SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

DOMINGO 30 DE MARÇO DE 2014

Preparação

PALAVRAS DE FORÇA:

Ver – ser visto

Motivação

A fé nos motiva a ir adiante. Ela permite que o coração esteja da razão e mesmo diante das dificuldades ela orienta, dá discernimento e nos faz manter a calma e a ponderação. Fé é um dinamismo interior. Não se pode medi-lo, segurá-lo. Ele é de Deus e por isso sacia nossas destemperanças.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Anúncio feito por João 9, 1-41
Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”
17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.
35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?”36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.


O que o texto nos diz

Medite

O texto bíblico é longo e de uma sabedoria interessante. Os judeus demoraram a acreditar que aquele cego havia sido curado e duvidaram da sua cegueira. Interrogaram-lhe várias vezes. Como eram fracos no entendimento do Espírito! Para quem estudava e conhecia a lei eles estavam muito longe de praticá-la. Será que não somos assim? Quando pedimos uma graça a Deus temos a impressão de que ele não nos ouve e insistimos, insistimos, insistimos. Será que Deus seria indiferente ao nosso pedido? É claro que não. Você é indiferente ao pedido de Deus? O que acha?

Reze

Aquiete-se num canto, em frente ao computador ou como preferir neste momento. Respire lentamente e invoque a ação do Espírito Santo em você. Como na criação em Gênesis, sinta o sopro de Deus em você. Clame ao Espírito Santo.

Confronte-se

Você já teve dúvidas em relação ao acolhimento de Deus? Se sim, reze. Se não, reze da mesma forma. Você já se revoltou contra alguns acontecimentos em sua vida e achou que a culpa fosse de Deus? Se sim, reze. Se não, reze da mesma forma. Você se sente abandonado por Deus em alguns momentos? A oração é a força que nos sustenta.

Compreenda

O cego acreditou em Jesus. Não havia pedido para ser curado como era o costume, apenas sentiu Jesus tocar-lhe com a saliva e ficou enxergado. Lembra-se da frase: “De graça recebeis, de graça também deveis dar”. É assim que Deus trabalha conosco mostrando que também nós podemos ser portadores desta graça, mesmo não curando os nossos irmãos, podemos ser para eles força, esperança e ter para com eles compaixão. Reze assim: “Quem sou eu, Senhor, para receber tanta graça? Quem sou eu, Senhor, para receber tanta graça?”.

Reflita

Entregue

1. Anote, se possível, os sentimentos que surgiram de sua oração hoje. Faça um propósito através dela. Você está iniciando a semana e, por isso, novas reflexões vão exigir de você desprendimento, sociabilidade e movimentar o seu coração de maneia positiva.
2. Termine o seu retiro com a oração da “Ave Maria”, uma oração simples que fala do amor, da entrega e da bondade de Deus.

FONTE: http://www.eadseculo21.org.br/ead

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES