SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

14 de Março - Sexta-feira

Preparação

O que temos?

Pesos e medidas. Isto mesmo. O texto que norteia o nosso dia contempla esta velha questão do ser humano. Quais os critérios que usamos para lidar com as pessoas. Fazemos diferenças entre um e outro. Tratamos, DE FATO, igualmente as pessoas? Como Jesus agia? Para se ter uma ideia Jesus diz assim “quem chamar o irmão de bobo vai para o fogo do inferno”. Este texto está lá no evangelho de Mateus 5, 22. É verdade. Se uma simples palavra nos leva a maldição, como faremos com os grandes erros que fazemos? Esta é a nossa história de hoje.

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze.

Te amo, Senhor, com todo o meu coração. Não há sentimento maior, mas preciso que me sustente na fé. Perco-me, às vezes, e preciso de sua graça. Faça-me ver, no retiro de hoje a manifestação de sua glória.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Recado de Mateus 5, 20-26: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Fixe sua leitura na seguinte frase:

“Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão”. [Repita por uns segundos como um refrão meditativo].

O que o texto nos diz

O texto bíblico de hoje é uma prêmio para os que tiverem a oportunidade de lê-lo. É um convite a viver a prática do amor fraterno de maneira corajosa e determinada. Em tudo devemos superar as leis. Se formos chamados a gostar de alguém, devemos amá-lo. Se formos convidados a limpar a nossa casa, limpemos a rua. Tudo deve ser feito na superação daquilo que somos convidados a fazer. É o texto que nos convida a sempre ir além. Nunca nos conformar que o que fazemos é necessário. Ir além é descobrir que o amor de Deus não tem limites.

Reflita

Uma das coisas mais tristes é quando somos decepcionados por alguém ou quando somos motivo de decepção para alguém que amamos. Não sei o que dói mais. Relacionamentos humanos são difíceis porque cada pessoa tem uma história e esta, quando unida a de outro, precisa ser assumida, amada para que o convívio seja bom. Isto vale para casados, amigos e assim por diante. Não se pode conviver apenas cedendo, sendo o único que toma a iniciativa de mudança. Cada um deve sempre fazer a sua parte e, em se tratando do perdão, sempre ir além do que o outro mereça. Perdão não é questão de merecimento é questão de fé. Não se perdoa porque o outro é um coitado, mas porque você quer que o outro conheça a força do amor de Deus que está em você. Por isso, Jesus diz que as nossas atitudes devem sempre ir além do que nos pedem. Assim ele diz: “Se a vossa justiça não for maior do que a justiça dos mestres da lei, vós não entrareis no reino dos céus”.

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS

1 - Então, como ficamos? Há dentro de nós a possibilidade de mudança, sempre. É próprio do ser humano a capacidade de mudar, transformar. Muda-se o cabelo, rugas, dentes e tantas coisas mais. É preciso ir além disso. Qual foi a maior experiência que você já viveu em sua vida?
2 - Você procura a reconciliação com frequência? O sacramento da confissão é um exercício que você pratica?
3 - Meta para os próximos dias: confissão. Neste décimo dia de retiro, você tem como referência procurar a confissão para continuar os outros dias. Faça assim que puder, para que você compreenda melhor esse amor de Deus neste tempo quaresmal.

Lembre-se de fazer suas anotações pessoais. 


Fonte: http://www.eadseculo21.net.br

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES