o mais. Saiba que o amor de Deus é incondicional. Não há pecado que te afasta de Deus a não ser que você mesmo queira. Deus está pronto para te acolher. Lembra-se do filho pródigo, pois é, é deste amor que te falo.
Para encerrar, responda no coração aquela primeira pergunta que fiz no início desta oração: você é capaz de mudar o imprevisível?

Reze de olhos fechados e, calmamente, um Pai Nosso e três Ave- Marias. Deus te guarde e te proteja.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES