SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

RETIRO DA QUARESMA TERÇA 18 DE MARÇO DE 2014

Preparação
PALAVRAS DE FORÇA:
Aparência – serviço – exaltação
Motivação
Estética, beleza, belas roupas, rejuvenescer e tantos outros vocabulários que preencheríamos todo o nosso tempo para falar de cada um. Não se pode condenar as palavras que escrevi acima. É preciso sim fazer uma releitura. O medo de envelhecer acaba tomando uma proporção tão grande em nossa vida que ficamos reféns de cremes como se a nossa realização estivesse ligada neles e não em Deus. O desejo de posse de coisas, tecnologia transformam-nos em objetos. O que você tem feito em relação à sua vida?

Texto Bíblico
Abra a Palavra
Anúncio feito por Mateus 23, 1-12
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

O que o texto nos diz
Medite
Aparência é o que somos externamente. A cada um é dado um rosto, um jeito de ser, uma marca que define: uma pinta, um traço forte, um cabelo espesso, ralo, loiro ou negro. Vê-se de imediato o que somos. Falta-nos compreender quem somos e o que faremos com esta descoberta.
Serviço é um dom reservado a Deus através dos irmãos. Ajudar alguém é realizar o sonho de Deus de fazer-nos testemunhas do seu irmão. Doar a própria vida em uma causa em favor do outro é estar a serviço de Deus. No seu modo de servir há algum interesse pessoal?
Exaltação é um ato de estrema importância porque toma o serviço que você faz e o apresenta a Deus como vitória de um coração egoísta e muitas vezes que achava-se incapaz. Exaltar é louvar com determinação ao Criador de todos nós.

Reflita
Reze confiante e complete a oração com suas palavras “Meu Senhor, passam-se os dias, as horas e nem sempre estou pronto para ouvir o seu chamado. Falta-me coragem porque tenho outros compromissos que me atrapalham a concentração na oração. Liberte-me...”.

É importante
Deus te fez como você é. Não queira mudar o imutável. Você é único. Concorde você ou não, a aparência não é tudo. Não tenha medo de ser o que você é. Sempre é necessário uma opinião diferente. Aposte nisso. Sirva com amor. Trabalhe com amor. Reclamar não é educado e nem cristão. Fale com quem se deve falar. Para falar de assuntos importantes não use intermediários. Assuma o que pensa.


Reze sobre a sua vida 
[Se quiser colocar uma música de fundo para alimentar este momento, esteja à vontade].

1 - Quando você fez a primeira eucaristia, qual foi a sensação? Você se lembra? Pense nisso. Hoje a mesma sensação se repete?                                       .

2 - Ainda há o encantamento por Jesus? Você o procura regularmente? Que resultado tem tido esse encontro?

Anote
DIÁRIO DE DESCOBERTAS
No texto do evangelho de hoje Jesus diz assim: “...o maior dentre vós deve ser aquele que serve.” Em qual circunstância de sua vida isto aconteceu? Crie uma oração pessoal de no máximo cinco linhas sobre esta situação. Não se esqueça, anote.
Ação de graças

Respire fundo porque chegou ao fim seu retiro de hoje. Encontre uma posição agradável e reze uma dezena do terço. Se quiser pode continuar nos outros mistérios, mas uma dezena é o suficiente para o nosso propósito de hoje.

fonte: http://www.eadseculo21.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES