SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

15 de Março de 2014 - Sábado

Preparação

O que temos?

Temos hoje uma sentença de Jesus difícil de ser seguida. E quando falamos em sentença, falamos num mandado que precisa ser aceito e não questionado. A sentença de Jesus é: “Amai os vossos inimigos”. E aí? Fácil? É uma realidade possível? Para Jesus sim e para nós também. O amor é sentimento nobre que não deve se restringir aos do nosso grupo. O amor entre os namorados e esposos é bem mais restrito. Não é deste amor que Jesus fala. Ele nos apresenta o amor que vai para além das fronteiras do nosso coração e encontra-se com as pessoas dos mais diversos gêneros e comportamentos. Amor não é troca de carinhos, mas troca de vida e um selo de doação e generosidade. O amor nos ajuda a conviver com o diferente sem torna-lo diferente de nós.

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze.

Senhor, meu Deus, inspira-me neste dia a viver com generosidade e serviço. São consequências de um coração que ama. Ensina-me, neste dia, a amar os que não consigo e rezar por aqueles que me perseguem. Fortalecei-me, Senhor.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Recado de Mateus 5, 43-48: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvis­tes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

O que o texto nos diz

Fixe sua leitura na seguinte frase:

“Se eu amar somente os que me amam, que recompensa vou ter?”

O Texto nos diz:

É trágico passar por este mundo sem ser amado. O amor transforma e nos possibilidade ver o mundo de outra maneira, não romanceado, mas autêntico, com relações verdadeiras e de respeito. Jesus é direto convocando-nos a amar os inimigos custe o que custar. Precisamos sair do casulo de proteção e oferecer até mesmo um amor que não temos, mas que pela graça de Deus é possível. A lei de Jesus é a lei do impossível. Impossível aos nossos olhos e desejos, mas possíveis quando se trata de Deus.

Reflita

O que te incomoda nas palavras de Jesus: amar o inimigo ou ser amado por ele? Você suportaria saber que aquela pessoa que você odeia, te ama? Você aceitaria partilhar o mesmo espaço com aquela pessoa que te ofendeu, maltratou, humilhou? Você conseguiria olhar nos olhos de quem te traiu? Pois é, Jesus diz que devemos responder positivamente a todas essas perguntas. O evangelho é claro e objetivo, devemos fazer o que é extraordinário, ir além dos nossos limites.

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

1 - Busque no texto a frase que mais te impressionou. Leia-a em voz alta. Repita. Leia-a em voz baixa. Deixe que o seu coração a ouça de novo numa voz baixa. Leve-a ao seu pensamento, feche os olhos e lembre-se da frase que você escolheu.
2 - Por que você escolheu esta frase? Que tipo de sentimento ela te provoca?

3 - Como está o seu coração hoje? Resuma em duas linhas, o seu sentimento depois deste exercício do retiro.

Fonte: www.eadseculo21.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES